sexta-feira, 27 de junho de 2008

Lei Seca no trânsito e os cariocas

Pesquisa do DataRio, publicada hoje pela Coluna Informe O Dia, mostra que a população carioca aprova a Lei que procura coibir o consumo de alcool e direção de veículos. E quem cria este sentimento de legitimar algo que parece contrariar o espírito do carioca? Os constantes acidentes. Quando envolvem jovens, acabam por assumir um tom ainda mais pesado. Vão para as primeiras páginas. Tem ampla cobertura dos noticiários. Criando terreno para a aprovação de tais medidas.

Foi aprovada a nova lei que prevê mais rigor contra o motorista que ingerir bebidas alcoólicas. Agora passa a considerar crime conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo. A punição para quem não cumprir a lei será considerada gravíssima e prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano, além de multa.

O Sr(a) concorda com esta lei?

SIM 53%

NAO 34%

NS/NQO 13%




Local:
Município do Rio de Janeiro
Período do Campo:
23 e 24 de junho de 2008
Amostra: 436 entrevistas
Representativa da população das áreas em estudo, elaborada por quotas proporcionais em função das variáveis significativas a saber:
-Sexo
Dados TSE
-Grupos de Idade
16-17, 18-24, 25-29, 30-39,40-49, 50 e +
-Localizacao Geográfica : Setores Censitários IBGE

Bicicletas do Cabral


O Governador Sérgio Cabral deve ter tido na infância o sonho de ser comissário de bordo da Varig. Como gosta de viajar. Não contei o número de viagens, deixo para que algum coleguinha da imprensa faça uma matéria, mas acredito que dê a média de uma viagem por mês.

Sem questionar a eficácia e eficiência de tais viagens, se as mesmas trazem algo para o Rio, ou se caracterizam num "fun tour", na sua recente passagem por Paris, o Governador deu uma de Collor e pedalou bicicletas . Disse que a idéia é ótima e vai trazer para o Rio.

Só para lembrar que as bicicletas em Paris não são unanimidade. Quem tem que dirigir por Paris, espragueja os ciclistas que ajudam a tornar mais lento o complicado trânsito das ruas parisienses.

Aqui no Rio, com nosso Verão constante, é duro de ver pessoas se deslocando para o trabalho com pedaladas, chegando molhadas de suor. (Ok, o Governador pode pensar em fazer vestiários para as pessoas tomarem banho e trocarem de roupa.) Mas o fato que explica bem é a matéria do jornal de Barcelona, "La Vanguardia" publicada hoje, veja o link

http://www.lavanguardia.es/lv24h2007/20080626/53488039627.html


O fato é que a matéria é clara: "Bicicletas - Transporte Público ou negócio?"

A matéria está em espanhol, vale ler, algumas cartas em catalão, mas por lá também se vê, que como no Rio, impor bicicletas como meio de transporte é sem propósito. Uma tentativa de ser moderninho e não respeitar características da cidade.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Desespero pela audiência

Nesta quarta o Fluminense faz o primeiro jogo de uma final de Libertadores. Na mesma data tem um jogo da Série B. A TV Globo de São Paulo deve exibir o jogo do Corinthians na Segundona.

Mesmo entendendo que o maior mercado de audiência publicitária é o de São Paulo, quando uma emissora resolve abrir mão do critério esportivo/jornalístico em função da busca desesperada pela audiência, ela acaba com aquela história do "padrão de qualidade" que a mesma emissora líder usa para criticar a teledramaturgia das outras emissoras.

Exibir um jogo da Segundona ao invés de uma final de Libertadores com um time do Brasil, mostra que a TV Globo abre mão do seu critério e do tão falado "padrão de Qualidade" quando lhe é interessante. O jornalismo e o departamento de esportes não falam nada com esta postura comercial de audiência a qualquer preço? Coloca então mulher pelada no horário que vai subir a audiência.