sábado, 21 de julho de 2007

Cena Carioca no Pan


“Olha o Cauê, Não é Caô”

Frase de um ambulante em Copacabana, vendendo produtos do Pan “oficiais” em frente a loja oficial da Praça das Medalhas.

Petrobras no Pan - Jingle


Jingle da Petrobras no Pan

“Sol e mar , Terra em movimento viva esta energia, curta este momento...”


Juro que sempre que eu ouço este jingle eu penso que é do Portal Terra. Nunca associo a Petrobras.

A marca do Pan




Eu até gosto da marca dos Jogos Pan Americanos. É leve, é colorida e sai dos padrões mais banais.

Mas todas as animações em videografismo, ou seja quando ela vai para a Tv, ficam horríveis. Parecem coisa de segunda linha. Chapadas, com movimento rudimentar e simplórias.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Formas de se resolver uma crise



Em agosto de 1981, o presidente Ronald Reagan, enfrentou a maior crise aérea da história americana.

Um protesto por melhores condições de trabalho, maiores salários e redução da jornada , os controladores de vôo de todo o país fecharam o espaço aéreo.


Sob o argumento de que o ato colocava em risco a segurança nacional, Reagan deu um ultimato de 48 horas para a categoria voltar ao trabalho. Porém com um plano B bem traçado.

Como os grevistas não voltaram, apenas 12% retornou, Reagan exonerou de caneta mais de 11 mil grevistas e os mesmos foram banidos do Serviço Público. E executou o Plano B.

Convocou quadros complementares, contratações internacionais, militares da reserva e aposentados.


Conseguiu resolver a crise. Saiu fortalecido. E mostrou competência.Autoridade moral se constrói com atos e não apenas palavras vazias de palanque. Gestão. Em determinados momentos, não basta sua biografia ou carisma, é necessário governar e delegar.

Mais uma vergonha


Primeiro, quando pessoas estavam deitadas nos aeroportos, diziam "Relaxa e Goza" ou que a culpa do caos aéreo era da "Prosperidade". Frases de dois ministros do atual Governo. Agora, no acidente da TAM,com mais de 200 corpos, o assessor direto do Presidente Lula e Vice Presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, comemora com um assessor a notícia que o avião da TAM tinha problemas. Desrespeitosamente com as mais de 200 famílias que estão sofrendo com a tragédia.
Como se ao apresentar o problema, o avião isentava o Governo de culpa.
Como comemorar assim, com 200 mortes?
Falta de equilíbrio? Falta de educação? Falta de bom senso? Falta de humanidade? Pouco importa, nem todos os fatos tem abordagem política. E, sim, se a pista hoje de Congonhas encontra-se fechada, a mesma não deveria ter sido aberta. O fechamento de Congonhas é uma certa confissão de culpa. De culpa parcial

A
falha da peça não isenta o atual Governo de:
- Esconder o presidente Lula de um pronunciamento sobre o assunto por mais de 72 horas.
-Do caos que ocorre desde o segundo semestre do Ano passado. Da quebra da Varig, a queda do avião da Gol, atrasos rotineiros.
-Dos valores alocados em reformas de aeroportos. Mais de 300 milhões no Santos Dumond , Rio de Janeiro por exemplo, para construir lojinhas e nada de operacional.
-Não ter condições de gerir a crise com os controladores.


Longe de um comentário oposicionista, mas sim criterioso, parece faltar gestão sim em algumas aéreas do Governo.
Não se espera do Presidente Lula mágica, ou que ele mesmo vá cuidar da situação, mas que tenha quadros capazes de gerir e resolver a crise.

Sobre Marco Aurélio Garcia, depois deste gesto, só cabe a sua demissão e um pedido de desculpas do PT e do Presidente Lula. Por uma questão de ética e educação.
Veja o vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=H9s1GSMY8OA

quinta-feira, 19 de julho de 2007

PAN Coisas patéticas



Alguém pode me explicar o motivo de proibir o vôo livre de Asa Delta durante o Pan?


Entendo o papo de preservar espaço aéreo, mas tem gente que se leva tão à sério que fica sempre patético.





E estranho foi ninguém do vôo livre ter questionado, ainda que de leve, esta proibição. E também o silêncio da imprensa. E os turistas do Pan perdem um dos mais sensacionais programas do planeta, o vôo duplo da Pedra Bonita.






Podemos acatar leis idiotas, mas questionar é necessário.

Parte da cidade refém de um sinal


Um gênio chamado Sergio Bernardes, quando se debatia cortar ou não a Puc e construir o Túnel Acústico, para ligar a Gávea ao Dois Irmãos, afirmou que não deveria ser feito.

Geraria um fluxo absurdo de pessoas em seus carros. Falou brincando que deveria fazer ali era um retorno. Pois ao dinamizar este acesso, criaria na Barra um dormitório e o caos no tráfego.

Sergio Bernardes acertou.

Quem mora na Barra e São Conrado é refém de um Sinal na Visconde de Albuquerque/ Mário Ribeiro, que cria o engarrafamento monstruoso. Sim, aquele sinalzinho que fica ali,no Leblon, com um ar inocente é um dos grandes culpados pela retenção que transforma a vinda da Barra a Zona Sul, na parte da manhã, em um pára e anda paulistano.

Sei que não se tem muito apreço pela Barra e seus emergentes.Mas melhorar o tráfego é qualidade de vida para toda cidade.

