sábado, 30 de junho de 2007

Atraso aéreo


Acabo de receber um telefonema de uma amiga que vem do exterior e que vai se atrasar, por culpa do aeroporto. Falando que vai perder a conexão etc e tal...

Eu começo um discurso, quase pedindo desculpas pelo caos de nossos aeroportos. E ela emenda, que não era nada no Brasil- ao menos ainda- ela estava em Ibiza. E houve uma confusão com suspeita de bomba.

Bem, lá fora bombas param o aeroporto, aqui o aeroporto anda uma bomba, ou segundo o pai da Mariana Mantega, andam "bombando"pela prosperidade.

Iphone e a histeria


Claro que sou um daqueles que defende a plataforma Mac. Desde os tempos do Classic sou pró Mac. Isto faz quase 2 décadas. Uma época que até mesmo nos Estados Unidos não era fácil encontrar Mac. Menos na Califórnia, onde parece que o Mac sempre se fez presente.

Mas a Apple conseguiu algo que não é a cara da empresa. Ou Não deveria ser. Ela criou a histeria do consumismo para computadores. Não trocamos mais nossas máquinas por necessidade, e sim por um mera futilidade ou status. (Ou seria pelo delicado prazer consumista?) Se por um lado ver o computador sendo um eletrodoméstico é excelente, ver a correria do consumismo desenfreado como crianças no Natal é quase tola ou fútil .

Esta histeria pelo Iphone mais parece uma estratégia de marketing. Não consigo acreditar que adultos normais participem disto verdadeiramente. Realmente patético.

Não que eu não queira também um Iphone...


sexta-feira, 29 de junho de 2007

Cariocas - Jorginho Guinle


Resolvi fazer uma homenagem a cariocas que são ilustres pela "carioquice". Nada melhor que iniciar com um que resume o Rio de Janeiro de uma época lúdica. E deixo um artigo meu publicado por ocasião de sua morte em 2004.




Reverência a um mito



Entra na agência um trabalho pesado. Um filme daqueles que a mensagem que
os clientes-sim ainda tem um elemento complicador, a aprovação não era apenas de uma empresa, mas sim de 3 entidades- e a mensagem que o cliente quer passar é tão grande, que eu na primeira reunião com a maior cara de pau, recomendei que para falar tudo o que ele queria a gente elaborasse ao invés de um roteiro de 30 segundos, criasse um documentário e exibisse na BBC ou no Globo Repórter. Claro que a piada encontrou a sisudez dos ternos marrons do outro lado.

Chegamos e pensamos muito. Teríamos que procurar a forma mais inteligente
que pudesse passar o recado árduo sem comprometer a qualidade criativa. Entre muitas idéias dignas de pasta, eis que surge uma que se encaixa perfeitamente. De cara quando me falaram, eu disse: " É essa. Matou. Vamos esquecer as outras".

O filme proposto era um depoimento de uma personalidade. Antes que alguém
diga que um depoimento é uma coisa simples e sem criatividade, eu explico: o filme tinha o objetivo de falar de uma etiqueta e de economia. O "boneco" para personificar este texto, o eterno Jorginho Guinle. Não preciso contar que o papo com nosso astro foi maravilhoso e interessante. Acabou virando uma tarde que falamos de coisas apaixonantes: mulheres bonitas, jazz e Copacabana. O filme ficou redondo, em 30 segundos um cara que entendia como ninguém de "etiqueta" e "como gastar" mandava o recado.

Na apresentação o cliente de terninho marron, falou que não poderia deixar
a empresa dele ter sua imagem associada a um derrotado. Eu cortei de sopetão antes que o imbecil falasse algo mais "Derrotado? Tu tá maluco? O cara saiu com a Marilyn Monroe, Ava Gardner, Lana Turner. Jayne Mansfield , Kim Novak, Rita Rayworth..." e continuei em seguida falando mal da empresa que ele representava, do pensamento obtuso e muito bem do nosso "ator". O cara não entendia a dimensão de um personagem, talvez um dos primeiros brasileiros globlizados, que além de tudo esbanjava charme e elegância.

