sábado, 4 de abril de 2009

Post poético


Sabe quem veio me dar um beijo na janela?
 Foi o Outono com cara de Primavera.

Estilo twitter. Foto matinal de sábado sonolento como um domingo.

Uma cidade tão próxima do Rio e tão distante


Niterói fica ao lado do Rio. Uma ponte. Pouco mais de 13 km de distância física e uma distância enorme em comportamento. Se bem que, pensando com calma, Niterói fica muito próximo da Barra da Tijuca.  Não necessariamente em quilometragem.
O niteroiense tem sua fidalguia interiorana mantida. Eles foram a "Capital do Interior" por muito tempo. E tem coisas que não se muda por decreto. Niterói nunca se comportou como "um bairro do Rio", o que é um mérito. Niterói sempre foi a Cidade que influenciava o interior fluminense. Era a Cidade importante que espelhava Campos dos Goytacazes.  Até diferente o niteroiense fala. Sim, menos de 20 km de distância e eles falam diferente. Ninguém vai na casa "DO" fulano, em Niterói se vai na casa "DE" fulano. Um mérito de resistência. Parabéns a Niterói que se mantém preservada e não se curvou ao cosmopolitismo de estar ao lado de uma Cidade como o Rio de Janeiro.

Outro dia, conversando com um amigo, que traduz bem este espírito niteroiense, ele falou em tom de vaticínio: "...O Kone(esta temakeria que é sucesso em todo o Rio) não deu certo em Niterói. Nós somos muito chegados a um bom atendimento. E eles deixam a desejar. E em frente abriu uma temakeria de um cara de Niterói, que capricham no atendimento. Sabem quem você é, não falta nada..."
Parei e pensei naquela frase do Drummond que no interior ninguém se incomoda com a fama, pois todo mundo é conhecido. Talvez para a classe média e enricados de Niterói ser considerado um a mais de um restaurante de gente do Leblon era muito desagradável. Melhor ser o "escolhido" do restaurante do amigo niteroiense.
Interessante analisar o comportamento de uma Cidade tão perto do Rio em quilômetros e tão diferente em hábitos e atitudes. Nada de errado em ser como é. 
Viva Niterói, que tem uma bela praia, Itacoatiara. 
E tem também uma maravilhosa vista do Rio de Janeiro.

Adoro esta foto. Quase todas as montanhas do Rio, vistas de Niterói.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Postais pessoais








Duas fotos de um Rio escondido,(ou seria não percebido?)
até para os mais cariocas. 
Fotos de celular.
Pela manhã uma rua de nossa Sintra, o Alto da Boa Vista- Rua Ferreira de Almeida. 
Parece tudo, inclusive o Rio de Janeiro. E da Senador Eusébio, no Flamengo, a Igreja da Santíssima Trindade acesa. 
Viva o Rio de Janeiro fotografado sem sair do carro.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ronaldinho Gaúcho e Marat Safin

Quando eu vejo caras super talentosos, verdadeiros fora de série. Pessoas que poderiam escrever a história. Ficar na galeria dos mitos, porém acabaram apenas sendo grandes personalidades. Com menção e mérito. Mas abriram mão, por algum motivo, da "glória eterna" dos mitos.
 
Respeito os motivos. 
Ser mito é trabalhoso. 
Deixa um pouco prazeres da vida terrena. Afinal, Deuses habitam o Olimpo. Melhor parar por aqui antes que comece a escrever algo "pélasaco" ou acabe no limiar da "pieguice" como um "Armando Nogueira" ou "Pedro Bial". Que viam poesia no futebol do Bobô. Devemos ter critério até para as emoções.

No futebol brasileiro poderíamos fazer uma lista de talentosos que não foram ou não quiseram ir além. 

Marat Safin e Ronaldinho Gaúcho são testados e aprovados como gênios. Não se tornaram mitos. Os dois poderiam ter sido. Eu não tenho dúvidas. Mas não foram. Ou não quiseram ser.

Esta jogada do Safin é antológica. E ele tem várias destas. 

Rio de Janeiro - pequenos tesouros escondidos


Um churrasco com crianças no Humaitá. Olho de um lugar, escanteado pela piscina, e observo esta "vila" escondida. Com o celular uma foto que mostra que o Rio tem várias cidades dentro dele mesmo. 
Não parece Rio de Janeiro, mas é.

Viva o Rio de Janeiro a dezembro.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Diálogos insólitos

Diálogo insólito 1

Cenário, proximidades da Assembléia Legislativa
Manifestantes:
-Secretário, temos algumas reinvidicações...Somos profissionais da área de saúde, lotados no...
Careca: (Cortando sem mais delongas e abrindo caminho entre os mesmos)
-Desculpe decepcionar, mas eu não sou o Secretário de Saúde.
Um dos manifestantes: (Brigando entre si)
-Viu seu burro, falei que ele era o Secretário municipal de transporte, que ele não era o Sérgio Côrtes, falei que ele era o Alexandre Sansão, falei...
Careca:
-Novamente continuo decepcionando vocês, com licença.

Moral da história : careca é tudo igual.


Diálogo insólito 2 , recado na secretária eletrônica:
-"Cara, a Argentina se deu mal. Subiu o Morro e levou de seis da Bolívia. De SEEEIIIIIS. Não é primeiro de Abril, a Argentina levou de SEIXXXXX (com o melhor carioquismo). Ahá, foram na Bolívia e se deram mal. O mundo está feliz. A Argentina é o Vasco do mundo."

terça-feira, 31 de março de 2009

Chico e Tom



Anos Dourados. Uma pérola do Chico e Tom.
Tanto Mar, na versão original em homenagem ao 25 de Abril em Portugal. Depois Chico "murchou" a letra. Mas esta versão é uma raridade. Bendito youtube.

45 anos do Golpe de 64

Não vou chamar a ditadura brasileira de "ditabranda". Claro que comparando com as ditaduras instaladas e instauradas em nossos "hermanos" como na Argentina e Chile, digamos que os militares brasileiros foram quase Madre Tereza de Calcutá. Ok que alguns amigos que processam o Estado não gostam desta colocação. E parece leviana com mortes e prisões. Mas os númeors comparando com Argentina e Chile estão aí. Odeio distorção de fatos.Apenas uma opinião sincera e equilibrada.  Sei que opiniões equilibradas  e sensatas não são as mais populares. 

Mas ainda assim, supressão de direitos não se justifica. Agradeço por viver hoje numa democracia. Onde a gente vai depurando e melhorando.
Hoje a dita "Redentora" faz 45 anos. Como as pessoas tem a fixação em datas terminadas em 0 e 5, nada por comemorar, mas resolvi citar.