sábado, 9 de junho de 2007

Parada Gay de São Paulo - Evento deve reunir mais de 2 milhões de pessoas neste domingo

Longe de ser homofóbico, mas sempre que eu vejo “Parada do Orgulho Gay” eu penso que ser gay ou ser heterosexual é uma coisa de opção de cada um, e não motivo de orgulho. Imagina se agora resolvêssemos criar a Parada do Orgulho Heterosexual?

Orgulho temos por semos trabalhadores, honestos, dignos, de bom caráter. E não de ser heterosexual ou gay.

O mundo mudou e evoluiu, este tipo de evento coloca os gays(aliás GLBT), quase que como num “zoológico”num clima de estereótipo e freak show , em que nós heterosexuais acabamos por dedicar um olhar quase caricato para o evento. Não agrega em nada para melhorar a tolerância e o respeito a opção de cada um.

A opção sexual de cada um deve ser respeitada. E isto não é obtido através deste tipo de evento.

E, sinceramente, não vejo neste evento nenhuma causa sendo debatida, discutida ou em pensando naqueles que tem esta opção sexual.


Parada do Orgulho Gay é uma espécie de Pegação pura e simples. Uma micareta gay no meio de junho.

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Ligações perigosas


O grande jogo das eliminatórias Sul Americana da Copa do Mundo é Brasil e Argentina. Na última eliminatória a perna brasileira do jogo de ida e volta, foi em Belo Horizonte. Curiosamente, Aécio Neves, que estava em Londres junto com Ricardo Teixeira, no empate sonolento entre Brasil e Inglaterra, conseguiu segurar mais uma para seu Estado. Nada contra Aécio e Ricardo Teixeira, mas alguns excessos de proximidade sempre me preocupam.


Ok, ok, entendo, escolher Belo Horizonte faz parte de um plano de diminuir a resitência do time argentino, pois se colocassem em Recife, Salvador, Rio ou Florianópolis, poderia dar uma alegria extra para os hermanos. Já em Belo Horizonte...

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Evento evangélico atrai 3 vezes mais público que o Papa


Atenção aos números:

São de São Paulo, SP.


Papa Bento XVI reuniu menos de um milhão de pessoas em 11 de maio de 2007.

Evangélicos reuniram cerca de 3 milhões em em 07 de junho de 2007.

Embora a pesquisa da FGV para a Igreja Católica tente dizer que o número de católicos parou de cair e o de evangélicos parou de crescer, desculpe, mas não é isto que as ruas mostram.

Sobre a visita de Bento XVI, estranho foi ninguém ter comentado que esta última visita do Papa não empolgou. Que foi vazia, com público sempre menor que o esperado. Estranho ninguém ter reclamado que a TV Globo interrompeu um evento esportivo-uma corrida de Fórmula 1- que transmitia para mostrar o Papa.Se a Record interrompe e mostra alguma liderança evangélica iam dizer que é proselitismo religioso, mas a Globo fez este absurdo para Bento XVI. E não me venham dizer que era interesse jornalístico, pois não era.

Agora este Papa tem o carisma de um José Serra ou de um Jânio Quadros. E se tivessem deixado o Padre do Gugu, digo, o Padre Marcelo Rossi, provavelmente os eventos de Bento XVI não teriam sido tão vazios, mas barraram o Padre midiático...

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Quem é quem?



Quando vejo TV sem som, nunca sei se é o Senador Artur Virgílio ou o Deputado
Clodovil.
Histórias e trajetos diferentes, mas que parecem separados no nascimento, ah parecem. Pode?

Nadal e o "Sporn"


Hoje a nova tendência é o “Sporn”, uma mistura de esporte com pitadas de sexo, de "porn". Segundo afirmam o “sporn” é algo da mídia, do entretenimento, simpático ao público que não necessariamente curte esporte, em especial ao público GLS. O primeiro grande representante do "Sporn"foi David Beckham. Quem segue esta linha hoje é o ex são paulino Kaká. Não vai ser estranho se os canais do público GLS começarem a vender pay per view dos vestiários.

