sábado, 17 de novembro de 2007

Oscar Niemeyer 100 anos


"Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein."

Oscar Niemeyer

Viva a Curva da mulher. Viva um gênio com um século de vida.

Obs:A casa de esquina ,Visconde de Albuquerque com a Lagoa-Barra, é um projeto do gênio. Seria um bom local para um Centro Cultural Niemeyer no Rio de Janeiro.

Alterações idiotas no tráfego


Existem alterações no tráfego que não tem como a lógica e o bom senso terem sido cogitados.

Só pode ser para agradar ou algum morador, ou alguma empresa que se interesse em tal traçado burro. Um traçado que prejudique o coletivo em função do particular.

Podemos citar claramente dois trajetos que se foram traçados sem má intenção para agradar alguém, com certeza foi pensado por algum imbecil. Se foi feito com o intuito de atender, ainda sim quem fez foi um imbecil. Um imbecil bem mandado, talvez bem agraciado, mas ainda sim um imbecil.

Caminho idiota número 1

Retorno criado na Barra, próximo ao Shopping Barra Point. O intuito era atender os moradores do Jardim Oceânico, que pouco serviu, mas conseguiu criar engarrafamentos no Itanhangá e na entrada da Barra. Palmas para o gênio. Merece apurar o responsável e garantir que o mesmo nunca mais obtenha um novo mandato. Ou proibir o mesmo de cogitar ou legislar sobre tráfego.

Caminho idiota número 2

Vindo da Barra, para ir a Gávea, o fechamento da rua na saída do Tunel, com o intuito de atender meia dúzia de moradores é um absurdo. Faz com que o deslocamento da Barra para a Gávea seja ampliado em 40 minutos. Isto mesmo, na hora de rush, traçar um caminho que fica 40 minutos mais distante. Eu não entendo como moradores da Barra, que estudem na PUC não se mobilizem para tirar aquela arbitrariedade do fechamento.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Rio, eterno


Sem dúvida os anos 50, devem ter sido uma bela época. Euforia do pós guerra, big bands, dignidade masculina e outros valores interessantes que ficaram pelo meio do caminho. Com um dia em preto e branco, ou melhor, um dia com chuva, o Rio fica terno e eterno. Candidamente em preto e branco. Esta foto do Copa, da Pérgula, mostra que em alguns lugares o tempo ainda não passou. Neste caso, ainda bem.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Pequenas Observações quase insólitas 2



A escadaria do prédio que abriga o Instituto Benjamin Constant ,de apoio aos deficientes visuais, é insólita pela sua atual proposição de um Instituto para pessoas com problemas visuais.
Bem ali na Urca, um belo prédio. Com uma gigantesca escadaria plantada na sua entrada. Um exemplo de difícil acessibilidade.
Por mais que digam que existe uma entrada lateral...

Pequenas Observações quase insólitas 1



A Escola Anne Frank, na Rua Pinheiro Machado, em Laranjeiras, fica exatamente em frente ao...
Consulado alemão. Bem, não é necessário lembrar a história de Anne Frank.


Parece ou gafe ou provocação.

Esquentando os tamborins


Gracyanne Barbosa, a escolhida pela Estação Primeira, é maravilhosa.

Mas... ano passado saiu no Salgueiro.

Este ano vai vibrar com a Mangueira. Nenhum trocadilho.

Acho estranho. Antigamente as pessoas deveriam ter uma identidade com a Escola de Samba.

Mas, independente da Escola que ela for desfilar em 2008 ou 2009, merece “Dez. Nota Dez”

Brasil - Recordista mundial em casos de lepra

As manchetes comentam que menino morto em Nova Iguaçu não teve dengue. Teve leptospirose. Quase como se na entrelinha estivesse escrito, “ah, bom não foi dengue não”. Uma criança de 8 anos morrer por uma doença ligada a falta de saneamento no século XXI é tão envergonhante quanto morrer por causa de um mosquito.

E o que me surpreende é que ninguém noticie uma mazela envergonhante.

O Brasil é o líder mundial em casos de hanseníase. A popular Lepra. Enquanto no mundo inteiro a lepra caminha para se extinguir, no Brasil ela se alastra. Silenciosamente pois a imprensa não noticia.

Aqui do nosso lado, na Baixada Fluminense, estima-se 1 caso por mil pessoas. O que se configuraria em um dos maiores percentuais da doença no mundo e um quadro de epidemia. Um caso de descaso com a população.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Mas que nada

Fico feliz de ver Sérgio Mendes "descoberto" pelas novas gerações. Eu, desde criança, ouço e considero o mesmo um gênio do porte dos grandes gênios musicais. Esta canção tem o melhor piano da mpb, pop, jazz fusion.Que groove!
Esta é a versão original, sem o Black Eyed Peas. É Sergio Mendes e Brasil 66.

