sexta-feira, 5 de junho de 2009

Clima de sexta

Thanks God it's Friday

Jogos de futebol apenas com uma torcida

Os maiores espetáculos do futebol brasileiro foram realizados pelas torcidas. Em especial as torcidas dos 4 grandes do Rio. Com destaque para a Festa do Flamengo na final do carioca, o Maracanã na final da Libertadores pela torcida do Flu e mais recentemente o Vasco no empate com o Timão. Os maiores públicos do Brasil. Entendo nossa preocupação com segurança. Mas temos que parar com esta mania de querer resolver tudo criando uma lei. Já existem leis. Hoje entrevistei o deputado estadual Pedro Fernandes que me contou o seu esforço para "limpar" algumas Leis. Temos leis que contrariam umas as outras. Temos leis que legislam sobre o que não se tem competência para legislar. Ou seja temos muitas leis. O que temos que fazer?
Basta , literalmente, sem nenhuma citação a Foucault, "vigiar e punir" quem merece.

Quem conhece Maracanã sabe do espetáculo que as torcidas fazem. Suas cores. Seus cantos. Sua festa.
E a rivalidade pode ser saudável.
Agora atirar contra alguém ou matar alguém após jogo, isto não é coisa de torcedor. É coisa de fora da lei.
A Sociedade tem que ser protegida dos foras da lei. E não se acuar ou ceder. Jogos com apenas uma torcida é um nítido recuo da Sociedade. Ou seja, meia dúzia de baderneiros ganharam a partida. Literalmente.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Inverno carioca


Sei que 13 graus não pode ser considerado frio. Eu mesmo fico de camiseta em temperaturas perto de zero grau. Deve ser alguma resistência russa atávica. Mas para qualquer carioca 13 graus é uma era glacial. Em se tratando de Rio de Janeiro é "o inverno". Afinal o inverno no Rio não dura 3 meses. Ele é algum dia do ano. Em que retiramos os casacos com cheiro de naftalina do armário. Fazemos reservas em restaurantes de fondue e podemos questionar o tal do "aquecimento global".

 Esta noite foi "o inverno". A foto do painel do carro não me deixa mentir.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Post Musical

Felipe Schuery é um talentoso músico. Salve Salve o Lasciva Lula. Prefiro chama-lo de "Mão". Seu apelido dos tempos de ECO-UFRJ. Recebi dele um post com o link do seu bom blog. E lá se encontra uma música nossa. Por estas coincidências, ontem mesmo empacotei um K-7 com outra música nossa "Café da Manhã" - em homenagens aos "casais de anúncio de margarina". Entenda como coincidência pois não falo com o Mão tem um bom tempo.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Dia de combate ao fumo



Semana passada teve o Dia de Combate ao Fumo, não posso deixar a data passar em branco. Uma canção que faz a gente viajar no tempo. Para uma época que a ignorância nossa de cada dia, inocentava o cigarro.

Copacabana


Em 2002, mais precisamente em Dezembro, eu disse isto. Ou melhor, escrevi - Quinta, 05/12/2002

Por mais que eu vá para longe, rode o mundo e me mude, tenho sempre a impressão que nunca tirei meus pés de Copacabana.