sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Pesquisa BandNews

Realizamos esta semana uma Pesquisa Não Eleitoral. Algumas perguntas aqui no blog, demonstram que precisamos reforçar urgentemente as instituições, entre elas a Classe Política. Ela encontra-se em processo de divórcio com a Sociedade Civil. E pelo Brasil e pela democracia, sem bravata, precisamos sim resgatar o prestígio do político para não deixar que a sociedade cristalize a percepção que o processo eleitoral é um fardo inútil.
Conversei sobre esta pesquisa com o Ricardo Boechat agora pela manhã na BandNews.


Recentemente elegemos nossos representantes para o Legislativo Estadual e Federal,(os deputados) você ficou sabendo se o(s) candidato(s) que você votou se elegeu(ram)?
SIM 44%

NAO 39%

NS/NQO 17%



O Sobre o conhecimento dos problemas do cidadão comum, de gente como você, Você acredita em geral que os políticos:

Conhecem bastante os problemas do cidadão comum 11%

Conhecem,mas Poderiam conhecer mais os problemas
do cidadão comum 27%

Não conhecem nada dos problemas do cidadão comum 48%

NS/NQO 14%





Quais destas sugestões o Sr(a) daria para que um político entendesse melhor os problemas do povo? CARTELA
Marcar apenas uma alternativa


ANDAR DE TRANSPORTE PUBLICO(Onibus/Barcas/Trem)
POR UM UM MÊS 39%

VIVER UM MÊS COM MEU SALÁRIO 24%

SER ATENDIDO EM HOSPITAL PUBLICO 18%

TER OS FILHOS NA ESCOLA PÚBLICA 03%

VIVER UM MÊS COMO APOSENTADO 04%

NENHUMA DESTAS ALTERNATIVAS 04%

NS/NQO 08%



Objetivo:
Não eleitoral.
Levantar junto a eleitores da área de estudo a percepção da qualificação
da Classe Política diante dos problemas do cidadão comum.

Local:
Município do Rio de Janeiro
Período do Campo:
06 e 07 de Outubro 2010
478 Entrevistas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O que faz o Lula incomodar tanto a classe média?

Não. Não sou Lulista de plantão. Nem fecho meus olhos para os erros cometidos no Governo Lula, FHC ou qualquer outro mandatário. Aqui ou fora do Brasil. Em especial, nos locais aonde voto. Por direito ou obrigação.

Também não concordo com bravatas que reclamem do "excesso de liberdade de imprensa". Mas concordo que existe um excesso de liberdade de jornalismo venal. Assim a democracia acaba se tornando um viés da opinião publicada. Que cada dia que passa, graças a Deus,
se torna menos opinião pública e do público, para se tornar a opinião do dono do jornal. Ainda bem. Bendita micro opinião. Benditos blogs, twitter e redes sociais.

Então paremos de falar de "golpismo" de um lado e de "totalitarismo" do outro. Bravatas idiotas que não fazem mais sentido no Brasil do século XXI.

O que não se pode é culpar o Lula pelo fato do PSDB ter perdido a mão. Ter desaprendido a fazer política. Ter desaprendido a fazer oposição. Ter desaprendido a pensar.
A facilidade que Dilma, uma candidata que nem na história do PT faz parte, se deve em parte a ser mulher, ao prestígio do Lula, mas sobretudo aos erros do PSDB. A campanha de Serra, mesmo indo para o segundo turno. Mesmo que consiga uma improvável vitória, foi um fiasco. Erraram tudo. Ressuscitaram o José Dirceu. Transformaram Serra em demagogo. Foi a história de "Garantir um salário mínimo de 600 reais" trazer a tona a história da "Legalização do Aborto" Pesaram o visual e mostraram que o partido não sabe fazer oposição. E esqueceram de usar o FHC. Não em oposição a Lula, mas sim como se Lula tivesse uma dívida com FHC. Como se este mandatário popular, com seu jeitão carismático e caricato tivesse se tornado presidente em parte por causa de FHC. O que é sim uma verdade.

Se o "Erenice Gate" fosse no Governo FHC, teríamos passeata nas ruas. O PT chegou ao Governo. E deixou tudo esfriar. E o PSDB não soube usar da modernidade, das novas ferramentas e sobretudo da criação de novas lideranças. O PSDB entrou no jogo do Governo Lula, que fagocitou as suas lideranças postulantes ao cargo presidencial, como Palocci e José Dirceu. Fazer isto estando no poder é mais simples que fazer isto na oposição.Que ficou sem um rosto. Sem um nome.

A eleição vem fria. Tentam esquentar com o que tem de pior na política. (Logo o Serra apelando para o atraso com este papo de "Aborto".) Mas ainda assim, fria. Além do falado, uma prova de maturidade política. Os principais atores e propostas pouco se diferem. Tal qual uma democracia e economia consolidadas. Assim, as bravatas e os medos de "Chavinização" são infundados. Tanto para Dilma como para Serra.

Então pensando o que faz o Lula incomodar tanto a classe média, chegamos a algumas conclusões. A classe média e seu egoísmo não gosta de ver a secretária podendo viajar para fora do Brasil. A classe média não gosta de ver o filho da empregada doméstica tendo seu computador. A classe média não quer que o motorista de táxi possa dirigir um bom carro. A classe média fica com raiva quando vê alguém de comunidade com uma TV de Plasma. Esta classe média tacanha queria que apenas ela. Tão somente ela e seus pares superiores,os ricos de verdade, pudessem falar de Paris, de Viena, de Roma, de Nova Iorque. Agora, você que odeia o Lula por isto. Pode parar de odiar. Os avanços neste campo não são méritos exclusivos do Lula. Que tem sim seu mérito, mas tal qual uma estrada, FHC pavimentou, o mundo desejou e Lula, graças a incompetência da comunicação do PSDB, ficou sozinho com os louros da conquista. O grande erro do PSDB é deixar que o PT fique sozinho com os méritos das conquistas sociais e de redemocratização do Brasil. O erro do PSDB é CONTRAPOR a imagem de Lula x FHC ao invés de mostrar que o Professor Universitário e o Metalúrgico panfletavam juntos no ABC pela democracia. Se o PSDB tivesse inteligência teria mostrado que "Lula é uma dádiva do FHC". Tal qual a frase de Heródoto para o Egito e o Nilo. FHC com orgulho, quase juvenil, passou a faixa presidencial para Lula em 2003. Mas o marqueteiro para aproximar o Serra do Lula, chamou o Serra de "Zé" e achou que tinha resolvido a falta de apelo popular do Serra.

Uma dica: ressuscitem FHC. Não como um antagonista de Lula, mas sim como alguém que ajudou este homem a ser o Presidente mais popular da história do Brasil.