sábado, 30 de junho de 2012

Marcelo Novaes e Ferrugem

O Ferrugem. De humorista dos anos 70/80 se tornou em assistente do João Gordo . O Marcelo Novaes de pseudo do galã sem camisa de novela das 7 se tornou no Ferrugem do mal na novela Avenida Brasil. Incrível, o Marcelo Novaes está muito parecido com o Ferrugem.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Gonzagão - Ninguém é Rei por acaso

Sim, gosto de Gonzagão. E muito. "Vida de Viajante" é um clássico que fica no meu Ipod como ficam os clássicos que me deixam feliz, o som de Tim Maia, por exemplo. 


Ao ouvir Gonzagão penso no prazer de ser brasileiro. Sabe ter orgulho, satisfação de ser brasileiro, nesta nossa multiplicidade de "terroirs" tão diversos. E ver no Rio o resumo deste País, alegria de viver aqui.


E, em primeira pessoa, a canção que ilustra este post é triste. Na verdade a primeira música que me emocionou. Eu tinha uns 7 anos. Tinha enterrado meu coleiro morto pelo gato naquela noite. Cheguei em casa. Troquei o canal da TV. Passei num canal ,TV Brasil. Na minha época era TVE. Passava o Daniel Azulay. Naquele momento uma música com letra de legenda. Eu ouvi, vi e li. Pensei na maldade que faziam. Pela primeira vez senti raiva. Vi como não suporto injustiça. Até hoje sou assim. Não importa a consequência.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Samba do Padre

Eu não vou falar se é proselitismo religioso. Se é louvor digno. Ou se é Caetano na sacristia. Sei que ficou boa música. Amém.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Lula na Onu


"Lula na ONU". É a minha sugestão. Lula capitaneou mudanças que incluiram de milhares de pessoas no consumo. (Quem diria que o consumo, tão capitalista, seria uma unidade de desenvolvimento social?) 
Pois bem, Lula já entrou na história.
Agora, para se manter na história, ao menos no "lado bom da história"(se é que existe um lado bom), não deve entrar no realpolitik . Ou em esferas de poder, onde o poder se cruza ou se funde com o pecuniário. Lula deve seguir sua biografia. O País com Dilma parece estar em boas mãos. Lula deve seguir o caminho nobre. Ser Presidente da FAO. Ser líder na ONU. Fome Zero para o Mundo.

Se Lula já é exemplo em campanhas políticas no Egito, na América Central e até na Europa, ele deve surfar nesta popularidade  e mostrar o desapego ao poder mesquinho. Ser o que se desejava do Lula do ABC. Do Lula contra o Collor em 89. O excesso de amor pelo poder, pelos cargos, pelo pragmatismo é coisa para outros ex presidentes. Que  parecem vagar, quase sem alma, por Brasília. Este tipo de atitude não serve para aquele que quer ficar na história como um dos maiores agentes da transformação de um País.

Lula, Preserve sua história. Sua biografia. 
Fome Zero para o Mundo.
Lula lá.  
Na ONU.

Leblon - Uma Ilha

O Leblon é uma Ilha. A constatação não é minha. Ouvi pela primeira vez, ainda criança, do João Saldanha. E ele falava? "Qual a definição de Ilha? Não é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados? Então?" 
Aí você para um minuto e pensa:
Na frente o Oceano Atlântico.
Ao fundo a Lagoa Rodrigo de Freitas.
A Leste o Canal do Jardim de Alah. 
A Oeste o Canal da Visconde de Albuquerque.


Faz sentido.