Impossível que não vejam a necessidade de se construir ali um viaduto , algum “mergulhão” ou algo do gênero.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

São Paulo foi notícia no mundo inteiro

Bem, se o Pan não conseguia as primeiras páginas dos jornais internacionais, São Paulo mais uma vez superou o Rio.

Ontem as edições on line de todos os grandes jornais europeus davam na primeira página o acidente em Congonhas.


E além de 200 famílias sofrendo, a dor é maior por saber do descaso com a vida humana em nosso País. Em breve sai da primeira página e nós vamos achando normal o descaso. Das mortes por falta de hospitais, das mortes por má gestão(sim o excesso de vôos em Congonhas é má gestão que não se preocupa não só com qualidade de vida, mas no caso com vidas).

Fazia tempo que algo não me chocava tanto. Que as famílias tenham força para superar esta dor.

Coincidência

Curiosamente o deputado morto no acidente de ontem, em seu blog, comentava sobre a má gestão aeroportuária.

http://julioredecker.blogspot.com/2007_06_01_archive.html


Má gestão e falta de valor a vida

Tragédias acontecem, é fato. O que irrita é que várias delas poderiam ser evitadas.

Foi assim com os fogos do Reveillon em Copacabana. Eu sempre disse que um dia, da forma que era, aconteceria uma tragédia. Demorou quase uma década, mas infelizmente acabou acontecendo.

No Rio temos um shopping, o Rio Sul, que parece não ter saídas em alguns pisos. Ou seja, para continuar aberto, deveriam solicitar que o mesmo fizesse algo para evitar a possibilidade de tragédia. Mas, que bobagem se preocupar com isto. Depois que acontecer, se coloca a culpa nos culpados de sempre. Um engenheiro já morto, por exemplo.

No Pavilhão de São Cristóvão, existem botijões de gás numa aérea com pouca ventilação. E ninguém fala nada.

Claro que não se pode prever um acidente como o de ontem em São Paulo. Pode ser cedo para dizer que a pista foi liberada na pressa. Pode ser cedo para dizer que tem que fechar o aeroporto. Mas com certeza, mesmo tendo o carinho de ter tido tranqüilamente mais de 500 passagens por Congonhas, acredito que da forma que ele opera hoje, é inviável.

O aeroporto foi abraçado pela Cidade e ter a quantidade absurda de vôos que tem é insano. E uma tragédia desta que custou a vida de mais de 200 pessoas e feriu 200 famílias não pode ser respondida com declarações patéticas no estilo “Relaxa e Goza” ou atribuir a prosperidade. Ou promessas vazias.

Vivemos não um apagão aéreo, mas um apagão de gestão no setor.

Entendo pouco de aeroporto, sou apenas usuário, mas entendo alguma coisa de gestão. E posso garantir, por bom senso, que gastar mais de 300 milhões numa reforma inócua no Santos Dumont é má gestão. Vá e visite. Gastaram 300 milhões para colcoar algumas lojinhas. E, nem sei quanto se gastou para ampliar Congonhas, mas com certeza, não é viável. Congonhas deveria ter sido encolhido, garantindo eficácia e segurança. Novamente, quanto se gastou em Congonhas?

Não precisa fazer caça as bruxas, a culpa é de uma má gestão. Quem representa a má gestão que tenha coragem de vir a público e abrir a caixa preta da má gestão. Só que agora as pessoas não estão apenas esperando deitada nos aeroportos, elas estão deitadas no necrotério.

Por favor, não deixem a Marta Suplicy falar nada. Em respeito as famílias.

E uma bela CPI deveria ser CPI da Infraero.

As tragédias previsíveis parecem que doem mais.

terça-feira, 17 de julho de 2007

César Maia e seus vilões


Independe de analisar qualidades ou defeitos. E sim uma característica. O Prefeito do Rio, César Maia, tem uma muito forte. A “Síndrome de História em Quadrinhos”. Vou explicar. Todo “Super Herói” nas histórias em quadrinhos, tem um “Super Vilão”. Durante muito tempo, no Rio, o super vilão para César era o Casal Garotinho. E ele assim foi se solidificando como um líder dos que se opunham ao Casal.



No momento de tentativa de trégua, entre Brasília e Rio de Janeiro, onde Cabral faz um beija mão estratégico e pragmático a Lula, César já dava sinais de ter encontrado o novo “Super Vilão”. No caso o presidente Lula. Com isto César Maia se capacita a ser o nome de oposição a Lula nas próximas eleições presidenciais. O comportamento de quem vê política 24 horas por dia e sabe da sua necessidade de ocupar espaços. E sabe também da oposição classe média(boa parte de seu eleitorado) tem a Lula.


César parece não saber operar na paz. Se isto é bom ou ruim, o tempo dirá.

E nada de maniqueísmo de mocinhos e vilões. Apenas para ilustrar o fato. Escolha seu mocinho e seu bandido. Interatividade é isso aí.


domingo, 15 de julho de 2007

PAN - Equipe argentina goleia o Brasil 21 a 0



Estas meninas argentinas fizeram 21 a 0 no Brasil . Se elas são concorrentes a medalha de ouro, eu nem sei. Mas candidatas a título de musa, elas são.

Que Robinho, Messi, Dunga ou Basile , que nada.

O esporte agora é hockey na grama. Feminino e Viva a Argentina! Hermanas...