sábado, 21 de fevereiro de 2009

Desfile de Escolas de Samba de SP - Uma violência

Entendo e respeito o direito de se fazer Desfile de Escolas de Samba em toda e qualquer cidade. Mas daí a tentar trasformar o Desfile de Escolas de Samba de São Paulo em um espetáculo como o do Rio é uma barra forçada pela TV Globo. Algo não natural. Seria como resolver fazer um "Festival de Paritins" na Avenida Paulista para atender os anunciantes do maior mercado.

O mercantilismo de tentar fazer o Desfile de São Paulo em um espetáculo nacional, fere o bom senso, a dignidade até mesmo dos sambistas de São Paulo.

O Desfile do chamado Grupo de Acesso, que acontece hoje no Sambódromo do Rio de Janeiro, mesmo com a diferença das Escolas do Grupo Especial que desfilam no domingo e segunda, que tem a LIESA e o apoio de muito dinheiro é muito superior ao que a TV Globo tenta empurar goela abaixo do telespectador com o Desfile de São Paulo.

Não se trata de um bairrismo. São Paulo tem uma grande importância para a cultura, para  a economia, mas em se tratando de "Escolas de Samba" é uma barra forçada transmitir para todo o Brasil o Desfile de sexta e sábado. Falta história, peso, tradição, comunidade e sobretudo samba.

Você veria o jogo da Terceira Divisão do Campeonato Coreano de Futebol?
Pois é.

Apesar da distância em dinheiro que separa as Escolas que desfilam hoje das do Grupo Especial, elas tem muito valor. E tem samba.
Por isto hoje quem quiser ver Desfile de Escolas de Samba, sintonize na CNT que tem a apresentação do Paulo Stein no Desfile da "Lesga". Caprichosos, União da Ilha, São Clemente, Estácio...merecem o aplauso e audiência. 

O site da "Liga da Série B" para quem quiser outras informações.

http://www.lesga.org

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Woodstock 40 anos

Sei que quando o segundo semestre chegar, ou um pouco antes, logo assim que passar o Carnaval, a imprensa começará a lembrar Woodstock. Não sei o motivo da compulsão por datas redondas de 10, 20,30, 40...

Mas vendo Woodstock, um festival direto, sem patrocínios, puro, na loucura e até infantil.

Hoje em dia teria uma ONG catando as latinhas, alguma entidade se preocupando com o Carbono Zero, um patrocínio de refrigerante, discursos politicamente corretos-o que difere de discursos politizados-provavelmente o cara da Virgin faria uma aparição. E a Caras faria de tudo para ter um camarote por lá. Claro, teria algum lobby para incluir artistas latinos, talvez algum brasileiro. A mesma coisa que fizeram com a NBA para globalizar e popularizar. Caindo o nível, mas, para que nível? O importante é globalizar.

Sem saudosismo, os festivais eram mais divertidos e menos patéticos. Menos lucrativos, porém mais românticos.



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Engarrafamento no Rio


Ontem o Rio teve um gol contra sua pretensão de sediar os Jogos Olímpicos. Um caminhão vira no túnel e o caos se instaurou na Cidade. Acidentes acontecem. O que irrita é a frequência, a falta de planejamento, de alternativa, de treinamento. Fico pensando se um dia acontece um acidente nuclear em Angra dos Reis...Melhor não pensar.

Agora, sem bairrismos, ficar preso no tráfego do Rio tem privilégios. A foto ao lado não me deixa mentir. Rio, sempre e apesar de tudo, maravilhoso. 


A maior barriga da história do jornalismo brasileiro

Entendo  a velocidade, o mal moderno do mundo é a falta de tempo. E ela chegou no jornalismo. Mas, apurar a distância tem riscos. A notícia dada no Jornal Nacional, com veemência sobre a suposta agressão sofrida pela brasileira na Suiça foi a maior barriga da história do Jornal Nacional. E foram dois dias seguidos. Faltou mais que tempo. Faltou critério de apuração.
Além da falta de tempo, a leviandade de apurar os fatos sem gastar sola de sapato foi lastimável.
Cabe um pedidinho de desculpas ao telespectador e `a tradição do bom jornalismo televisivo da Rede Globo.

Gatos e Elvis

Vendo a correria das gatas pela casa, saudade do meu gato de 13 quilos, meu pinguim felino euma lembrança ao som de Elvis. Sugestivo.

 "...It's one for the money,
Two for the show,
Three to get ready,
Now go, cat, go."

Libertadores da América - Piada Pronta

Rodada do dia 18 de fevereiro, em Assunção


18/02 22:15
Nacional (PAR) x Nacional (URU)

logo
Um dos dois é paraguaio...

Pipoca no Multiplex - Um filme de terror


Não, o título deste post não vem de um sentimento de avareza por pagar 20 reais por uma pipoca e uma Coca Cola. Se a reclamação ficasse apenas no preço, poderia ser uma sovinice, mas vai além. 
Tenho certeza que os contratados para trabalhar nas lanchonetes de Multiplex são devidamente treinados para testarem a paciência de quem vai ao filme. Talvez para gerar uma ansiedade. Sim, ao ver filas enormes, desnecessariamente demoradas, fica sempre o pensamento "será que vou perder o filme?". 

Tenho certeza que não é incompetência demorar para entregar uma pipoca, que já está pronta. Um refrigerante de máquina. Dar o troco. São procedimentos rápidos, quase mecânicos acompanhados ou não de um sorriso. A demora é apenas para gerar uma expectativa com a possibilidade de perder o filme. Só pode.