quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Darwin em cordel



Uma das coisas interessantes do Brasil é esta mistura. Encontrei um "cordel" , sobre a vida de Charles Darwin.

One of the interesting Brazil´s aspects is the mixture . I found a "cordel" , popular literature, as printed in the past, so ruimentar. "Cordel" means string. The cordel booklet are hung on strings. Popular poems, love affairs, popular legends, old wive stories and even the life of Darwin.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Pelé - o Maomé do Brasil

Longe de falar mal de mitos. Principalmente no Brasil onde falar mal ou verdades sobre o Pelé é como fazer charge de Maomé numa reunião de ardorosos islamistas. Paixão ou sectarismo não combina com inteligência ou coerência.

Pelé foi gênio. Foi. Sem dúvida. Foi o maior? Pode ter sido.

Scout?
Engraçado que as mesmas pessoas que criticam o scout, falam que Pelé foi Tri. Vejamos pela história. Em 58 o menino fenômeno que entrou no meio da Copa e assombrou o Mundo. Em 62 foi tão útil quanto o Ronaldão (aquele zagueiro do cabelo estranho) em 94. Jogou um jogo e mais nada. Mas Deus nos deu Amarildo e Garrincha naquela Copa. Na Inglaterra não viu a bola. Em 70, numa equipe cheia de monstros, fez chover. Em 74, prevendo uma Copa forte, tal qual na Inglaterra em 66, se recolheu e estrategicamente não disputou para não correr o risco de manchar a imagem do mito.

Lances geniais em 70
Pelé tem lances geniais. Da Copa de 70 Tem um chute do meio de campo. Que não entrou. Uma cabeçada contra a Inglaterra, que não entrou. Um drible mágico no goleiro uruguaio, que não entrou.



Repito que não tenho nada contra o Pelé jogador. Ainda que o homem tenha tido suas falhas, como lutar para não reconhecer uma filha fora do casamento. Mas em campo, pelos lances que vi, foi realmente um craque.

Respeito muito a história do gênio Pelé. Mas me reservo ao direito crítico de não ver o mesmo como uma verdade absoluta em relação a gênios , que também não vi ao vivo, como Didi e Garrincha ou que eu tenha visto, como Maradona



E incrível como ninguém se lembra da cotovelada que ele deu no uruguaio na semi-final da Copa de 70. Hoje com o vídeo teria pegado um gancho e não jogaria a final.