quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dezembro


A quantidade de eventos em Dezembro é um absurdo. Parece que concentram em um mês tudo o que ficou reprimido em uns 6 meses. Impossível realizar agenda e horários impunemente. Mas este domingo, vencerei a preguiça dominical e irei prestigiar minha querida Eliane Furtado. Mais um livro. Sem julgar um livro pela capa, gostei do tema. E lá estarei no Museu da República, na manhã dominical. Não tão manhã. Mas extremamente letárgico como domingos de dezembro.
E aproveito e noto, toda vez que passo, o Museu da República fica de costas para a Orla. E de frente para a Rua do Catete.

domingo, 5 de dezembro de 2010

O Fluminense

Nasci numa família "Flaminense". Avô dirigente do Tricolor. Pai representante do Flamengo na Federação. Tenho foto com camisa do Flu no título da Máquina. No primeiro Fla Flu, eu com uns 4 anos, massacre tricolor. E eu berrei "Mengo" ao lado de toda diretoria do Flu. Tive pena. Ao escolher um time para incomodar a todos, escolhi o Bangu. E de torcedor, fui até Vice Presidente do Bangu. No factóide memorável de 99. Sim Bangu foi Campeão em 33, 66. Garantimos que ele seria campeão em 99. Levamos Renato Gaúcho a Moça Bonita. E ganhamos páginas de jornais. Mas o título garantido por Nostradamus, não veio em 99.

Eu não consigo ter nem uma ponta de raiva naquele título roubado no Flu e Bangu. Minha raiva foi diretamente resolvida com o juiz trapalhão dos anos 80, Jose Roberto Wrong, digo, José Roberto Wright. Um erro que manchou sua história, não marcando um penalty claro e cristalino em cima de Claudio Adão no últino minuto de jogo. Ok, o Monza dele teve suas consequências no estacionamento do Maraca. Os seguranças do Dr Castor protegeram os meninos que desopilaram o fígado diante de tamanha safadeza. Já em 2002, bem, até hoje eu tento entender o que foi marcado para anular o Gol do Eduardo(goleiro) de cabeça contra o Flu. Foi realmente um daqueles absurdos vergonhosos do futebol. Esqueceram de falar que o título de 2002 estava no regulamento: seria do Flu.

Avô dirigente. Primeiro estádio que coloquei o pé foi o do Flu. Primeiro treino que assisti foi do Flu. Hoje casado com torcedora do Flu. Pai de torcedora do Flu. Cada dia que passa meu carinho pelo Flu aumenta. Ok, o Fluminense tem um patrocinador que lembra a forma que o "Patrono" do meu time colocava dinheiro e fazia o Bangu ser grande. Ainda assim que uma Cooperativa, coloque dinheiro e ninguém do MP ou Imprensa resolva pedir luz no contrato entre o patrocinador e o maior devedor dos grandes Clubes Brasileiros, ainda assim com esta perigosa falta de transparência, eu tenho um carinho enorme pelo Flu.

O título de hoje, começou num sensacional escape de um, quase certo, aliás de mais um quase certo rebaixamento ano passado. Ano passado foi épico. O título este ano, foi mera consequência. De parabéns estão todos os tricolores. O competente Muricy.(Que diga-se de passagem ficou bem mais simpático no Rio). E agora vocês tem que comemorar. Sem bairrismo, depois de tanto tempo sem ganhar Brasileiros, o Rio de Janeiro consegue dois títulos seguidos.