Mas, será que se esqueceram de colocar o Nadal nesta lista. Não é preconceito, longe disto, mas aquela tiradinha de short que ele faz do traseiro e a ajeitada nas madeixas, eu só vi as meninas fazerem.


Ok, ok, o Nadal joga muito. Admito. É uma espécie de Myke Tyson do tênis.

Maracanã meu amor


Em pouco mais de 30 anos de Maraca eu tenho algo entre 700 e 1000 jogos no outrora maior do Mundo. Nunca fiz uma contagem oficial como a do Romário, mas com certeza fica dentro desta quantidade.

Eu amo o Maracanã, mas depois de estar presente nas duas principais competições do futebol Mundial – Euro 2004 em Portugal e a Copa da Alemanha em 2006, tenho a certeza que nosso Maraca não tem condições de abrigar uma Copa. Não como se encontra. Continuo amando o Estádio Mário Filho, mas o amor não deve tirar nosso critério, nosso senso crítico.

A grande pergunta, que fica no ar para que algum colega de imprensa apure e faça a conta:

Nos últimos 20 anos quanto foi gasto em reformas no Maracanã?

Pegar os dados no TCE e apurar, tirando as obras de manutenção, ainda assim deve ultrapassar os 440 milhões de reais gastos para demolir um antigo e construir um novo estádio como o Estádio da Luz em Lisboa.

Calculadora na mão e fazer contas.

terça-feira, 5 de junho de 2007

Fashion Rio - Gisele Again?


Ok, ela é linda. Maravilhosa. Poderosa. Estima-se que tem mais de 150 milhões de dólares na conta, mas... Alguém tem que avisar para Gisele Bundchen que se ficar vindo muito ao Rio, vai virar "carne de vaca". Carioca de verdade é acostumado a ignorar e desprezar celebridades muito rotineiras. Que digam os atores semi-famosos,atrações internacionais que se repitam, ou um Caetano Veloso, desprezado e ignorado na Pizzaria Guanabara e adjacências, por exemplo.

Fashion Rio - Miss Natália Aparecida


Neide Aparecida e Natália Aparecida

Desde Martha Rocha não de dava tanto espaço para uma Miss vasacaína. Quer dizer, uma Miss que tenha ficado em segundo lugar.

Concurso de Miss é algo parado nos anos 60. E esta Miss tem nome de personagem dos anos 60. “Natália Aparecida” parece uma homenagem a Neide Aparecida, Perucas Lady, tá?

Agora se ela seguirá a linha do Astronauta brasileiro-Marcos Pontes- que depois de ter ido ao espaço, aproveitou a breve fama e foi definitivamente para o espaço, ou se a bela Natália Aparecida Guimarães conseguirá se transformar numa Vera Fischer, ou Grazi, que de ex BBB, vai fazendo a sua história com algum mérito, só o tempo dirá.

Beleza Natália tem. E de sobra.


Saito e Ronie Von



Engraçado como nenhum colega da imprensa comenta, nem que fosse em tom de zoação, o nosso Comandante aéreo máximo, o Brigadeiro Juniti Saito, foi colega do cantor, ou seria apresentador, Ronie Von- na verdade eu só me lembro no Ronie Von no programa "Qualé a música" do Silvio Santos.

O que isto tem de importante? Sinceramente, nada. Mas achei engraçado.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Paris Hilton na cadeia - novo reality show?


Uma amiga que faz algo como uma "rádio escuta", on line dos jornais do mundo inteiro, comentou que a ida de Paris Hilton para a "prisão" estava estampada na primeira página em exatamente 12 dos 14 jornais on line que ela estava garimpando.

Realmente é um fato importantíssimo.

Vale um doce como ela vai aproveitar esta estada em um quarto, que não é exatamente um quarto do Hilton de Paris, e sair um diário, um reality show ou algo que aproveite e ela apareça e venda.

Bem, se morasse aqui no Rio, provavelmente moraria no Chopin. Ou quem sabe no Golden Green, uma espécie de Chopin dos emergentes.

Chávez e Seu Madruga

01/06/07-Falando grosso
Lula diz que Chávez tem que cuidar da Venezuela
04/06/07-Afinando
Lula diz que Chávez é parceiro
Uma das coisas mais deliciosas de acompanhar é o on line e a volatilidade da opinião do homem público.

