sábado, 5 de setembro de 2009

Post musical de sexta para sábado

Sexta em casa. Calma e paz. Aretha tem cara de sexta. O dia mais feliz da semana. É véspera de sábado. Toda sexta sempre tem clima de Reveillon pra mim. Assim banalizo o dia 31 de dezembro propriamente dito. Tenho mais de 50 fins de ano todo ano. Mas não conto o tempo. Assim não amadureço, mas também não envelheço.

Gardel canta cada dia melhor. E "Por una cabeza" é uma das maiores canções já escritas. Tango é a música de corno erudito. Aquele que se coloca como corno da vida. Independente de ter ou não a parceira. Apenas ouvir e deixar sangrar.
Como o mundo ficou mais literal. Mais óbvio. Simplório e não simples. Um filme sobre a história de uma prostituta, fica com clima de sessão da tarde. Inocente. Leve. Como se a modernidade e a liberdade dos fatos tenham criminalizado tudo. Deixando o ar mais cinzento. Se fosse rodado hoje em dia, a personagem principal seria irmã de um viciado em crack. A família seria destruída. Recordações de abuso familiar. Tiroteios. Consumo de drogas. Hordas composta de todas as minorias do momento e sempre muito escuro e sombrio. Como se Tim Burton tivesse feito a direção de arte. Mas, Breakfast at Tiffany's - Bonequinha de Luxo, é iluminado, tem cores do cinema inocente-antes de apelarem para o telecine criar um clima.

O filme é pra cima. É para ver com pipoca no ar condicionado. Não tem um peitinho nem uma cena de luta, mas vale. O filme parece uma crônica dos anos 60.Truman Capote. Audrey. Henry Mancini. Valendo o DVD.

E tem uma canção pra lá de especial: Moon River.
Que tocava no rádio do carro de avô.
Que me encontrou no Rio.
Em Paris tocou de presente de aniversário. Na hora exata. Como coisa combinada.
Que de Nova Iorque me mandou o recado um ano depois. Como coisa ensaiada.
É, veio pra fazer parte da trilha da minha vida. Bem-vinda.

(Parodiando C.F. de Abreu "escrevendo, eu falo pracaralho")

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Hoje é dezembro


O Calor não me contraria. Trinta e oito graus centígrados. O popular 100º F.  É calor de dezembro. A rua cheia. A praia lotada. Me confirmam. Hoje é dezembro. Como brinde encontro um "amolador de facas". Mais retrô impossível. Viajei para minha infância. E como é dezembro, hora de ouvir música de natal. Me refrescam a alma.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Avenida Rio Branco

Não sei como a idéia irá repercurtir. Mas eu gostei. E muito. Fechar a Avenida Rio Branco aos carros. Colocar um "funicular" e transformar num gigante passeio público. Dará um charme especial ao Centro do Rio. Devolverá charme e o Centro as pessoas e não aos carros.
Idéia Dez Nota Dez.
Claro que os derrotistas e os que gostam do caos absurdo do Centro não vão gostar de um projeto que dá ao Rio o resgate. Resgate do Rio Cidade Maravilhosa. Uma foto deste Rio antigo que, sem saudosismo, devemos recuperar.

domingo, 30 de agosto de 2009

Fim de domingo

Capuccino, extra chocolate. Bolo bom. Gatas pela casa. KD Lang, fadiga caseira. Delícia.

Sensatez

Quem me conhece sabe da dificuldade que tenho de rasgar elogios a quem está no poder. Coisas do meu carioquismo gauche e minhas idéias adolescentes niilistas. Foram elas que me ensinaram: "hay gobierno, soy contra". Mas tenho que elogiar o Eduardo Paes pela remoção da escultura disfarçada de passarela (ou seria ao contrário?) que ficava nas imediações do Bar Vinte entre Ipanema e Leblon. Aquilo era um estupro a Cidade feita pelo Conde e removida hoje pelo Eduardo Paes.
Por este rasgo de carioquice do Eduardo Paes, hoje ele merece: Valeu, Duda.



Agora falta implodir o shopping Rio Sul e aquela torre medonha, para deixar a cidade mais bonita.

Domingão, dia de acordar cedo e buscar filhota na casa de amigas, pegar esta demolição da passarela. Agora, uma Praia democrática para ler O Estadão num dia de Verão Light. Nunca pensei no O Estadão como meu jornal. Nem mesmo em ir a praia com jornal. Nunca mesmo.