Desdobramento óbvio, cliente medíocre e medroso não banca boas idéias. Os filmes não foram pro ar com ninguém. Recebi alguns toques que eu tinha sido "over" com o cara do terninho marron, que eu quase tinha espancado o cara. Mas, sinceramente, acho que fui leve. Um cidadão que deve ter tido seus momentos máximos numa viagem a Caxambu, bebendo um espumante barato de maçã e acompanhado de uma mulher desinteressante, não merecia consideração. E muito menos não podia abrir a boca para falar de um cara maravilhoso, que soube viver como poucos, e que até na hora da morte, teve classe, fidalguia e charme, pedindo para morrer no Copa.

Deu na Folha de São Paulo


Duas das Manchetes do jornal paulistano são referentes ao Rio.

Uma, mostrando os opositores do Pan.

A outra criticando a Ação no Morro do Alemão.


Paixão de São Paulo pelo Rio. Só pode.

Dias de chuva


O Rio de Janeiro é sensacional mesmo em dias de chuva. E nos deixa uma reflexão. Grande parte das pessoas já perdeu um um guarda-chuva. Ao passo que pouquíssimas já encontraram um.
A grande pergunta pós dias chuvosos:
Aonde vão parar os guarda-chuvas perdidos?

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Lula defende

Lula defendeu Zé Dirceu. E ele saiu pela porta dos fundos, embora ainda frequente a sala de estar. Dizem.


Lula defendeu Roberto Jefferson. E ele perdeu o mandato.


Lula defendeu Renan.....

Ihhhhhhh
Quem tem um advogado deste...

Futebol - Ataque do Fluminense


O Fluminense tem um ataque com Somália e Magrão.

Com certeza o ataque perfeito para comer a bola. Ou como dizia Nenem Prancha, jogadores que correm na bola com a voracidade de quem tem fome, de quem corre para um prato de comida. Ao menos no nome.



Se tiver um jogador chamado Biafra, eles contratam.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Copa América na Venezuela


Um amigo que está cobrindo a Copa América na Venezuela me enviou um mail aos risos com o nome dos pequenos ônibus que circulam por lá.
(Salvo engano acho que na Colômbia também tem o mesmo nome)



O nome deste pequeno ônibus: BUSETA.

Ainda sobre vacas










Um dos projetos mais interessantes de intervenção urbana é a Cow Parade. Consiste em espalhar pela cidade diversas estátuas de vacas, feitas por artistas, acredito que em geral artistas locais. Sempre criativas e divertidas. Algumas bem temáticas, mas quase sempre, todas muito divertidas.

A Cow Parade já esteve aqui no Brasil.

E , em São Paulo, algumas vacas foram proféticas para Renan. A vaca que ficava na Oscar Freire, patrocinada pela Nike se chamava...Monica

Em destaque, ao lado esquerdo a vaca chamada Mônica e ao lado a vaca Bandida.
Mas Cow Parade no link :

http://www.cowparade.com/WorldwideGallery.php?city=26

Renan e Roriz


O que Renan e Roriz, por sinal dava um excelente nome de dupla caipira, tem em comum?


Renan e Roriz podem perder o mandato por causa de uma vaca.


Digamos que podemos chamar de
VACA CARA!

terça-feira, 26 de junho de 2007

Tabajara Futebol Clube


Flamengo contrata o primo do craque argentino do Barcelona, Messi.
Se ele, o primo, joga bola como o baixinho argentino, eu não sei. Mas seguindo a lógica, sugiro a contratação do filho do Romário, do filho Maradona, sobrinho do Pelé, do vizinho , que é meio primo, do Ronaldinho Gaúcho...
No futebol, nem sempre DNA garante alguma coisa. Se bem, que o Edinho chegou ao milésimo Gol em menos tempo que seu pai, o nosso Pelé.
E ninguém comemorou este feito do filho do Rei do futebol.
Ok, o Edinho era goleiro.
Mas chegou ao Gol Mil muito mais rápido que o Pelé e Romário.
Tem seu mérito.
Viva o Edinho! Onde quer que esteja.

