sexta-feira, 19 de julho de 2013

Manifestações

Pense uma coisa: De sopetão tudo o que você acredita pode ruir. Sim, as manifestações recentes das ruas mostraram um novo paradigma. O qual a atual classe política, distante do povo, por ler apenas o que quer ler nas pesquisas, esquecendo a entrelinha, esquecendo o contato popular, pois bem, este político alçado a categoria de pop star, onde um staff de cabos eleitorais funcionam como um voto indireto, este político que ao ser eleito se comportou como um “novo rico do ego”, este mundo do Centro Social, óbulo, cabo eleitoral, influenciador de voto...este esquema vicioso, simplório pode estar para acabar...

O povo foi pra rua. Cantou o hino. Protestou. Ganhou a Copa. Comemorou. E continuou protestando. Viu como já mudou? Não basta mais o pão e circo. Tem que ter pão, circo e algo mais. O Brasil ganhou um Torneio com autoridade sobre o time mais badalado. Se em momentos anteriores isto bastava e o povo estava silenciado. Agora se pediu algo mais.  O algo mais  é Transparência.

Então alegar que os vândalos pertencem a este ou aquele grupo político é um erro. Já dá para categorizar o tipo de os tipos de “vândalos”.

Revoltado Politizado Ataca prédios públicos e instituições que representem opressão ou poder econômico. São difusos de serem identifiados, pois trabalham com emoção. Podem estar vestidos como quem saiu do estágio. Não costumam a ter figurino pré definido.
Grau de perigo para a sociedade: Baixo.

Revoltado sem causa Ataca prédios públicos, privados, conflita com a polícia. A manifestação é válvula de escape. Como um futebol. Podem estar agrupados em ordem ou lobos solitários que se agrupam, sem uma hierarquia pré definida. São facilmente identificáveis nas manifestações.
Grau de perigo para a sociedade: Médio.

Vândalo Pragmático O objetivo do caos é estabelecido.Pode ser para desmobilizar. Pode ser plantado, não por este ou aquele governo, mas sim de forma orgânica pela atual estrutura de poder com o objetivo de auto preservação por não conseguir compreender o momento atual. Em geral estão organizados. Tem alguma hierarquia. São facilmente identificáveis. Incluindo figurino antes mesmo de cobrirem rostos. Podem sim estar sendo fomentados por grupos oportunistas. Podem ser que acreditem numa ideologia extremada e estejam sendo usados por aqueles que precisam deles para ter um tempo para pensar e tentar compreender o momento.
Grau de perigo para a sociedade: Altíssimo.

Saquedor Nada mais do que um ladrão. Aproveitando o momento de inquietação, se aproveita. Não tem causa política ou motivação mobilizatória. Aliado a válvula de escape, baixo freio moral, é ladrão. Tal qual a frase, ocasião faz o ladrão.
Grau de perigo para a sociedade: Médio/Alto