Me lembro do LP do Brasil 66. Me lembro exatamente do LP do Benjor com esta música. Capa branca escrito "10 anos depois". Era logo a primeira faixa. Tinha "Por causa de você e Chove Chuva..." acho que era um medley.
E eu muito criança, cuidadosamente colocando a agulha e o braço do LP Player nestas bolachas pretas de vinil. Era uma aventura. Eu tinha que contar com a precisão e uma destreza para não ferir os discos. Me sentia um adulto mexendo naquela "vitrola" profissional de meu pai.




Um clássico carioca


No Cervantes conhecemos algumas coisas clássicas do Rio de Janeiro. Os sanduiches, o chopp em pé e, em geral, Fausto Fawcett por ali procurando a Katia Flavia perdida. Porém um dos fatos mais clássicos do Cervantes é sua placa:
"A retirada do abacaxi não implica na redução do preço do sanduíche"
Para os não iniciados em Copacabana, afinal o único Cervantes verdadeiro sempre será o plantado na Barata Ribeiro, quase esquina com Prado Júnior, todos os sandubas do Cervantes vem com abacaxi. Quer você queira ou não.

Bar Cervantes
Rua Barata Ribeiro, 7
Copacabana
2275-6147

foto do blog "Garfada"

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Mais um da série eu odeio a Net Virtua



Interessante como ainda conseguimos ter bom humor sendo sacaneados por uma empresa...

O mundo é cada vez menos dos Nets

Não é implicância minha.
A agência que faz a campanha da Net se nega a fazer publicidade, de cuidar da comunicação de cigarros e bebidas alcoolicas destiladas. Mas não se importa em vender "drogas"?
Veja esta brincadeira que alguém fez.
Muito boa.

A pior em atendimento



Faz total sentido a Net usar um "russo" Pré Gorbachov em sua campanha publicitária.
A empresa é um dinossauro.
A sua ineficácia e ineficiencia remontam ao tempo de excesso de entulho estatal. Quando as empresas não se preocupavam com clientes pela inexistência de uma economia de mercado.

E a Net, mesmo sendo uma empresa com o objetivo de lucro e de conquistar clientes, é uma das piores empresas em atendimento e prestação de serviços.
A Net deveria ser uma empresa de ponta. Mas se comporta péssimamente.

Quer um exemplo ilustrativo.

Você liga e pedem
-"Digite seu código Net composto por treze números.
"
Sabe o motivo?
Para eles ganharem mais tempo.

Este código que você vai digitar em nada serve. Ele não entra no sistema.

Se você nada digitar e esperar, dá no mesmo.


A Net é a empresa que se comporta como uma "espertalhona". Merece um blog só para ela. Para falar mal, é claro. Alguns links de clientes também insatisfeitos:

http://notacoberta.tipos.com.br/arquivo/2007/08/23/eu-odeio-a-net

http://novo-mundo.org/log/2007/03/14/nao-assine-net-virtua-e-uma-enganacao/


http://br.br101.org/002156.html?page=7&from=10&comments_per_page=10

Apagão elétrico


A marca criada pelo diretor de arte Hamilton Azeredo esta aí. Depois não venham dizer. "O Governo não sabia da possibilidade" Como fez Governo FHC com seu apagão. Como fez Lula com seu apagão aéreo. Se nós sabemos que o Apagão Elétrico é uma possibilidade, não se vê nada para mudar. Apagão 2010 vem aí. Não é agouro ou boca de sapo. Está na hora da imprensa começar a fazer matérias sobre o assunto.

Petróleo Populista

Cena 1 -
A crise do desabastecimento do gás vem para as primeiras páginas.
O Governo incentivou o uso, as conversões dos veículos e agora deixa o consumidor/cidadão na mão.
Depois do Evo Morales ter passado a mão na bunda e em nome de uma boa vizinhança o Governo brasileiro ter suavizado. Na gíria popular, seria ter "arregado".

Cena 2 -
Procuram alguma desculpa populista urgente.
Se lembram dos Campo de Petróleo em fase de busca.
Falam:
"-Vamos usar este para esconder a crise do gás"

Cena 3-
Ministra Dilma vem e comunica a existência do Campo.
Mas esquece de dizer:
Este campo já era conhecido a sua suposta existência faz um tempo.
A possibilidade de vir a explora-lo é onerosa.

Ou seja, somos brasileiros.
Queremos mais petróleo sim.
Mas cansa ver um Governo de origem popular fazendo medidas populistas.

Frase

"Existe uma grande diferença entre ser o Rei dos Palhaços e o Palhaço dos Reis"

Millor Fernandes