sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Valentina


De tanto eu falar da Valentina, do genial Guido Crepax, recebi hoje este móvel coberto com histórias e quadrinhos da mesma. 

Uma frase: "Nunca houve uma mulher como...
VALENTIN
A." 

Levantando o astral de sexta

Sem dúvida uma das músicas mais Rock and roll-antes do Rock existir. Benny Goodman e Sing, Sing, Sing, uma versão reduzida, imperdível.

Nossas vergonhas

Hoje recebi uma notícia que existem mais de 20 pessoas internadas em função de leptospirose. Em São Gonçalo um homem de 50 anos morreu por esta doença. Na Baixada Fluminense a quantidade de casos de hanseníase-a popular lepra-tem níveis próximos aos das nações mais pobres do planeta. Tudo isto num raio de menos de 30 km da Capital.
Como diria Boris Casoy: uma vergonha.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Silêncio ou Omissão


Ok que as montadoras de carros são grandes anunciantes. Mas o silêncio da imprensa com o problema no FOX da VolksWagen é de assustar.

Cerca de 10 pessoas tiveram dedos decepados por um erro no banco traseiro, aquele que no FOX dizem que é para você deitar/rebater o banco.

O engraçado é que o carro é exportado.
E o defeito que mutilou os consumidores só existe nos carros que ficam por aqui. Imagina se a VolksWagen iria enviar carros para a Europa com este problema?
Ou seja sabia do risco.E consideraram o consumidor brasileiro um ser de menor importância.

Agora isto era fato para estar nos programas dominicais. Nas páginas de jornal. 
Processando a montadora. Levando isto ao extremo.
Mesmo quem não se feriu deveria processar a empresa pela possibilidade de ter sido colocado em risco. E as autoridades de segurança e defesa do consumidor?
Falta um Ralph Nader no Brasil.


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Catamarã Centro-Barra da Tijuca

O Rio usa muito pouco mesmo o transporte por meio aquático-pareceu frase do falecido Vicente Matheus- vejo o potencial na Guanabara para estes trajetos, até mesmo os turísticos são pouco explorados.
Agora esta idéia do Catamarã Barra Centro, bem, criar a LINHA AZUL, seria bom, mas se repetir aquele passeio promovido pelo Sirkis, Vera Loyola e outros emergentes em 1999, quando tentaram mostrar a viabilidade do transporte por catamarã e foi um festival de enjôo, vai ser um mico. Ou melhor, uma lontra.Das pesadas.
E se for ter a qualidade do transporte Rio-Niterói, mesmo morando na Barra, vou preferir usar o carro e encarar o engarrafamento causado por diversos motivos, mas como o grande culpado, um único sinal.

QUEREM MELHORAR O TRÁFEGO NA BARRA E SÃO CONRADO PARA ZONA SUL/CENTRO? 
FAÇAM UM VIADUTO/TREVO NA SAÍDA DA LAGOA-BARRA E ELIMINEM AQUELE SINAL MARIO RIBEIRO/VISCONDE DE ALBUQUERQUE.


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Tolerância Zero

Até agora os diversos on lines que deram a notícia da prisão de um Gerente de supermercado que vendia produtos fora da validade, em nenhum deles constava o nome do Supermercado. O do Gerente contudo era exibido na íntegra só faltando divulgar o CPF do mesmo.
Para o consumidor, o nome do Gerente pouco importa, mas o mercado que vendia produto sim.

Não entendo estas pequenas "censuras" ou comedimentos da imprensa on line. Vejamos na versão impressa se o nome do mercado continuará "em sigilo".

E a 13 DP não fica em Ipanema, mas em Copacabana. Isto não é nem difícil de apurar.

Reverência ao talento de um gênio


Lembro claramente em uma aula de arte, cercado de pretensiosos, ter falado que considerava Salvador Dalí um grande marketeiro e ilustrador, que acreditava piamente que Norman Rockwell tinha muito mais sensibilidade no que retratava. Era um cronista visual de rara sensibilidade e dono de um traço genial. 
Não é preciso dizer que fui fuzilado. Os "pretensos gênios" consideravam Rockwell um ilustrador de segunda. Passado o tempo, vejo que Rockwell foi inserido na cultura pop e hoje é reverenciado por muita gente boa.

E na galeria de gênios da arte simples, sem ser simplória, colocaria um outro nome. O peruano radicado nos Estados Unidos, Alberto Vargas, que nasceu no século XIX e morreu na década de oitenta passada. Aquela década dos yuppies cafonas, do penalti perdido pelo Zico e dos ternos de ombreira. 
Quem gosta de mulher bonita, sabe que as Pin Ups de Vargas e de diversos outros artistas,  não povoaram apenas a imaginação de nossos pais e avós, mas continuam a despertar nossa admiração e, assumidamente, desejo. Sejam em calendários na Playboy, Esquire ou Harper's Bazaar.
Vargas, Crepax e Manara são gênios da cultura pop que no futuro serão reverenciados com o respeito que se tem a um Goya por sua Maya Desnuda.
A Drunna de Serpieri é um caso que merece também a entrada na galeria das mulheres perfeitas assim como diversas de Manara e a inesquecível Valentina.

Quando a publicidade é memorável

Este filme realizado para a Minute Maid/Suco Mais/Coca-Cola é uma delícia. Realmente é um daqueles filmes publicitários que, mesmo o produto sendo ruim como é, aliás com um "after taste" de uma laranja que se o americano jogar no Iraque será acusado de guerra química, a gente gosta de ver. 
O comercial é divertido e irreverente. A linguagem diferenciada. O recurso visual moderno de animação. E ainda faz uma paródia com dramas de foto novelas.

Se não consegue fazer ter vontade de beber o produto, ao menos dá vontade de ver o comercial. belo filme publicitário. Literalmente, uma delícia.

Polícias do Rio tem vários modelos de carros

Muito boa a matéria assinada pelo Marcelo Dias e Camilo Coelho no Extra, no link. 
Sempre achei que este excesso carnavalesco de formas e cores diminui a percepção da presença da Polícia nas ruas. Claro que algumas unidades motorizadas devem ter sim uma caracterização diferenciada, mas esta mania de cada novo governante que chega tentar mudar o "empacotamento" criando um novo desenho ou carrinho faz pouco da inteligência da população e usa e abusa do marketing, se inserindo quase que num blefe. Que além de ser ineficaz e ineficiente, não prestigia a corporação e nem o povo. Muito marketing e pouca segurança. Muito barulho e pouca eficiência.   

De volta

Depois de estar em um local aonde o lugar mais perto que a CNN mostrou era o Afeganistão, tive a certeza de estar longe de casa. Agora do Rio, volto a atualizar o blog. E como promessa aos leitores, sim esta palavra pretensiosa, mas este blog tem leitores que cobram a efetiva atualização do mesmo, ele será atualizado diariamente.