sábado, 19 de janeiro de 2013

Sábado matinal

Ideal para começar o sábado. Ao ar livre. Independente do clima lá fora. Quente ou frio, vale o ar da rua.   

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Vinhas da Ira? Ou Oliveiras da Vaidade?

Em geral acreditamos que os Países defendem suas uvas com o ardor da paixão. Negativo. A verdadeira paixão de um povo é o seu azeite. Sua Oliva. Sua oliveira. Exemplo: pegue um grego, um italiano, um espanhol e um português. Pergunte a cada um deles qual o melhor azeite...
Some people believe that grapes are "the true pride of a country" actually are the olives. Ask a Portuguese, Italian, Spanish or Greek what is the best olive oil...

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Setor de Feiras e os novos paradigmas

"Certos ódios honram mais que a solidariedade." Alvaro Lins

Abri este post com uma frase do Mencken brasileiro, Alvaro Lins.
Eu não entro no mérito se o jornalista Claudio Humberto foi usado como "boca de aluguel" ou acredita no que escreveu. Mas como homem de marketing digo: insano. O Mundo vem mudando. O segmento de Feiras, em todos os setores no Mundo, se repensa. Após a chegada diversos adventos tecnológicos de informação e a ampliação da plataforma de usuários finais com acesso a internet, temos um novo mundo. E a Embratur, com um trabalho vigoroso e virtuoso, procura o caminho certo deste Mundo Novo.

Não é "puxa saquismo" com a gestão Presidente da Embratur, Flavio Dino. Nem corporativismo. Nem alinhamento partidário ou político. Mas uma defesa coerente de quem pensa exatamente desta forma. É a coerência e o marketing que me fazem abrir este espaço.

Quanto ao que o Claudio Humberto disse, bem, o histórico do jornalista fala por si só. Mas querer antecipar um processo eleitoral atacando sem coerência um trabalho sério, não parece um ataque inteligente. Só aglutina mais em torno do nome do Flavio Dino.

Resposta de Flavio Dino ao Claudio Humberto:

“A EMBRATUR não diminuiu a presença do Brasil no mundo. Ao contrário, aumentamos o número de notícias, de ações e de eventos. Em 2012 realizamos uma atividade internacional POR DIA útil, atingindo todos os mercados prioritários. Prova da eficiência dessas ações está no fato de que em 2012 obtivemos os melhores números do turismo internacional da nossa história, no tocante aos 3 indicadores mais importantes: ingresso de turistas; ingresso de divisas e realização de eventos internacionais
Sobre a participação em feiras internacionais – um dos instrumentos de ação dos órgãos de promoção turística internacional – reduziremos em 2013 a presença em alguns eventos de baixa produtividade para priorizar eventos próprios do Brasil, a exemplo dos seminários GOAL TO BRASIL e das atividades que realizaremos na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude. Algumas feiras internacionais perderam a importância que tiveram outrora, por mudanças de mercado e pelo crescente uso da internet. Vários países têm revisto sua participação em feiras, como França e Chile, entre outros.
Uma gestão eficiente e responsável não pode se manter presa aos paradigmas do passado, desperdiçando recursos públicos, apenas para agradar algumas poucas empresas.
Em 2013 vamos superar os recordes de 2012, confirmando a trajetória virtuosa do turismo no Brasil.
Sobre inverdades e agressões veiculadas em comentários derivados da cena eleitoral maranhense, prefiro nada dizer. Os fatos falam por si. No momento próprio, ou seja na campanha eleitoral de 2014, faremos os debates necessários, quando apresentarei indicadores do meu desempenho de funções nos TRÊS PODERES, em mais de 20 anos como servidor público”.