sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Post Musical 2

Dizem que os posts tem razão, ainda que não expressas. Este deve ter alguma. Eu é que não entendi.

Viva. Delícia.





Post Musical de sexta

Esta música é tão típica, que parece uma "releitura" de algo 60's, porém feita hoje em dia. Mas não é. Coqueiro Verde é de Roberto e Erasmo, lá em algum momento depois da Jovem Guarda e antes de Detalhes.
"Eu voumembora,
Vou ler meu Pasquim
Se ela chega e não me vê
Ela sai correndo atrás de mim..."

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Candelária - a Igreja de costas para a cidade

Igreja da Candelária - fundos
A gente passa por ela e nem nota, mas a Candelária fica de costas para a Avenida Presidente Vargas. Sim, ela foi construída de frente para o mar. O que é um espetáculo. Aliás deveria ser. Hoje é apenas uma bela Igreja de costas para a Cidade. Eu vou votar no Prefeito Megalômano que prometer a grande obra "Girar a Igreja". Parece coisa de filme de ficção científica, mas não é. Já teve projeto sobre isto. E quem me contou pela primeira vez, foi um amigo arquiteto e saudoso. Se saísse um projeto megalômano destes,de "rotacionar 180 graus uma super estrutura destas" com certeza dava um programa especial, com exibição garantida nas TVs laricas(Discovery, History Channel e similares)e engenheiros, nerds(redundância?) e turma da larica iriam ficar ligados (ou chapados) vendo o programa.

Beleza do Rio

O Rio de Janeiro tem uma beleza natural. E natural aqui não se aplica a palavra oriunda da natureza, mas de beleza quase que banalizada. A gente esbarra com cartão postal sem se dar conta. Indo e vindo hoje, tirei estas fotos pelo celular de dentro do carro. Ouvi pelo rádio que em São Paulo chovia. Aqui no Rio, 39 graus. E nada de chuva. Ao menos por enquanto.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Cinema Argentino no Oscar


Existem coisas que não tem explicação, mas existem as que tem. Exemplos?  Comparação entre Tenis e Cinema. Brasil com Argentina.  Nós fizemos um ídolo no tênis. O Guga Kurten. E não conseguimos formar uma geração de campeões que poderíamos ter feito. Ao contrário dos "hermanos". Cinema, ok, fizemos "Cidade de Deus", mas não conseguimos fazer algo que saia do binômio de violência e pobreza. Não fizemos um bom filme urbano sem violência no meio. Um filme de roteiro. Filme de você dizer "que história bem contada". Parecem que na busca pela estética, nossos filmes acabam virando direção de arte, ou mera reprodução do que se vê na Tv.Quase que um "Zorra Total" gigante.
A Argentina, nos últimos anos nos brindou com filmes deliciosos : Nove Rainhas e O Filho da Noiva . Agora, Campanella, além de ser indicado ao Oscar, coloca mais um excelente filme na rua. Todas as vezes que pensei em ver não foi possível. Agora eu vou poder ver em tela grande o "oscariado" O Segredo dos seus olhos. Ok, não é um filme chato com alguma "sapatão holandesa" como Hollywood adora premiar o "Melhor filme estrangeiro", mas quem sabe? Ainda não vi, mas sei que se ganhar o Oscar, será merecido.

Post Pretenso poético

Fazia tempo que não mordia chocolate com os dentes.
Chocolate amargo. Que se anote.
Se bem me lembro,
em Praga a vez da última vez.


Camera em Praga. Para entrar no clima.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Casa da Moeda

Um pequeno engarrafamento em frente a antiga Casa da Moeda, hoje Arquivo Nacional, me fez lembrar de uma deliciosa lenda sobre trocas de projetos. O Palacio Governamental de Santiago do Chile, o "La Moneda" havia sido trocado com o Projeto de nossa antiga "Casa da Moeda" num navio que vinha da Europa com os dois projetos. Passei anos de estudo ali, ao lado, na UFRJ - Direito e já conhecia esta lenda. E sabia que era infundada. Já que os dois palácios são de épocas distintas. As lendas podem ser mais deliciosas que a crua verdade. Mas viva a verdade. Não houve troca de projeto.
Agora uma verdade: O Arquivo Nacional está muito, mas muito mais, bem cuidado que nos meus tempos de UFRJ.