segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Sociedade narcisista


“If liberty means anything at all, it means the right to tell people what they do not want to hear.” 

Nossa sociedade, de tão narcisista, começou a identificar que o pensamento diferente do outro, o discordar,  como um absurdo vindo de um "narciso perverso" que lhe oprime. O nome disto é intolerância disfarçada de psicologia simplória.

Exemplo trazido pelas Redes Sociais. Queremos ver no Facebook apenas o que concordamos. Queremos postar uma foto, um comentário, por mais ridículo que seja, mas não queremos que discordem de nós. Queremos nos expor sem o ônus da exposição. Sem o diálogo.  Sem a brincadeira.  Seja a leveza ou o escárnio. Faz parte da exposição. Sempre foi assim com os "famosos de verdade", que motivo faria ser diferente como "anônimos explícitos"?

A mesma rede social que deu boca, tirou os ouvidos. Resolvemos tipificar, de toda forma, quem pensa diferente da gente. De "vampiros emocionais" a "narcisos perversos" e outras coisas. Limiar de uma sessão de terapia - com um psicólogo que lê livro de auto ajuda - ou  de um adolescente jogando a culpa para o outro. O outro é intolerante. O outro é chato. O outro é malvado. Sempre a culpa é do outro. Ouvir algo diferente é "chato". Não censure a opinião alheia como se fosse um ataque pessoal. Não é. Lembre-se : ao se expor, você se tornou um "anônimo exposto" que sofre as consequências dos famosos. Foi a sua opinião divergente que foi contrariada. Não você.

E os atuais algoritmos do Facebook estão colaborando para esta "rede social fechada", onde as pessoas cada vez mais impactam os iguais e se afastam do diferente.  

Vivemos o Mundo que queremos a concordância total. De "porteira fechada". Ou concorda com tudo, ou está errado. Ou pior, quem não concorda com você é tão seu inimigo que quer destruir sua auto estima. Quer destruir o que você acredita. 

Então, quando você postar um comentário de expressão de opinião : pode ser política ou sobre gastronomia ou futebol (meu Deus, como temos críticos gastronômicos hoje em dia), quando você postar uma foto que expresse algo, seja mais que tolerante. Seja inteligente. Não foi contra você. Foi apenas alguém que pensa diferente de você. Ou que achou a sua foto ou comentário bobo.