sábado, 24 de abril de 2010

Caio Fernando Abreu

Considero Caio Fernando quase Lispector. Não na magnitude da obra. Mas no detalhe a ser apreciado. Sim, poucas pessoas merecem este status de estarem além do bem, além do mal. Almas imortais pela qualidade. Onde mora a qualidade. No detalhe e no lirismo. Sem bancar guru de tendências, acredito que em breve Caio Fernando será "re-descoberto" e terá mais destaque ainda. Passou no teste do tempo.

"Te desejo uma fé enorme, em qualquer coisa, não importa o quê, como aquela fé que a gente teve um dia, me deseja também uma coisa bem bonita, uma coisa qualquer maravilhosa, que me faça acreditar em tudo de novo, que nos faça acreditar em tudo outra vez."
Caio Fernando Abreu

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Santo Popular

Hoje é Feriado no Rio de Janeiro. Dia de São Jorge. Padroeiro de Portugal e da Inglaterra. E de certa forma, um co-padroeiro do Rio. Ok, a Igreja católica, talvez incomodada com sua popularidade, tentou diminuir a importância do mesmo. Não conseguiu. São Jorge talvez seja o Santo mais popular do Brasil e um dos mais populares do mundo. Na minha visão santos são aqueles que dão exemplo. Que funcionam como verdadeiros arquétipos. E São Jorge, independente do fato religioso, me passa a idéia da força de vontade, da perseverança, da sinceridade, da verdade absoluta, da coragem e do espírito de luta. O jeito guerreiro de ser. Gosto disto.

domingo, 18 de abril de 2010

Rivalidades Regionais do Futebol

O derby "Roma e Lazio", deu Roma. Clima quente num jogo de meio de tabela do Campeonato Italiano. Mas é o choque das torcidas de uma mesma Cidade. No Brasil, Cidades como Rio e São Paulo tem ao menos quatro paixões dividindo o coração da Cidade. Cada torcida um perfil que merece um carinho de um estudo de sociologia.

Hoje tem a final de um turno entre Botafogo e Flamengo. E, para mim, este é o grande confronto da Cidade. Flamengo e Botafogo são os verdadeiros antagonistas um do outro e eu já explico.

Sei que os Flamenguistas acreditam que seu grande Rival é o Vasco. O chamado "Clássico dos Milhões", as duas maiores torcidas da Cidade. E sempre aquele clima pesado no estádio. De um lado o time que é popular em todas as camadas sociais. Da favela a Vieira Souto. Do outro o verdadeiro time popular, do povo, dos mais pobres, da periferia. O time dos imigrantes, dos excluídos. Sim o Vasco é o time do povo na sua expressão povo. O Flamengo pode traduzir o Brasil e seus contrastes.
Tricolores, queriam ser eles o grande opositor do Flamengo. Afinal tudo no mundo se resume no FLA-FLU. Tricolores tem fidalguia e aristocracia. O Flamengo saiu da costela do Flu. E o mais engraçado, como um filho proscrito Flamengo não tem o ódio do traído que o Flu destila por ele. É o grande clássico. Quando o Maracanã fica inexplicavelmente maravilhoso. Mas o grande clássico, não a grande rivalidade.

Mas e o Botafogo? Ah, este é o verdadeiro arquival do Flamengo.
Se fosse um filme, seriam antagonista um do outro. Um tem a leveza e o descompromisso. O outro, tal qual um Salieri do filme do Mozart, a tensão do comprometimento.
O mais engraçado é que o maior ídolo do Flamengo é a cara do Botafogo. Gênio. Esforçado.Lourinho. Sim, Zico com a camisa do Botafogo lhe cairia bem. E o maior ídolo do Botafogo. Talvez o maior jogador de todos os tempos do futebol Mundial, Garrincha. Aquele gênio da camisa 7. O gênio da improvisação. Garrincha, apesar de um dia, quando quase aposentado tenha vestido a camisa do Flamengo, ele se no momento áureo tivesse vestido a camisa do Flamengo, seria natural.
Botafoguenses são intensos, sabem a escalação do time que perdeu a final da Taça Rio em 1982 para o América. Já Flamenguistas nem sabem o nome de mais que 3 ou 4 jogadores daquele Flamengo Campeão Mundial.

Pois bem, este é o jogo de hoje. Com licença que o estádio me chama.
Que vença o melhor.
Eu só quero ver Gol.