sexta-feira, 25 de julho de 2008

O bom som pop

Sim, existe vida inteligente no pop. O Nevermind do Nirvana é uma prova. A outra esta neste post. Uma daquelas músicas emblemáticas dos anos 80. Beautiful Girl com o INXS. Sim pop pode sim ser bom. E viva as sextas-feiras chuvosas.

Um post com 20 anos de atraso

"Engenheiros do Havaí falam que vão dar um tempo"
Julho de 2008

Esta notícia bem poderia ter sido dada em 1988.


Uma coisa é clara os caras eram tão chatos, mas tão chatos, que só conseguiram perder o posto de banda mais chata do Brasil após a aparição dos piolhentos loosers do "Los Hermanos", os sucessores naturais da chatura dos Engenheiros. Para mim todos eles tem cara de Rubinho Barrichello.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Mais uma de "cafetão da pobreza"


O filme "Era uma vez" passeia num tema que é caricato. A menina branquinha, rosinha, cheirosinha e riquinha da zona sul que se apaixona pelo favelado. Claro que o amor foi feito para vencer barreiras. Não necessariamente o mito do amor romântico e patético Tristão-Isolda, Romeu e Julieta e similares. Mas este tipo de escolha mais parece algo com o objetivo fútil de fingir querer "pertubar" a classe média branca e idiota. Quando na verdade só pertuba quem tem critério anti-oportunista.

O problema não reside no tema, mas sim na exploração sistemática de nossos pobres, de nossos menos favorecidos. Cineastas ganham sempre nas costas de mostrar algo que a classe média e o asfalto acabam achando romântico, mas para quem conhece vê no retrato dos cineastas classe média algo piegas e distante da realidade: a vida nas comunidades. Transformam em seus filmes a favela em algo como um zoológico. Ou seja, os caras ganham com a miséria alheia e a mídia apoia como se este tipo de demonstração hipócrita ajudasse alguma coisa a quem vive nas comunidades retratadas.

Claro, para completar a "pelasaquice" de forma institucional , provavelmente vão fazer alguma doação de um dia de bilheteria ou exibição em comunidades. Teremos matérias sobre este tipo de exibição em salas nas favelas como se fosse algo de muito relevante.


A pobreza já tinha virado negócio. Dinheiro e voto.
Agora também é bilheteria.

terça-feira, 22 de julho de 2008

L'Oreal racista no Brasil?


A campanha da L'Oreal é estrelada por 3 lindas mulheres. Uma latina, uma negra e uma loura. São elas Eva Longoria, Kerry Washington e Doutzen Kroes. Curiosamente no outdoor colocado no São Conrado Fashion Mall a negra foi eliminada da campanha. No Aterro do Flamengo está lá, como deve estar em toda parte do mundo normal e não racista, a linda Kerry Washington.

Não se trata de ficar bancando o politicamente correto, mas é estranho que justo no antigo shopping "dos bacanas" a negra seja "banida".



domingo, 20 de julho de 2008

Domingo L.A.

Domingos valem posts em primeira pessoa. Me parece elementar. Hoje acordei muito cedo. Nem sei o motivo, mas o ar tava Los Angeles. Talvez a atmosfera de violência explícita na Cidade remeta ao clima noir, porém iluminado. Como a Cidade do cinema.
Cariocamente, L.A., com direito a névoa e sorvete no Leblon, referências.
O trailler de dois filmes, um deles na galeria dos melhores filmes de todos os tempos "L.A. Confidential". O filme é uma aula de roteiro. Quem leu o livro, que tem mais de 500 páginas, vê a melhor adaptação de um livro para a tela grande. Perfeito.
O outro é "Mulholland Drive".
E o video da Sheryl Crown.
É isto.