Mas este debate entre Chávez, Lula e o Senado brasileiro é um daqueles que nenhum dos 3 tem razão.

Temos que ressaltar a grande atenção do Senado com a opinião pública brasileira. Estamos todos comovidos, aliás preocupados com o fechamento da RCTV na Venezuela. Realmente, eu mesmo estou enviando os e-mails de apoio, colhendo assinatura para um abaixo assinado , combinando de vestir preto no feriado e uma passeata em Copacabana.

Pesquisa Os Cariocas


Neste sábado 02/06/2007 na Coluna Negócios e Cia no O Globo divulgou uma pesquisa do DataRio, desenvolvida para a PS10 Comunicação, que mostra um pouco de como o carioca se vê e do que ele se orgulha. Aqui segue a pesquisa com outras informações.

Esta pesquisa é interessante para monitorar variáveis de negócio e servir para pensar na "Marca Rio". O Rio tem uma identidade similar a da Califórnia, tem uma cultura própria que deve ser considerada para a geração de negócios e oportunidades. A identidade. A impressão digital. O DNA do nosso Rio de Janeiro.

Algo bem carioca, como as calças vendidas de costas nas vitrines. Isto é o Rio de Janeiro.No detalhe que por vezes passa sem ser percebido.Coisas do Rio.


Do que mais você se orgulha no Rio?

Cite dentre estas 3 alternativas


Praias 40%

Mulher 38%

Beleza da Cidade 35%

Futebol 28%

Samba/Choro música do Rio 26%

Arte 17%


Turismo 15%

Povo Carioca 14%

Potencial Econômico 08%


Outros 06%


A soma ultrapassa 100% devido a multiplicidade das respostas.


Dentre estas, qual(is) a(s) melhores características do Carioca?

(Cite até 3)


BOM HUMOR 55%

JOGO DE CINTURA 43%

SIMPATIA 36%

TRABALHADOR 25%

SOLIDARIEDADE 18%

AMIZADE 15%

DINAMISMO 10%

RELIGIOSIDADE 12%

ELEGANCIA 08%

EDUCAÇÃO/BONS MODOS 05%

OUTRAS 03%

RESPEITADOR DAS LEIS 02%

A soma ultrapassa 100% devido a multiplicidade das respostas.



Dentre estas, qual(is) o Sr(a) considera a(s) pior(es) características do Carioca?

(Cite até 3)

FALTA DE ORGANIZAÇÃO 43%

FALTA DE RESPEITO AS LEIS 29%

IRRESPONSABILIDADE 27%

FALTA DE EDUCAÇÃO 20%

EXCESSO DO JEITINHO 14%

JOGAR PAPEL NA RUA 13%

MODO DE AGIR NO TRÁFEGO 10%

FALTA DE PONTUALIDADE 09%

PREGUIÇA 06%

MAL VESTIDO 06%

MAU HUMOR 04%

OUTRAS 03%

A soma ultrapassa 100% devido a multiplicidade das respostas.


Local:Município do Rio de Janeiro
Período do Campo: 10 a 11 de Abril de 2007
Universo: 854 A pesquisa foi realizada junto a eleitores com 16 anos ou mais da área de estudo.
-Grupos de Idade
16-17, 18-24, 25-29, 30-39,40-49, 50 e +
-Localizacao Geográfica : Setores Censitários IBGE



Pesquisa Cariocas e o Inverno


Deu neste domingo 03/06/2007 no Ancelmo Góis no O Globo. Uma pesquisa do DataRio/DataGois mostra que o carioca prefere mesmo o Verão.


O Sr(a) prefere o Verão ou Inverno no Rio?

Verão 59%

Inverno 28%
Não sei/

Não quero opinar 13%


Ok, ok, foi a gente mesmo que fez, mas será que esperava um resultado diferente? O Rio é Verão.


O que o Sr(a) acha

melhor do inverno no Rio de Janeiro?


