sexta-feira, 20 de junho de 2008

Um brinde ao inverno- Post pessoal

O inverno chega hoje as 20 h 59 min. Cariocas também podem amar o inverno. Até mesmo por termos um inverno "módico" e não nórdico. Pessoalmente gosto do frio e a chuva. Assim como gosto dos dias de sol. Cada um na sua.

Sempre associei "Tzigane" ao inverno. É uma associação minha. A canção "cigana" de Ravel é inesquecível. Me lembrei de um concerto que vi em Praga, num inverno, onde o músico, por sinal marrentíssimo, passava o som antes de começar e afinava seu violino com esta música.

Viva o Inverno que traz com ele suas Deusas.


Descoberta


Sou adulto o suficiente para comer Trakinas com Amarula, mas não adulto o bastante para repugnar tal mistura.

Bate boca entre Caetano e Fidel

O Vellosão disse que não aceita ordem de ditador.
Fidel disse que Caetano "se vendeu" aos Estados Unidos.

Os dois tem razão.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Ricardo Teixeira - CBF, Copa 2014 e Eliminatórias


O Ricardo Teixeira, presidente da CBF, já mostrou que tem alguma competência. Afinal tem a CBF desde a Copa de 90. Tivemos 2 fiascos e 3 finais. Na sua gestão o Brasil voltou a ser finalista de Copa. O que é um mérito. Não apaga as manobras extra campo. Mas não deve ser esquecida a trajetória vitoriosa do dirigente. Mas com critério e sem os exageros que alguns profissionais de imprensa, que mais deveriam ser chamados de profissionais do entretenimento ou puxa saquismo. O equilíbrio deve existir entre a seriedade de um cara como o Juca Kfouri e a figura de um Milton Neves.

Quando Ricardo Teixeira conseguiu trazer a Copa de 2014 para o Brasil ele mostrou que gosta muito mais de bastidor que de futebol. Curtindo o assédio dos políticos a seu redor, mais que nunca.


Claro que nesta Eliminatória Sul Americana é quase impossível Brasil ficar de fora da Copa 2010 na Africa do Sul, mas se ficar pode mandar a conta para o "oba-oba" criado. Esqueceram de se preocupar com a Seleção. Antes da Copa de 2014 no Brasil, tem a de 2010. Esporte é business. Mas também é paixão. E esporte propriamente dito.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Ver dois dias na frente

Diante da força da bandidagem, pois o que Cidades como Rio e São Paulo vivem está além de chamar de violência urbana, os mais simplistas, sempre pedem a presença do exército nas ruas.

Dizer não com reservas a esta presença não se trata de nenhum sentimento anti-militar, ou desrespeitoso com nossas Forças Armadas.

O ser humano tende a desejar repetir experiências bem sucedidas. E a presença do Exército durante da Rio-92(Eco92
Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente) foi um sucesso que parece ter deixado saudade.

O fato é que a história não se repete e vivíamos um momento diferente nestes mais de 15 anos.

Hoje o poder paralelo da bandidagem não é localizado a uma única atividade. Mesmo se acabasse com o tráfico, as ramificações do crime seriam mutáveis. A bandidagem, que alguns chamam de violência urbana, ocupou o papel do Estado nas comunidades. Legislam. Cobram. Julgam. Executam. Este último verbo conjugado nos amplos sentidos.

Se por mágica acabasse o consumo e a entrada de entorpecentes no Rio de Janeiro, o poder paralelo da bandidagem estaria habilitado a novas formas de ser exercido. Não acabaria nem de longe a violência urbana. Ela existe no vácuo do estado omisso.

E a ocupação do exército, colocando jovens bem treinados próximos a este poder paralelo pode servir para militarizar esta bandidagem. Um risco previsível para qualquer pessoa que veja dois dias na frente.

Porém atribuir culpa direta ao Senador Marcelo Crivella no caso do Morro da Providência é uma maldade. O projeto Cimento Social busca diminuir a omissão deste Estado tão omisso nas comunidades que acabou criando uma filial do Brasil. O Brasil aonde o Lula é amado. O Cabral é conhecido. O César é visto de forma simpática, mas o respeitado mesmo é o "dono da comunidade".