quarta-feira, 27 de maio de 2009

Arquitetura - a arte que interage e fica

Fala-se do tal Ano da França no Brasil, mas, sinceramente tem um francês que é meio esquecido pelo poder público e ao mesmo tempo deixou, tão bem deixado, sua marca em nossa Cidade. Joseph Gire projetou o Hotel Glória, o Edifício A Noite na Praça na Mauá e o Copacabana Palace.

Ou seja merece uma placa, um nome de Rua, de Alameda...

Se os caras que criaram algumas aberrações arquitêtonicas no Rio tivessem se inspirado um pouquinho em seus projetos...tais aberrações não existiriam.

domingo, 24 de maio de 2009

Grand Prix Mônaco

Domingo foi dia de acordar sonolento e ver a F1 de Mônaco. Ok, hoje o brasileiro Helio Castro Neves ganhou a Indianapolis 500 milhas. Tudo bem, merece ser comemorado. Mas, com todo respeito, Indy parece coisa do interior. Provinciana. Então voltemos a assuntos mais cariocas e mais charmosos, como Mônaco. Dos poucos sonhos de criança, ganhar a corrida nas ruas do Principado eu ainda me lembro. Sempre uma festa. Então um pouco do melhor filme sobre corridas já feito. E tem mais de 40 anos. Ou seja, fora das pistas a tecnologia não superou uma bem contada história.
E as "rolleiflex" cantadas na bossanova parecem que datam o mundo de uma época que deve ter sido deliciosa de viver. E o filme ainda tem a Françoise Hardy com vinte aninhos. Anos 60.