O Sol mais fraco 04%

O Frio 12%

Aproveitar a praia vazia 06%

Aproveitar para subir a serra 10%

Ficar debaixo do cobertor 09%

Aproveitar para beber um

chocolate quente, café, chá 05%

Namorar 20%

Poder colocar roupas mais elegantes 08%

Não tem nada de bom, detesto frio 19%
Não sei/Não quero opinar 07%


Namorar é o que rola de bom no Inverno. Namorar é o que rola de bom no Verão. Namorar é o que rola de bom no Rio de Janeiro.

Local:Município do Rio de Janeiro
Período do Campo: 28 e 29 de maio de 2007

Universo: 436 A pesquisa foi realizada junto a eleitores com 16 anos ou mais da área de estudo.
-Grupos de Idade
16-17, 18-24, 25-29, 30-39,40-49, 50 e +
Sexo masc/fem
-Localizacao Geográfica : Setores Censitários IBGE

Este mundo é um pandeiro


Em função de um longa que estou a roteirizar, estudei alguma coisa de chanchada, da era de ouro da Atlântida, de Oscarito , Grande Otelo e tantos outros.

No meio disto um livro do jornalista Sérgio Augusto que é imperdível.

Leitura obriatória que funciona como crônica e registro histórico.

“Este mundo é um pandeiro”
Editora: Cia das Letras

Eu e o Zuenir


Claro que em momentos “gauche”ao extremo em tenho o prazer de discordar do Zuenir Ventura. Mas este sábado foi como se ele concordasse comigo. O texto de sábado, no O Globo, ficou bem parecido como meu artigo publicado na terça-feira, 22/05/2007 no jornal O Dia.

Fala em votar na estátua do Cristo Redendor como uma das 7 Maravilhas por pragmatismo. No que pode render para o turismo na Cidade. Emprego e dinheiro.

E a melhor opção para colocar o Cristo no topo é o envio de SMS gratuito 49216 e escrever a palavra CRISTO.



E o artigo...

Colocar no Topo


Sem dúvida o monumento o CristoRedentor
, no Corcovado,

é uma maravilha do mundo moderno. Mas ainda

não emplacou na votação. Podemos pensar nos motivos.

Afinal, ainda dá tempo de colocar o Corcovado no topo.

Motivo religioso: internacionalmente, devemos tirar nosso

etnocentrismo e lembrar que nem todo o mundo é cristão.

E para nós, cariocas, o Cristo colocado ali em cima é

da Igreja Católica ou dos cariocas?

Bairrismo: será que os paulistas se sentem igualmente

representados pelo monumento que fica no alto do Corcovado?

Afinal, chamavama Rio 92 de Eco 92, e agora o Pan

do Rio virou o Pan do Brasil. Ou seja, pedir voto por pedir

em pouca coisa pode adiantar se não compreendermos a

dinâmica da votação. Falta povo, falta desejo, falta emoção

no fato e falta razão, pois ninguém explicou que pode

ser bom para quem vive aqui aproveitar o potencial turístico

de uma das 7 Maravilhas do Mundo.

Os brasileiros são capazes de modificar votações internacionais.

Um determinado jornal no exterior divulgou

uma pesquisa que apontava a vitória de Schumacher como

melhor piloto de todos os tempos. Quando a notícia

correu no Brasil, num espírito patriota, entupiram de

e-mails, e Senna ultrapassou Schummy na última curva.

Domingo a coluna ‘Informe do DIA’, fez um

importante alerta sobre a importância da mobilização.

O importante é conseguir mobilizar, sem bairrismos,

com o verdadeiro espírito carioca, coisa que até agora parece

que não vinha sendo feita, fazer com que brasileiros

e cariocas, de todos os credos, se sintam representados e

com vontade de votar no monumental Cristo Redentor.

Guto Graça

Publicado no jornal O Dia 22/05/2007
Opinião

I don't like mondays

O Bob Geldof, que nos anos 80 levantou a bandeira do "Live Aid", (Será que alguém ainda se lembra?) Bem o Live Aid foi um evento simultâneo nos Estados Unidos e Inglaterra, contra a fome- alguns artistas pegavam o Concorde e se apresentaram nos dois continentes. Meio cafona, mas até que era interessante. Bem, o cara não era um mala politicamente correto ao extremo, e a banda dela ainda deu de presente um clássico, que também tem versão na voz da Tori Amos.

