quarta-feira, 18 de abril de 2012

Misogenia e Miopia

Outro dia recebi um comentário da Miriam Leitão e Cora Ronai, via twitter, criticando Jacob Zuma pela sua quantidade de esposas. Achei o comentário de um etnocentrismo pueril. Sim, para nós isto é um ato moralmente questionável, mas será que fere a ética? Esta sim imutável e única. Ou seria um mero comentário eivado de preconceito com a cultura local?

A mim incomoda muito mais que no século XXI existam mulheres recebendo salários menores que de homens, ainda que executando a mesma tarefa. E este tipo de humilhação, discriminação/violência acontece aqui deste lado do Atlântico e não no continente africano. Isto sim é um ato de misogenia fora do tempo. Como diria Casoy, "Uma vergoooooooonha".


terça-feira, 17 de abril de 2012

Pedalando, pedalando


Acredito que o uso regular e consciente da bicicleta para deslocamentos de até 8 km é a forma mais humana, intligente, sustentável e saudável.
A forma com a qual a bicicleta é respeitada, e a forma com a qual o ciclista respeita as leis (não andando na calçada ou na contra-mão) mostra a evolução de uma sociedade.