A velha história da América Católica

Lula tem uma aprovação quase 50% maior que o seu Governo. É um mito mesmo. Só comparável ao Papai Noel.
Lula, Pessoa 64% de aprovação
Lula, Governo 47% de aprovação

Ah, personalismo...

O que quase foi algo


Amanhã Blair sai de cena depois de 10 anos. Quando apareceu, como jovem liderança, pareceu que seria capaz de "fazer história".

E acabou deixando sua amizade incondicional a Guerra do Iraque de Mr Bush como o seu maior legado.

Uma pena.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Uma cidade chamada Boquete




Não. Boquete não fica em Copacabana. Fica no Panamá. O mapa não teve manipulação. Provavelmente a Ministra do Prazer, digo, do Turismo, deve lançar o vôo :

Brasília - Boquete
Sem escalas.

Rio, Brasília e seus mauricinhos


O caso dos mauricinhos que espancaram a doméstica Sirley, na Barra da Tijuca, e ao justificarem que não sabiam que era uma doméstica, "haviam pensado que era uma prostituta", me lembrou o comentário dos mauricinhos de Brasília que mataram queimado o índio pataxó, Galdino. E disseram que achavam que era "apenas um mendigo".

Difícil é não se indignar com isto.




Deu no Guardian


“Chavez está se preparando para vencer uma invasão americana a Venezuela”

Bem, Chavez andou comprando cerca de 2,5 bi de dólares em armas, incluindo 53 helicópteros militares último tipo da Rússia.

Se o Presidente americano não fosse o Bush, a gente teria certeza de mera bravata, mas sendo o filho menos brilhante do Bush pai, nunca se sabe...


Alguém se lembra do filme o Rato que Ruge - The mouse that roared - com Peters Sellers?

domingo, 24 de junho de 2007

Gallup - Apenas 29% dos americanos acreditam estar vencendo a guerra contra o terrorismo


Sempre tem aquela máxima que segurança também é uma questão de percepção, por esta pesquisa do Gallup, divulgada em 22 de junho de 2007, parece que a população americana se coloca em "estado de alerta".

Como será que ficaria uma pesquisa semelhante a esta trocando o terrorismo pela bandidagem e trocando os Estados Unidos pelo Brasil?


PS
O gerundismo no título do post foi inevitável.


Alma vira-latas de lixo

Nelson Rodrigues falava do nosso complexo de vira- latas. Pois é. Recebi um mail da leitora Ana Lúcia Medeiros que comenta que o Rio de Janeiro possui uma das maiores relações percapita de lixeiros. E de lixeiras, dentre as grandes Cidades do mundo.

Então qual motivo o Rio fica tão sujo? Veja que algumas ruas da Zona Sul e Centro são varridas diversas vezes por dia. A Avenida Rio Branco por exemplo é varrida 6 vezes por dia.

Outra coisa, no Centro e Zona Sul a distância das lixeiras de poste nunca ultrapassa 25 metros ou no máximo 50 metros.

Eu, realmente não sei da confiabilidade dos dados da quantidade de lixeiras e de lixeiros pelo mundo, confio no dado da leitora, mas por observação, mega cidades que conheço bem como, por exemplo, Nova Iorque, São Paulo, Londres, Berlin, Paris e Roma me parecem ter bem menos lixeiras que o nosso Rio de Janeiro.

Ou seja a culpa da sujeira em questão é mais nossa que do poder público.

PS:
Os amantes de Berlin que me desculpem, mas nunca vi tanto côco de cachorro pelas calçadas. Pouco lixo,é verdade, pouco papel, mas a quantidade de dejeto de cachorro a gente fica quase pensando que não tem saquinhos plásticos por lá.



Pan inexiste na mídia internacional


Eu leio jornais do mundo inteiro. E não vejo nada de interessante sobre o evento em nenhum jornal do exterior. É como se o evento não fosse existir.

Ou falta interesse ou falta assessoria de imprensa e RP.

Tv dominical


Não é implicância, mas nem com uns 100 canais de TV a cabo parece que se encontra algo para se ver no domingo.

Parece que foi tudo produzido por esta empresa da foto aí do lado.

Ou seja o que sai dali a gente já sabe...