sábado, 25 de abril de 2009

Diana Krall

"...Don't go trying some new fashion
Don't change the color of your hair
You always have my unspoken passion
Although I might not seem to care..."

Sempre achei aquelas "frases" de sax algo cafona. Entre a música de tocar em motel e elevador. Mas o meu trabalho que correu o mundo tinha uma "frase" de sax. Meu jingle do programa tem a tal frase de sax. E as pessoas adoram. Descobri que eu tenho preconceito com o sax. Cafona ou não cafona, esta versão, da elegante Diana Krall, da canção que está a cara do meu sábado, demolido pela gripe.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Viver no Rio, um salário indireto


Ok, ok...o Rio tem problemas.
Admito.
Mas poder viver nesta Cidade, onde a Floresta é urbana, no meio, debruçada na Cidade e não no entorno  é uma bênção. Um presente. Um salário indireto.
Uma cidade onde o quebra-molas propicia o ir mais devagar para olhar a Lagoa Rodrigo de Freitas amanhecendo.


Carioca, graças `a Deus.
Até um ateu diria isto.

Muros em favelas

Não vou aqui ultrapassar os limites jornalísticos como fez O Globo, entrando num clima de campanha publicitária ao acreditar piamente que os muros são a solução mágica para os problemas das comunidades, das encostas e da violência. Também não vou sair em defesa do Saramago ou do periódico espanhol El País que satirizou a construção do Muro no entorno das favelas.
Como digo, opiniões sensatas nem sempre são as preferidas.
Mais que construir muros, está na hora de derrubarmos os muros. Os muros que existem, por exemplo entre a Zona Norte e a Zona Sul. Ou o muro invisível que impede a presença do Estado nas comunidades. Muros imaginários que dividem uma Cidade.

Enquanto existirem estes muros, criar novos será criar um monte de tijolo e não um muro capaz de proteger as Florestas, proteger quem está fora ou quem está dentro.

Derrubemos primeiro estes muros, depois discutimos a eficácia e eficiência deste novo muro proposto pelo jornal O Globo e contrariado pelo Saramago.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Diálogos insólitos - pelo msn


-Guto, vc no msn?????
-Sim, tô trabalhando.
-Hoje eu tb tô trabalhando.
-Legal.
-Pois eu notei que o Centro do Rio é lindo. As pessoas é que enfeiam. Camelôs. Mendigos...nossa quanta gente feia....
-Olha, você tá nazista hein, mulher...Discordo de você, acho o Rio lindo cheio, maravilhoso vazio e os cariocas fazem uma zona divertida.
-Que nada, sou do choque de ordem.
-Ok, deixa eu ir

Crédito da foto Alex Castro/Cruz Almeida flick

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Salve Jorge


Amanhã é dia de São Jorge. Não é "reconhecido" pela Igreja Católica, mas no Rio de Janeiro é feriado. O Santo padroeiro de países como Portugal e Inglaterra é um case de marketing e popularidade no Brasil. Se São Sebastião dá nome a Cidade, São Jorge é uma espécie de padroeiro não oficial.
Salve Jorge!
Aqui no Rio a Igreja de São Jorge fica
Rua Alfândega, 382 - Centro. Amanhã é dia de "casa cheia".


Esta foto foi tirada (escondida) numa Igreja de São Jorge no interior da Turquia datada do século IX onde os primeiros cristãos se reuniam, bem antes do Cisma.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Post pessoal - Corto Maltese


"É precisamente por não te pareceres com ninguém, que gostaria de te encontrar sempre... em toda a parte.."

Hugo Pratt 



Tanti auguri a Te!

Ano da França no Brasil

Quando houve o Ano do Brasil na França, na verdade foi o Ano da Bahia na França. Gilberto Gil fez uma caravana que só tinha gente da Bahia.
Hoje tem, ou deveria ter, a "Abertura" do Ano da França no Brasil. Alguma coisa como reciprocidade em marketing. Resta saber se o franceses serão baianos, digo, bairristas e trarão para o Brasil apenas um "terroir" deles.