sábado, 23 de outubro de 2010

Eu gosto da Urca





















Hoje dei um pulo na Urca. Checagem de amostra de um job. Inevitavelmente me lembrei de um monte de coisas boas. Ali eu matava aula, desenhava, lia, escrevia e ainda jogava futebol na praia, quando futebol na Praia era chamado de "futebol de areia". Muito antes da globalização do Beach Soccer, com a inimaginável chancela FIFA. Pois bem, um dos passeios altamente recomendáveis, uma caminhada por algumas ruas da Urca. Para aqueles que gostam de turistar pelo Rio - até mesmo sendo cariocas - o equivalente ao "gourmet" do turista, gente que aprecia um roteiro diferente, tem sensibilidade, sem demandar algo absurdamente não convencional,bizarro ou pretensamente sofisticado. Apenas mais bem pensado e com leveza.
Sobre a Urca, ela, assim como eu, não mudou nada desde que eu me entendo por gente. Continuo usando All Star, ouvindo Ramones e Clash. Nem vejo o tempo passar.
Este post vai parar lá no blog Careeuk UK Rio, com um roteiro sugerido para "Urca a pé" e um mapinha devidamente bem feito.

domingo, 17 de outubro de 2010

Vá ao Engenhão, mas não me chame

Nos anos 80/90 tinha uma camiseta "Vá ao Teatro". O pessoal do Casseta&Planeta, na época eles eram engraçados-acredite, fez a paródia: "Vá ao Teatro, mas não me chame". Hoje o Engenhão desperta este mesmo sentimento. Vá, mas não me chame.
Não o culpe. O Estádio não é ruim.

Vi jogos de futebol em diversas partes do planeta. E volto a repetir. O Engenhão é um bom estádio, assim como Maria Rita é uma boa cantora, apenas são desprovidos de alma.

Já tive camarote no Maracanã, era um suplício para conseguir atender as demandas e os pedidos. No Engenhão, parece fácil. O carioca prefere ver em casa o jogo. Fiquei pensando nos motivos. O que faz o carioca amar o ir ao Maraca e desprezar o Estádio que a prefeitura cedeu com carinho ao Botafogo.

O Estádio não é ruim. A localização é próxima de toda a Cidade. Mas ainda assim o carioca não gosta. Nada muito difícil de entender quando se vê que não "venderam" o estádio para Cidade. Nem no "gueto" botafoguense, que amava o Caio Martins, em Niterói, com a intensidade de um botafoguense-poucas coisas no mundo podem ser tão intensas quanto um botafoguense. Eles tem a idiotia da paixão extremada e caricata, mas até para eles, que atravessavam a Ponte com o amor de um corno ouvinte de música sertaneja, até para eles, parece que o Engenhão não empolga.

Sugiro que a FFERJ(Federação de Futebol do Rio de Janeiro) urgentemente se reúna com a Prefeitura, com o Botafogo e com o Governo Estadual para fazer uma campanha gigante sobre o hábito de ir ao Engenhão. Não vai pegar do dia para noite. Nem deve ser algo similar a um estupro. Mas aos poucos vender o Estádio para os cariocas. Fazer com que os cariocas se sintam em casa no Estádio. Fazer com que seja um programa. Dinamizar as areas externas, combinar com as pessoas em um "novo Belini", e o mais simples sinalizar a Cidade para as pessoas verem como o Estádio é próximo, é fácil e sobretudo, que ele é carioca.