sábado, 3 de outubro de 2009

Música boa

Orgulho de ter uma filha que ainda criança gosta do que é bom. Ouvindo com ela. Escolhido por ela a trilha do sábado. Agora é almoçar e ir curtir a Lagoa num sábado nublado.

Jogos Olímpicos - Collor, FHC e Lula



Eu tive uma proximidade dos Jogos Olímpicos de Brasília 2000. Conferi a prepotência audaz dos despreparados - sim, despraparados audazes são um perigo. Ousadia sem conhecimento não é coragem. É imbecilidade. Basta dizer que prometiam fazer tenis de mesa ao ar livre e incluiram 4 cartas que falavam mal da Cidade. Sim não sabiam ler francês e alemão. Acharam chique duas cartas em francês e alemão.As cartas descascavam o Projeto de Brasília 2000.Pouco elogiosas não seria o termo. Uma delas falava que Brasília não tinha condições mínimas.  Eles colocaram as cartas na pasta. Colocaram com orgulho. Assim como a trajetória de Collor, ninguém se lembra desta tentativa de Brasília sediar os Jogos, capitaneada pelo Paulo Otávio. 

Aí veio Rio 2004. Uma aventura. Nosso projeto era bem pior que o de Buenos Aires. Mas , como o atual, também apelava para o emocional. Eu participei. Fiz roteiros. Criei anúncios. Participei de grupos de pesquisa. Era nucleado em torno do Ronaldo Cesar Coelho. Mas o projeto carecia de muita coisa. Em especial de carisma e coragem. Ficou pelo caminho. FHC não conseguiu aglutinar o Terceiro Mundo a sua volta. E Nuzman sozinho é apenas um cartola.

Rio 2016. Parece que aprendemos. Lula foi capaz de usar seu carisma pessoal. Sim é uma liderança caricata. Mas foi desta forma que nos incluímos no cenário mundial. Um operário. Uma liderança popular. Se não tem o saber bacheralado, despertou o interesse mundial pela sua trajetória. Ponto de quem soube aproveitar o clima de "lei de cotas" do Mundo. Soube somar a sua emoção a um projeto técnico. Que se não era o melhor, na soma das circusntâncias e carisma, o Rio de Janeiro ganhou. Os Jogos Olímpicos do Rio tem sim um padrinho. Goste ou não dele, favor colocar na conta o nome do responsável direto: Presidente Lula.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Jornal Nacional - 02 de Outubro 2009

Confesso. Não chorei na morte do Senna. Não chorei na morte do Tancredo. Não chorei na morte de Lady Di. Não chorei na morte de George Harrison e em nenhum outro fim do JN em tom emocional. Sempre achei piegas. O critério jornalístico trocado pelo tom de entretenimento.
Hoje chorei.
Pra caralho.

Sem ufanismos.
Hoje não é dia de pensar no que de bom os Jogos Olímpicos possam trazer. Hoje não é dia de não pensar no que de ruim estes jogos possam trazer. Amanhã a gente acorda e fala de tudo isto. Do bom, dos cuidados, das atenções, das preocupações, dos problemas. Amanhã a gente acorda e lembra da importância de investir em educação. Amanhã a gente aproveita e acorda ainda mais estimulado em pensar este País. Hoje não. Hoje só é dia de celebrar.

Esta vitória de uma Nova Ordem Mundial é do Rio de Janeiro.

Rio 2016 - Agora é pra valer. E valeu

Sem ufanismos. Ganhamos com mérito. Mérito também da nova ordem mundial. Da Globalização. Da inclusão. De ter um Presidente com estrela, carisma - que soube fazer o discurso do "coitadinho" na hora certa (tal qual Mandela para conseguir a Copa de 2010). 
Agora é ficar de olho.
Fiscalizar tudo.
E torcer para fazer um 2016 memorável.
Que Tóquio, Chicago e Obama, Madri e a empáfia madrilhenha nos desculpe.

O Rio é Olímpico por natureza.

Agora eu quero!