"I don't like mondays." Se você não tem, vale a pena procurar. Um clássico para ouvir antes de sair de casa na segunda-feira.

http://en.wikipedia.org/wiki/Live_Aid

http://www.sing365.com/music/lyric.nsf/I-Don't-Like-Mondays-lyrics-Boomtown-Rats/5E4558452F6911EC48256E8C00104FD4

Domingo era dele...


Domingo por mais que o Silvio Santos, Gugu e o Faustão tenham tentado se apossar do mesmo. Domingo, por mais que o Fantástico venha, por pelo menos duas décadas, tentando estragar nosso fim de noite com matérias alarmantes, que foram no passado sobre Guerra Nuclear e hoje são sobre Aquecimento Global, bem, o Domingo sempre será de Charles Bronson. Parecia que sempre que o Boni viajava ou dava bobeira, alguém na Globo dava um jeito de colocar algum "Desejo de Matar" -Death Wish- depois do Fantástico.
Era divertido.

I doser, é dose

Viva a modernidade. Seguindo a linha do aspartame, que adoça sem ser açúcar, existe agora o I doser.

O Idoser é uma ferramenta que diz reproduzir, através do som, o efeito alucinógeno de diversas drogas, sem efeitos nocivos ao organismo. A forma que ele promete isto? Simulando as sensações provocadas pelas drogas através de sons que sincronizam ondas do seu cérebro. Ok, se existe o café descafeínado, ora...

O mecanismo? Você entra no site, escolhe sua "dose" e baixa. Coloca o fone no ouvido e vai fazer sua viagem. Ah, como o expediente dos tradicionais "drug dealers de filmes" tem doses "grátis".

Tal qual o aspartame, que tem diversos detratores, resta saber se isto não causa mais mal ao seu organismo, um mal além que os doláres que você gasta baixando as "drogas".


http://i-doser.com/

Frescuras do painel de elevador


Antigamente era P - de Portaria. Ou talvez T - de Térreo. E até mesmo o E- de Entrada. Agora, seguindo a linha de evolução, globalização, os prédios tem o seu acesso através do "A" , presumo de Atrium.

Eu não sei se isto é invenção de publicitário, engenheiro, arquiteto ou decorador, mas, será que não tinha nenhuma diferenciação melhor que o A no painel do elevador?

Autêntico yada, yada, yada por aqui.

History Channel, Discovery, Nat Geo - TV Larica

Nada contra tubarões, tumbas , histórias da Segunda Grande Guerra, civilizações perdidas, histórias de espiões etc e tal...

Mas os canais como History Channel, Discovery e Nat Geo são canais de TV que funcionam como uma espécie de "larica eletrônica".

Os ouvintes do Pink Floyd me entenderam.

Wilson Grey e Jean Reno



Eu sempre achei que o Jean Reno é uma espécie de Wilson Grey do cinema francês. Intrigante a a capacidade de produção do ator. Tem uma onipresença incrível. Nos filmes ,ditos comerciais, ele parece ser é o único ator francês que existe.

Já o nosso Jean Reno, o Wilson Grey, tem em seu longo currículo um sem número de pequenos papéis. Mas um filme especial, e ele numa excelente atuação, desta vez como protagonista : "Dança dos Bonecos" . Se fosse falado em inglês, "Dança" teria se transformado em um clássico, assim, o filme estrelado por Wilson Grey e dirigido por Helvécio Ratton , fica com um daqueles filmes realmente injustiçados, que talvez um dia tenha o espaço que merece.

Um pouco mais sobre Wilson Grey
http://www.memoriaviva.com.br/grey/

domingo, 3 de junho de 2007

TURISMO - Disneyland Paris


Os "Guarda-Chuvas do Amor" filme francês celebrado na Disneyland Paris.

