terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Campeonato Brasileiro 2013


As cenas da briga das torcidas entre Atlético Paranaense e Vasco da Gama pela última rodada do Campeonato Brasileiro são fortes. São cenas de barbárie. Não me preocupo com a "Copa do Mundo". Na qualidade de quem vai para a quinta Copa, sei que durante o "reinado FIFA" , tudo fica diferente. Até na marcial Alemanha foi assim. Os estádios ganham um novo público. Que é capaz de entoar inocentes cantos como "Zum zum, zum passou um avião e nele estava escrito que o Brasil é Campeão..."

Também não vejo como um ato isolado do futebol. Talvez a estética da violência tenha ganhado a nossa sociedade global como um todo.  Sim, a imagem do País saiu arranhada. Demanda um gerenciamento de crise.  Não acredito que as cenas de ontem vão afastar torcedores que vem pra Copa. Mesmo porque os "torcedores de Copa" tendem a ser corporativos e ninguém abre mão de pacotes de Copa do Mundo FIFA. Porém o que é de mais lastimável é ver a condição de ser humano inexistente nos atos que ganharam o mundo. 


Foram mais de 60 Capas nos principais jornais do Planeta. 


Sobre o Campeonato Brasileiro. A queda do Náutico ocorreu antes do Campeonato começar. A do Vasco idem. Ponte Preta fez a figuração que poderia ter caído ou ficado. O Fluminense deu o maior show de incompetência. Não pode um dos 5 maiores orçamentos ter sido desmontado durante o Campeonato. Não existe desculpa que faça o campeão do ano anterior ser vergonhosamente rebaixado. Não culpem o acaso. Não houve o menor gerenciamento do futebol. Foi vergonhoso. E mais uma vez o Fluminense contrariou a lógica. Mas desta vez a lógica, que sempre parece estar do outro lado, estava ao lado do Clube.


O Cruzeiro ganhou. Campeonato medíocre. Mas sobrou na competição. Merecido.


Grêmio na Libertadores. Pela décima quinta vez.


Botafogo pode perder a sua vaga na Libertadores sem jogar.

(Reforçando a frase "coisas que só acontecem ao Botafogo)

Deco desistiu de vez.(Carlos Queiróz havia avisado). Fred se lesionou. Ronaldinho Gaúcho se lesionou. Um centroavante gordinho fez um monte de gols. Montillo não jogou nada. Seedorf mesmo aposentado sabe jogar bola. Carlos Eduardo do Flamengo tem o melhor emprego do mundo. Ganha 550 mil reais por mês para ver jogo e nem precisa comentar. E um campeonato que o símbolo dos pontos corridos é o Paulo Baier, precisa de esforços de marketing para não ser a celebração da mediocridade.


Outra coisa que esportivamente ainda não sei se consigo concordar. O tal do critério de número de vitórias para desempate. Quem mais ganhou, pode ser também quem mais perdeu. Fere sim o critério esportivo. Antes que digam que não buscou o empate covardemente, bem em campeonatos de pontos corridos , onde a vitória vale 3 e o empate vale um, o empate por si só já é uma punição. Eu puniria o ZERO A ZERO.


Então um campeonato esquizofrênico, onde o cair para a Segundona e a vaga na Sul Americana pode ser apenas uma vitória e um empate, foi descoberta a fórmula. Não temos um campeonato com critérios esportivos. Temos um "bingo".

Onde a diferença entre o rebaixamento e a classificação para a Sul Americana pode se resumir a uma vitória e um empate.
O Bingão da CBF.
E ainda querem falar de bom senso....