Se em alguns minutos teremos os Jogos Olímpicos ou não, sinceramente, não sei.  Mas uma coisa é fato.  Agora a população deve cobrar dos governantes as melhoras que foram propostas para a realização dos jogos, em especial, nos transportes.

Se seria feito com a realização dos jogos, é viável. Então, que façam para os nossos atletas de todos os dias. Uma gente trabalhadora que merece medalha de ouro.

Mercedes Sosa

A voz da "Sud America" dos anos 70. A voz contra as ditaduras. Forza, Mercedes.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O muque mais famoso de Copacabana


Uma imagem vale mais que mil palavras.

Av. Nossa Senhora de Copacabana - esquina com Djalma Ulrich. O "muque" mais famoso do bairro. Um clássico de mais de 30 anos.

Kisses and Good Night

Além da delícia retrô, esta música é trilha de um filme do Stephen King, "Sleepwalkers". Muitos felinos e a mamãe mais bonita do cinema, sem nenhum "Edipo" mal resolvido. Pura verdade. Boa Noite.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Honduras

Depois do "fim do comunismo" como sistema econômico, pouco importa para o grande capital a crise em Honduras. Lá não tem petróleo, não é estratégico e em nada ameaça os Estados Unidos. Que agora estão fazendo o que a gente sempre pediu, que eles não se metam.

No passado, a Nicarágua era algo emblemático. Hoje, apenas mais uma República da América Central. Honduras a mesma coisa. Com todo respeito ao povo hondurenho.

E que o Brasil tome cuidado para que, com esta vontade de ser protagonista, não se transforme em "intervencionista". Quem conhece um pouco América Latina, sabe do que estou falando.

Um exercício de futurologia


Supondo que o Rio de Janeiro ganhou os Jogos Olimpicos de 2016.

O grande legado dos Jogos Olímpicos : Os ônibus foram banidos do Rio de Janeiro e substituídos por metrô e outras formas eficientes de transporte.


Para não criar mais constrangimentos, decide-se que Pelé será amarrado em local ignorado e substtuído por um clone devidamente treinado. Na verdade um boneco de cera de terno e gravata. Que vai aos eventos e nada fala.
Carlos Arthur Nuzman resolve fazer um curso de fono para deixar de ter língua presa e conta que seu apelido de juventude era "Mara Rúbia". Os motivos do apelido ele promete mais pra frente. Mas garante que não fará o discurso de abertura com um longo vermelho, nem com colar de pérolas.

Resolve-se implodir o Engenhão. O mesmo não está em um local conveniente para o público da Zona Sul. Ninguém vai.

Inclusão Social - Para os jogos, novos atletas são recrutados. Pivetes mostram ter uma velocidade de um Usain Bolt. Na categoria tiro também recruta-se potenciais atletas num projeto de "bandido ontem, medalhista do amanhã". Com incentivo do Governo Federal.
Durante o Governo do Presidente Aécio Neves, o mesmo consegue que algumas provas da Rio 2016 sejam disputadas em Juiz de Fora. Alegando que a mesma é "carioca". Um bairro do Rio.
O Maracanã, agora entregue ao Flamengo e Fluminense, é o palco da cerimônia de abertura. Joãosinho 30, devidamente congelado por criogenia, faz um espetáculo com Escolas de Samba. Zico é barrado para não ser pé frio. Ainda abalados pela derrota na final de 2014 para o Cazaquistão, único jogo que Zico participou como convidado.
Hans Donner faz o círculo olímpico em 3D o que gera protestos em todo planeta. Ele tenta oferecer um nu artístico de sua mulher para silenciar os protestos. Nada feito. Ela agora com 120 quilos de nada serve para calar as massas. E o designer é condenado a se mudar para o interior da Bahia e só sai de lá quando fizer uma marca diferente e sem 3D.

O Brasil consegue incluir alguns esportes tipicamente brasileiros como "Pipa com Cerol", "Jogo de Damas" e "Porrinha" garantindo assim 3 medalhas de ouro.



segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Rio 2016

Não sei o que foi pior para a candidatura do Rio. Obama confirmando a presença ou o Pelé chegando na Dinamarca.

Chicago dois a zero.

Mas ainda dá para reverter.