Já que o casal Sarkozy estava em 4 jornais dominicais que li. Resolvi falar um pouco da França. Sem citar em momento algum queijo, vinho ou Aznavour, Le Pen e Zidane. E, é claro, o novo casal político/midiático, que parece substituir o casal Blair que vai saindo de cena.
A Euro Disney, que não é mais "Neuro Disney", com o nome de Disneyland Paris, melhorou um pouco. Mas é muito pouco para quem tem o hábito de visitar a Disney da Florida ou California, sempre encontrará algo para se decepcionar com o Parque francês.
Motivos para decepção são vários, pode ser pela roupa dos atendentes, sempre mal ajeitada ou no aspecto higiênico. Que se comparado com os funcionários americanos, deixa mesmo a desejar. Também falta aquele "multi culturalismo fake", de jovens estudantes do mundo inteiro trabalhando na Disney americana. Na Disneyland Paris, você encontra é o atual multiculturalismo francês. Também é motivo de decepção, ou em alguns casos pode ser frustração, é pela quantidade de "quebras" das atrações. Uma frequência que com certeza os parquinhos do interior do Brasil quebram menos. Nunca passei um dia por lá sem presenciar alguma quebra na Disneyland Paris.
Mas tem algumas vantagens, como ouvir musicas do Nino Rota como som ambiente e poder beber Pelegrino como a água "oficial". Ainda encontrar com uma homenagem a um filme especial para mim - "Guarda-chuvas do Amor" - Les parapluies de Cherbourg. Um musical com Catherine Deneuve novinha, docinha e diretamente dos anos 60. Vale conferir este filme. É de 1964 e tem a direção de Jacques Demy- o mesmo do genial Pele de Asno - Peau dÂne , e trilha do musical é de Michel Legrand.
Pois bem, a incompetência da Disneyland Paris faz sentido. Afinal, os acionistas americanos da Disney, querem que você vá mesmo aos Estados Unidos, visitar as "verdadeiras" atrações e comentem o brilhantismo e mania de grandeza yankee.
Ok, mas até que o passeio, caso você já tenha esgotado a paciência de Paris, vale a pena. Sim, caso você tenha esgotado as opções em Paris,(ok é difícil conseguir, mas quem sabe?) aí pode ser interessante se despencar de RER para lá. Afinal você visita uma "Florida fake" e ainda tem a vantagem de estar na Europa. Agora, não se sinta culpado de não ir e ficar andando, flanando por Paris e ignorar por completo a Disney francesa.

Os guarda-chuvas do Amor -
http://www.imdb.com/title/tt0058450/

Jenifer "J Lo" Lopez


Latinidad. A "maid"mais linda. E nem tá de calça branca por aqui. Uau.

Eva Mendes

O sangue é latino mesmo. Vida loka.

Anna Netrebko

Sorry, Sinatra. Esta é a "The Voice"

Jane Seymour

Sempre vou perguntar se ela não quer colocar tarot para mim...

Fanny Ardant

Sonhos ardentes de infância. E ela já tinha passado dos 40. Sensacional.

Golda

Quem disse que precisa ser bonitinha para ser uma mulher reverenciada?

Maria Grazia Cuccinota



Cheia de "Grazia". Dio mio.

Linda Fiorentino

Além de linda é nossa cult friend. Nossa mesmo.

Tia Texada

A Sargento mais charmosa e marrenta. Latina forever, yes baby. Sangre latino.

Gina Gershon

Sem comentários. Gina Gershon forever.

Mulheres

Tem um texto meu que rola como um maldito "spam", foi publicado em 2005, por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Por este texto eu já fui acusado de feminista e machista. Mera homenagem a mulher. Elas merecem.



Meninas,
O chamar de menina não é uma atitude machista
com o objetivo de diminuir a mulher. Mesmo porque nada mais machista que determinar apenas um
dia para mulher. Coloca a mulher como uma
minoria e pobre coitada. O mundo só muda quando muda a mulher. Sim. A mulher é ventre. E mesmo que
vazio seja este ventre, o ventre simboliza a
criação. O desejo e a possibilidade do novo, assim a mudança, a evolução é representado, ao
menos para mim, pela mulher.

