quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Menino do Balão - Barriga da imprensa mundial


Recentemente um caso que chocou o Brasil "uma brasileira, nordestina, trabalhadora, filha de um assessor parlamentar, espancada por skin heads suiços até perder o bebê". Vocês lembram? A matéria no Jornal Nacional carecia de tudo. Menos da indignação do Bonner e da Fátima. Que interpretaram aquilo como um crime contra todos os brasileiros.  Pareciam messiânicos defendendo uma causa. Como todo messianismo, estava furado. Na hora, sem nenhum espírito de corpo, com intuito de defender os suiços ou "os cabeças-raspadas", falei : "a história não fecha". Dia seguinte ficou confirmado o que falava. Era tudo uma história de uma brasileira que, por estar com problemas de ordem mental, criou uma fantasia que o Jornal Nacional e a imprensa brasileira embaracaram.

Hoje a história do menino no balão. Antes que fosse revelado postei no twitter "isto tá com cara de ser a maior barriga da imprensa mundial". E foi. Em tempos de globalização e de velocidade, os boatos e barrigas se espalham mais rápidos que a gripe suína.

O motivo? Infelizmente em função da pressa, da ansiedade louca, estamos esquecendo o principal - o conteúdo. A notícia propriamente dita.

Bem, podemos atualizar o ditado:

"A Pressa é inimiga da apuração"

Foto : cnn.com

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Para ler e seguir

É difícil eu rasgar seda, mas este cara merece. Hoje não está cabendo em si - tal qual um motorista de táxi em dia de chuva- mas uma vitória com seus roteiros, contos e escritos. Seu blog
http://martonolympio.blogspot.com
como diria o Fittipaldi sobrinho, num comercial de chicletes de quando eu era criança "eu ricomeeeeeendo". Textos longos sem serem chatos. Sem intensidade de blogues que são pretensiosos ou pretensos literários, literatos e ou estetas.

Pelé ou Maradona?

Confesso que sempre preferi Maradona ao Pelé. Nunca pensei por um ser argentino e o outro brasileiro. Apenas por ter visto Maradona jogar. Pelé não vi. Como também não vi Garrincha. Quem viu, me garante que superava Pelé em espetáculo.

Pelé em campo foi um gênio que não vi jogar. Garrincha um ser de outro planeta que não vi jogar. Maradona um ser de outro planeta que vi jogar.

Fora de campo Pelé sempre se comportou com se sua majestade fosse garantida. Cometeu atos feios como homem. Como se fosse alguém acima do bem e do mal. Teve sua iniciação sexual -como ele mesmo disse- com uma "bicha". Depois pediu para esquecerem. Teve uma filha fora do casamento. E lutou arduamente tentando negar. Quando o DNA confirmou. Ele renegou sua filha, que morreu de desgosto e não recebeu nem um adeus do seu pai. Já seu filho, que chegou aos mil gols antes dele, (ok ele era goleiro), em uma entrevista a Revista Piauí, mostrou o pai ausente que Edinho teve. Fora os casos de contratos estranhos e até amigo do Collor ele foi.

Sobre Copas. O que conto é história, nada além da história. Pelé se negou em jogar a Copa de 1974, ora ele não queria sofrer o desgaste de uma eventual (ou certa) derrota. Pensou na sua imagem. Justo como os "reis" que pensam em si. E, mesmo em condições, se negou a jogar pelo Brasil. Nas Copas do Mundo que participou, ele foi um talento que despontou aos 17 anos em 58. E fez parte com louvor do título. E um gol antológico no País de Gales. Em 62, se contundiu na fase inicial. E Garrincha com Amarildo, garantiram o título. Coube a ele apenas agradecer este título. Coisa que nunca fez. Apenas colocou em seu "scout" de títulos um Campeonato Mundial que pouco ou nada jogou. Em 70, fez parte de um time que jogou como nunca nas finais de Copa. Era um timaço com craques como Tostão, Gerson,Rivelino. Esta Copa eu vi toda em tapes. Quando digo toda, toda mesmo. Os 90 minutos de muitos jogos. E na semi-final Pelé - irresponsavelmente deu uma cotovelada num uruguaio "botinudo". Poderia ter sido expulso e não ter jogado a final. Graças ao árbitro omisso, não foi. E esta Equipe Maravilhosa, do futebol romântico, cadenciado e lento trouxe a Taça Jules Rimet em definitivo para o Brasil.

Maradona errou. E muito. Ele nunca se "vendeu" como o "Mister Perfection". Teve filho fora do casamento. E assumiu a paternidade. Se envolveu com drogas. Foi ao inferno e voltou. E agora teve coragem de hipotecar sua história a seleção argentina. Arriscou ser comparado a um jogador medíocre como Dunga ao invés de Pelé. Maradona nunca deixou de admitir suas falhas. Como os homens de caráter fazem. Como as pessoas que tem a grandeza digna de admiração.

