sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Beleza chinesa


No filme "Red Corner", por favor não me pergunte o título em português, tem uma chinesinha linda. Ela morre no começo e inicia a trama. Em tempos de tanto se falar bem de um País mais degradador do meio ambiente que os Estados Unidos, mais totalitário que as "democracias africanas", porém ninguém nunca pensou em invadir o mesmo para fazer valer os direitos das pessoas livres, bem, deixemos a China dominar mundo. Começando pelo quadro de medalhas. Por muito menos o Iraque foi invadido e saqueado, Cuba sofre sanções, enquanto a China é carinhosamente observada e aplaudida. Parceiros comerciais são parceiros comerciais. Business.
Uma nação que lançou o novo sistema econômico, o capitalismo estatal.
Mas, hoje é dia de falar bem dos chineses.
Então duas referências de China.
A cancão do David Bowie e a chinesinha linda que abriu este post.
Viva a China.


Estocolmo é aqui


Bastaram 15 minutos devorando um sanduíche no BarraShopping para ter a impressão que eu estava na Suécia.
Em cerca de 15 minutos, 48 mulheres de cabelos tingidos de louro passaram. 
Coisas da Barra da Tijuca. Provavelmente o local que mais se vende descolorante de cabelo.
As mais jovens e produzidas ficam parecendo clones semi-drag queens da Mariah Carey ou Daniele Winits-que para mim são a mesma pessoa. As mais idosas ficam a cara da Dercy. As de cabelo curto, parecem o "cantor" Belo. 
Local estranho esta tal de Barra da Tijuca.


terça-feira, 5 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos - abertura na sexta, estréia na quarta


Desde criança sempre achei que cerimônia de abertura de Jogos Olímpicos é uma festa mais cafona que um aniversário no Edifício Chopin, um churrasco em Niterói ou um casamento com recepção em casa de festas no Alto da Boa Vista.

Apesar de ter a certeza que Jogos Olímpicos se resumem apenas em dois esportes –natação e atletismo, o resto é o resto, com todo respeito aos praticantes de badmington, tênis de mesa(desde quando tênis de mesa pode ser esporte? É tão esporte quanto jogar master ou totó- coisa de se fazer em Teresópolis em dia de chuva), mas mesmo tendo a minha certeza que Jogos Olímpicos só valem pelo atletismo e natação, o resto é para compor o quadro de medalhas. E esportes interessantes como boxe, tenis e os coletivos como futebol e basquete, tem seus campeonatos mundiais. Mas houve um tempo que havia a disputa dos Estados Unidos e seus aliados contra o comunismo, hoje é menos ideologia e mais business mesmo. Se bem que os chineses fizeram esta Olimpíada para ganhar o primeiro lugar no quadro de medalhas. Mas desde quando a China se importa com ideologia? Eles conseguiram transformar o comunismo no maior exemplo de capitalismo desenfreado do século XXI. Com a bênção de Mao.

Porém a atleta que merece o destaque é uma verdadeira musa : Marta. Joga com amor, com talento e com a vontade. Coisa que a gente deixou de ver nos gramados. Mesmo sabendo que uma medalha olímpica não resolve a péssima situação do futebol feminino, sem os apoios dos patrocínios, em especial os patrocínios estatais, que ninguém aufere com cuidado que o dinheiro público é envolvido nesta gastança em prol, mais de dirigentes que dos esportistas ou do esporte, e completamente esquecido pela CBF. Já decidi : vou concentrar minha torcida na medalha das meninas do futebol. Que elas tenham muita sorte as 6 da matina no jogo de estréia contra a poderosa e estruturada Alemanha. Apenas uma estréia, mas que de Pequim elas tragam o ouro. Se for escolher apenas uma medalha de ouro, que seja a delas.

Robert Scheidt, galera do vôlei, Thiago Pereira, Ronaldinho Gaúcho e Rodrigo Pessoa façam a sua parte. Tragam o ouro. Torcer mesmo, eu só vou torcer pela Marta e suas companheiras.

Viva a Marta!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Pesquisa Informe O Dia - Confrontamento





A Coluna Informe O Dia deu em primeira mão esta pesquisa. Foi bem divulgada no restante da imprensa.
Repetimos aqui.


Pergunta 1

Para conter a atual onda de violência, o Governo do Estado do Rio de Janeiro adotou a chamada política do enfrentamento, dentre estas alternativas, qual que o(a) Senhor(a) acredita que melhor define o que o(a)Senhor(a) pensa desta atitude de enfrentamento.





Sou favorável - é assim mesmo, sei que
pode causar mortes de inocentes,
é o preço da guerra contra a violência 14%


Sou favorável- tem que enfrentar bandido
mas desde que não coloque
em risco inocentes e população 35%

Sou contra. Coloca todo mundo em risco. 24%

Sou contra. Violência só gera mais violência 09%


Não sabe/
Não quis opinar 18%






Objetivo:
Levantar junto a eleitores da área de estudo a percepção
sobre a segurança da Cidade e a política de segurança adotada

Local:
Município do Rio de Janeiro
Período do Campo:
22 e 23 de julho
Universo:
A pesquisa foi realizada junto a eleitores com 16 anos ou mais da área de estudo
Amostra:
Representativa da população das áreas em estudo, elaborada
por quotas proporcionais em função das variáveis significativas a saber:

-Sexo
Dados TSE
-Grupos de Idade
16-17, 18-24, 25-29, 30-39,40-49, 50 e +

-Localizacao Geográfica : Setores Censitários IBGE

Post pessoal

Confesso coisas inconfessáveis, como assumir que detesto os Beatles. Desperta uma ira sectária em um tipo gente. Gente intensa e chata. Aqueles que levam os mesmos quase como uma religião. Mas, minha filha me ensinou a conseguir ouvir algumas músicas. E esta "In my life" entra agora neste grupo de músicas dos 4 Chatos de Liverpool, as quais eu ouço. E continuando as confissões, eu até gosto. Deve ser a idade.

Sempre acreditei que conseguir ouvir os Beatles é como conseguir ouvir a "Voz do Brasil" Em Brasília 19 horas. Coisas que significam : você ficou velho. Ou chato.

domingo, 3 de agosto de 2008

Algumas leituras sobre o mesmo tema









Acredito piamente que apenas imbecis não gostam também de dias nublados. De dias em "greyscale", (aliás nunca entendi como "grayscale" e "greyscale" são consideradas graficamente corretas).  Mas um post em homenagem a um domingo delicioso em cinza. Viva os dias nublados. Assim como viva os dias de sol. Desde que se viva, efetivamente.