Assumo que sou machista. Seria feio mentir.
Tenho uma criação Latina. Fui criado, em parte vocacionado, para ser
machista. Mas meu machismo,
longe do usar o prefixo neo para indicar
algo novo, não é um “neo machismo”. É
o “masculinismo”. Sim, homens não precisam ser
metrosexuais. Não precisam
dividir a conta. Não precisam ler revista de fofoca a
dois. Não precisam fingir que
se emocionam com filme chato ou gostar de
moda e decoração para
entrar em sintonia com a mulher. Homens
devem ser machistas sim, perdão,
masculinistas. Pretensamente proteger a
mulher. Como se ela tivesse esta
necessidade. Mas a gente deve sim se matar para proteger a fêmea, como bichos que somos, afinal não somos
totalmente razão. Somos macacos que
um dia fizeram uma ferramenta e desceram da
árvore.

“Ladies and Gentlemen”, somos seres diferentes e complementares,
que erramos ao tentar ser
iguais. De ambos os lados. Não existe uma
superioridade, e sim um complementação. A mulher não precisa ser dócil, frágil ou delicada. Mas
pode. O homem com certeza não deve ser
assim.

O homem pode renunciar ao seu masculinismo
de várias formas, uma é confundindo o ser macho, ser homem, com o ser burro. Assim passa a ser um grosso, um estúpido e idiota fora de sintonia com o nosso tempo. Uma outra é se julgar moderno ao se encher de cosméticos estar inserido no rótulo do
vaidoso exagerado, do metrosexual, que mais parece invejar que admirar a mulher. Sejamos
ultrapassados sim. Vamos desejar a mulher.
Vamos proteger a mulher, vamos
ser carinhosos com a mulher. Tratar a mulher
como uma vestal, mesmo que
você tenha conhecido ela num bordel. Ser
apaixonado por uma criatura tão complexa, tão diferente de uma criatura simplória que é o homem. E
que a admiramos exatamente por isto, ser diferente e complexa e incrível.
Sejamos modernamente do século passado.

Agradeço por ter nascido homem. A pressão
absurda sobre a mulher deve
ser insuportável. Um homem sozinho aos 30
anos a sociedade pensa “Está
comendo todo mundo”, uma mulher sozinha aos
30 a sociedade, diz
“Coitada, encalhou, ficou sozinha”. Um homem
sem filhos aos 30 anos é visto
como um cara que está amadurecendo para ser
pai, uma mulher sem filhos da
mesma idade é uma infeliz que não pode ser
mãe. Fora que a responsabilidade da criação dos filhos, da casa é da mulher. Por mais solidário que o homem seja. São conceitos da época das cavernas,
o homem saía para a caça e a mulher cuidava da prole e da caverna. Hoje a mulher sai a
caça , em muitos casos como o homem. Ajuda e
participa, mas o estereótipo e a pressão sobre a mulher,
ainda é da época das cavernas. Não
podemos negar a força do hábito e da
condição que vem de séculos e séculos.
Além de todas estas pressões, que se
configuram, com perdão da má
palavra, como uma sacanagem com a mulher,
uma das outras coisas que eu
agradeço por ter nascido homem, é exatamente
por existir a mulher. Se não
existisse a mulher, eu poderia nascer
qualquer coisa.
A mulher é a força na fragilidade, é a inteligência, é a
sedução, é o cheiro bom, é a surpresa, é a fina
ironia, é o sorriso, é o comando discreto,
enfim, a mulher é tudo de bom.

Para mim a mulher merece os 365 dias do ano,
e deixar o dia extra do ano bissexto para o homem.
O que temos para comemorar, se não a mulher?
Vivemos em função delas, ora. A mulher é tudo.
Falo como marido, como
pai, como colega de trabalho. Falo como
homem, que admira tanto a mulher
que tem coragem de assumir, mesmo no século
XXI, o seu machismo. Que não
se inibe de mandar flores, de brigar, de
abrir a porta do carro, de
escrever um poema e de dizer eu te amo. E que tem a certeza de dizer que só vale a
pena ser homem por causa da mulher, mesmo
que isto provoque a ira dos
politicamente corretos e metrosexuais
egoístas.

Mulheres, fiquem com a parte boa do
machismo, vale a pena ser mulher
sim. Tem sempre um homem apaixonado por
vocês, em alguns casos mais de
um, e, em outros casos, mais de uma.

Beijos e Feliz Dia da Mulher e Feliz outros
364 dias. Vocês merecem.

Guto Graça