sábado, 21 de maio de 2011

Ramones

Depois do post da Banda Mais Bonita da Cidade, precisei de um som bom de verdade. Quer dizer, que eu gosto de ouvir. Ramones bem executado é Mozart. Infeliz de quem não gosta. É clichet. Mas é verdade. Esta versão é para ouvir alto e com fones.

Neo-hippie, nerds, indie e piolhos



Eu realmente detesto este clima neo-hippie piolhento e conformado. Sou Rock and Roll. E detesto jovem conformado. Gordinhos ou barbudinhos com som de nerd. Aquele estilo "sou mané e sou feliz" do Los Hermanos e do Rubinho Barrichello.


Minha primeira reação ao ouvir/ver o clip da Banda Mais Bonita da Cidade foi destilar meu radicalismo, "Putz, Los Hermanos deixaram lêndeas dos piolhos." Logo na abertura desafinada com um zé ruelinha cantando.


Resolvi ouvir uma outra vez sem preconceitos. E vi que a música é um chiclete de ouvido. Um clip super bem resolvido. Que merece elogio. Um clima bem legal. Claro, desde que eu não tivesse que estar naquela casa do clip cercado de nerds que vão começar a jogar RPG a qualquer momento.


O mérito deles? De tentar fazer algo misturado de referências, no clima indie. De cantiga de roda. Enfim, não iria ou irei a um show deles. Mas bem menos pior do que parece. Bem mais agradável e menos pernóstico que os piolhos do Marcelo Camelo e Cia que deram origem a estas lêndeas. E o clip é um hit que caminha para Um milhão de visualizações no youtube. Apesar do nome da Banda contrariar o que se exibe, só tem gente gente feia, fora de forma e sem estilo na "Banda mais bonita da Cidade", eles merecem o destaque que estão tendo como webhit. Parabéns para a Banda Mais Bonita da Cidade, pela Oração.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Pesquisa Qualidade de Vida

Falando hoje com o Boechat na BandNews abordamos a pesquisa realizada nos dias 17 e 18 sobre Qualidade de Vida e a chegada de grandes eventos como Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Eu, que não sou um otimista de plantão, me coloco como parte daqueles que acredita que estes dois eventos podem trazer mais qualidade de vida para a Cidade.

E sempre importante notar como o trânsito vem aparecendo cada dia que passa mais na "cesta básica de reclamações da população". Trata-se de um problema que deve ser debatido na próxima eleição municipal. As perguntas foram focadas em "problemas urbanos" e não em grandes questões.

Dentre estas alternativas, qual o Sr(a) considera como aquela que mais tira a sua Qualidade de Vida?
O Trânsito engarrafado 32%
Ruas mal iluminadas 16%
Calçadas mal cuidadas 12%
A Sujeira da Cidade 08%
Ruas e Avenidas esburacadas 07%
Flanelinha 06%
Poluição Sonora 05%
Camelô na Rua 04%
Placas Mal Sinalizadas 03%
NS/NQO 07%


O Sr(a) acredita que com os Jogos Olímpicos de 2016 e com a Copa os problemas citados acima que tiram sua Qualidade de Vida serão resolvidos?
(Qual destas frases resume melhor a sua opinião)
Não sei se vai resolver, mas Vai melhorar minha Qualidade de Vida. 26%
Se não resolver desta vez, nunca mais. 21%
Só durante o evento que vai melhorar. 19%
Não vai resolver nada 10%
Eu acredito que vai resolver, com certeza. 09%
Não sei se vai resolver, mas Vai piorar minha Qualidade de Vida. 06%
NS/NQO 09%




Como se trata de uma pergunta "indireta" traçamos os seguintes perfis em função das respostas:
Otimista 35%
Crítico Observador 21%
Desconfiado 19%
Apocalipticos 16%


Sobre esta frase:
"Se está assim agora, eu quero ver é quando tiver as Olimpíadas/Copa"
O Sr(a) já usou ou ouviu alguém usar?
SIM 74%
NÃO 17%
NS/NQO 09%

O dorso feminino


Uma pergunta que julguei mal respondida. (Nem sabia se era para mim ou erro). E elaborei um raciocínio que me levou até infância/adolescência. Minha predileção pelo dorso feminino. O que de mais lindo existe na figura do corpo humano. Lembrei das obras de dois pintores os quais muito gosto. Egon Schiele (que coloco numa trindade pessoal ao lado de Chagall e Paul Klee) e Degas, que foi tão presente nestes meus momentos "quinzeanistas"(ou seriam onanistas?).

O dorso. Bunda é apenas um detalhe, talvez o resumo. A parte mais visível. Mais notória. Porém o dorso é muito mais que isto: vai da nuca aos calcanhares. Como se pudesse escrever a anatomia feminina da forma que eu bem entendo. Que eu bem gosto. E isto fosse lei. É para mim. E basta.

O dorso é tão puro e casto quanto sedutor e convidativo. Adoro contradições. Talvez seja a falta de expressão facial, onde lemos as máscaras e personagens, mas confesso que o dorso é lindo. De escrever, desenhar, pintar, admirar e aproveitar.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Estádio Municipal de Braga

Estádios de Futebol


Tenho uns 1000 jogos de futebol. O que não é pouca coisa. Começa na infância no Maracanã e passa por estádios como o da Portuguesa, da Rua Bariri, Conselheiro Galvão e vai do Olímpico ao Curuzu. Depois chega aos estádios, alguns que foram já foram ao chão como o Sarriá e o Delle Alpi e os clássicos completamente reformados, como o antigo Wembley, da Luz ou o maravilhoso Olímpico de Berlim.


Fato: se vê o jogo muito bem em diversos estádios modernos. O Alvallade do Sporting, por exemplo é ótimo. Parece muito com seu irmão gêmeo na Holanda. Ou seja os estádios hoje parecem seguir um padrão de conforto muito similar. Os estádios na Alemanha são muito agradáveis. Na Itália, nem todos. Mas os da Alemanha são realmente agradáveis. E curiosamente aonde o ingresso percentualmente é um dos mais baixos na Europa.




Agora, se existe um Estádio que merece nossa reverência e referência é o Estádio Municipal de Braga. O popular "Da Pedreira". Fizeram uma obra genial. A autoria é de Eduardo Souto de Moura, ganhador do Prêmio Pritzker em 2011. (Gehry, Niemeyer e Pei também ganharam) Quando estive por lá, vendo um jogo entre Dinamarca e Bulgária, que não me lembro do placar final, lembro que foi vitória da Dinamarca, eu fiquei tão maravilhado com o estádio que fiquei perambulando pelo mesmo. Uma obra de arte. Se em campo o futebol não me empolgava, o estádio era lindo. Sem arquibancadas atrás dos gols, apenas nas laterais. Encravado no meio da rocha. Não precisa ser estudante de arquitetura, amante das artes ou do futebol. O estádio é lindo. Inusitado. Capacidade, sem pesquisar na net, mas anotei na época que era para umas 30 mil pessoas.


E o Sporting Braga, time com a alcunha dos "Guerreiros do Minho" chega a uma final de Torneio Continental. E contra o Porto. Dragões e Guerreiros duelando no Reino Unido. É Portugal com seu passado celta se fazendo presente. Que vença o melhor.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Outono Carioca

Vago nas pedras desertas do Arpoador.