Em Copas, em 1978, Menotti não levou o "pibe". Teria sido seu primeiro título. Na Copa da Espanha o que ele deixou de imagem foi sua expulsão no jogo contra o Brasil. Em 1986 ele simplesmente ganhou uma Copa sozinho. Que me desculpem os demais companheiros. Foi a Copa mais decidida no talento individual de todas. Depois veio a Copa de 1990. A Copa mais medíocre de todas as Copas. Maradona, junto com um "pegador de penalties" levou um time que teria dificuldade dos torneios de "apertura ou clausura", ou até mesmo na Segundona do Brasileirão,  a final contra a Alemanha. E foi derrotado. Em 1994, Romário , e todos brasileiros, agradecemos o fato do baixinho argentino ter sido pego no anti-doping. Maradona, com aquela vontade, talento e dopping, teria dado trabalho ao time do Parreira.

Agora Don Diego classifica uma Argentina estranha para Copa do Mundo. Faz tempo que a Argentina deixou de ter aquele time que une a garra argentina ao talento. Parecem zumbis em campo. Falta aquele cara que bate do peito e fala "dá aqui que eu resolvo". Talento Riquelme, Aymar ou Messi mostraram que tem. Mas parece que falta uma coisa que o Maradona tem: bolas. O popular com desculpa da má palavra - "cojones".

Não torci pela Argentina, torci pelo Maradona. Que se arriscou, como em um tango. Apaixonadamente. Talvez até mesmo um pouco piegas, dramático, exagerado e fora do tom da modernidade politicamente correta, hipócritamente correta.

Pela coragem de se arriscar. Pela coragem de torcer. Pela coragem de ser fora de campo um sujeito autêntico Maradona merece nosso aplauso. Merece nosso perdão pelo descontrole de hoje na coletiva e os insultos aos jornalistas, aos coleguinhas periodistas. Um descontrole digno de alguém da arquibancada.

Maradona merece até que a gente esqueça que ele é argentino.


PS:
Se estivessemos numa cancha, para disputar nosso joguinho de final de ano, na hora do par ou ímpar podendo escolher entre o Pelé ou o D10s , eu escolheria o Maradona. Acredito que isto diz tudo. Mas é uma escolha minha. E nem sempre minhas escolhas nesta hora dizem respeito a querer ganhar o jogo, mas sim a me divertir com pessoas que eu gosto. Assim que se ganha o que vale ganhar.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Nova Geografia segundo jornalistas esportivos


Por favor, vamos comprar Atlas. Aulas de geografia urgente. Informação para os coleguinhas das Redações Esportivas.  A ONU ainda não conhece o "novo País" criado pelos nossos jornalistas. Eles criaram o País chamado "Mundo Árabe".

Todo jogador de futebol que some, pouco importa se ele esteja no Qatar, Emirados Árabes Unidos ou Síria, "foi contratado pelo Mundo Árabe".
Ainda acho que deve ser culpa daquele jogo chato chamado War, que eu só me lembro de nunca ter terminado uma partida e sempre atacava Vladivostok.

Se bem que, pensando bem, faz diferença que o Emerson (ex Fla) esteja no Iraque ou no Qatar?

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Aniversariante do Dia


Hoje é aniversário da inauguração do Cristo Redentor. Parabéns para ele. Mais que um símbolo da Igreja ou dos católicos, o Cristo Redentor é do Rio. É do Brasil. "Braços abertos sobre a Guanabara..." Ainda que estes braços não se fechem, fazendo um abraço carentemente carinhoso,traduz o Rio.  Cariocas estão de braços abertos. Sem fechar. Sem exageros e intensidades. Isto é o Rio de Janeiro. 

domingo, 11 de outubro de 2009

Manhã de Primavera as 14 horas

O Post anterior me remeteu a esta cena. Uma das que mais me lembro, desde a infância. Graças ao "Youtube" encontrei de prima e aqui divido. Agora uma bela caminhada na praia, pensando como um europeu dizendo para si mesmo "o inverno acabou". Sabe-se lá aonde fica o inverno nosso de cada dia.

Here comes the Sun

Minha filha me fez ouvir os Beatles. Já este Tommy Emmanuel foi uma das melhores surpresas que tive. Um show em Orlando, onde esperava algo deplorável, aparece este guitarrista de 50 dedos. Tommy Emmanuel é um virtuoso. Parece uma orquestra. Habilidade, qualidade e entretenimento.Popular, sem apelar para o popularesco. Agora praia. Depois de muita chuva, um dia de sol. Parece a manhã de Primavera depois do Inverno. Aguardada com data marcada.