domingo, 18 de abril de 2010

Rivalidades Regionais do Futebol

O derby "Roma e Lazio", deu Roma. Clima quente num jogo de meio de tabela do Campeonato Italiano. Mas é o choque das torcidas de uma mesma Cidade. No Brasil, Cidades como Rio e São Paulo tem ao menos quatro paixões dividindo o coração da Cidade. Cada torcida um perfil que merece um carinho de um estudo de sociologia.

Hoje tem a final de um turno entre Botafogo e Flamengo. E, para mim, este é o grande confronto da Cidade. Flamengo e Botafogo são os verdadeiros antagonistas um do outro e eu já explico.

Sei que os Flamenguistas acreditam que seu grande Rival é o Vasco. O chamado "Clássico dos Milhões", as duas maiores torcidas da Cidade. E sempre aquele clima pesado no estádio. De um lado o time que é popular em todas as camadas sociais. Da favela a Vieira Souto. Do outro o verdadeiro time popular, do povo, dos mais pobres, da periferia. O time dos imigrantes, dos excluídos. Sim o Vasco é o time do povo na sua expressão povo. O Flamengo pode traduzir o Brasil e seus contrastes.
Tricolores, queriam ser eles o grande opositor do Flamengo. Afinal tudo no mundo se resume no FLA-FLU. Tricolores tem fidalguia e aristocracia. O Flamengo saiu da costela do Flu. E o mais engraçado, como um filho proscrito Flamengo não tem o ódio do traído que o Flu destila por ele. É o grande clássico. Quando o Maracanã fica inexplicavelmente maravilhoso. Mas o grande clássico, não a grande rivalidade.

Mas e o Botafogo? Ah, este é o verdadeiro arquival do Flamengo.
Se fosse um filme, seriam antagonista um do outro. Um tem a leveza e o descompromisso. O outro, tal qual um Salieri do filme do Mozart, a tensão do comprometimento.
O mais engraçado é que o maior ídolo do Flamengo é a cara do Botafogo. Gênio. Esforçado.Lourinho. Sim, Zico com a camisa do Botafogo lhe cairia bem. E o maior ídolo do Botafogo. Talvez o maior jogador de todos os tempos do futebol Mundial, Garrincha. Aquele gênio da camisa 7. O gênio da improvisação. Garrincha, apesar de um dia, quando quase aposentado tenha vestido a camisa do Flamengo, ele se no momento áureo tivesse vestido a camisa do Flamengo, seria natural.
Botafoguenses são intensos, sabem a escalação do time que perdeu a final da Taça Rio em 1982 para o América. Já Flamenguistas nem sabem o nome de mais que 3 ou 4 jogadores daquele Flamengo Campeão Mundial.

Pois bem, este é o jogo de hoje. Com licença que o estádio me chama.
Que vença o melhor.
Eu só quero ver Gol.

Um comentário:

Margarida Pedroso Ferreira disse...

Muito Bom!

Aqui é parecido!

Tem o Sporting (meu time) mais snob, que considera rival o Benfica, definitivamente popular e o maior clube de Portugal, que só liga, e rivaliza com o Porto...