sábado, 5 de setembro de 2009

Post musical de sexta para sábado

Sexta em casa. Calma e paz. Aretha tem cara de sexta. O dia mais feliz da semana. É véspera de sábado. Toda sexta sempre tem clima de Reveillon pra mim. Assim banalizo o dia 31 de dezembro propriamente dito. Tenho mais de 50 fins de ano todo ano. Mas não conto o tempo. Assim não amadureço, mas também não envelheço.

Gardel canta cada dia melhor. E "Por una cabeza" é uma das maiores canções já escritas. Tango é a música de corno erudito. Aquele que se coloca como corno da vida. Independente de ter ou não a parceira. Apenas ouvir e deixar sangrar.
Como o mundo ficou mais literal. Mais óbvio. Simplório e não simples. Um filme sobre a história de uma prostituta, fica com clima de sessão da tarde. Inocente. Leve. Como se a modernidade e a liberdade dos fatos tenham criminalizado tudo. Deixando o ar mais cinzento. Se fosse rodado hoje em dia, a personagem principal seria irmã de um viciado em crack. A família seria destruída. Recordações de abuso familiar. Tiroteios. Consumo de drogas. Hordas composta de todas as minorias do momento e sempre muito escuro e sombrio. Como se Tim Burton tivesse feito a direção de arte. Mas, Breakfast at Tiffany's - Bonequinha de Luxo, é iluminado, tem cores do cinema inocente-antes de apelarem para o telecine criar um clima.

O filme é pra cima. É para ver com pipoca no ar condicionado. Não tem um peitinho nem uma cena de luta, mas vale. O filme parece uma crônica dos anos 60.Truman Capote. Audrey. Henry Mancini. Valendo o DVD.

E tem uma canção pra lá de especial: Moon River.
Que tocava no rádio do carro de avô.
Que me encontrou no Rio.
Em Paris tocou de presente de aniversário. Na hora exata. Como coisa combinada.
Que de Nova Iorque me mandou o recado um ano depois. Como coisa ensaiada.
É, veio pra fazer parte da trilha da minha vida. Bem-vinda.

(Parodiando C.F. de Abreu "escrevendo, eu falo pracaralho")

Um comentário:

Kadin disse...

E novamente, me aparece de presente.
Agora, numa manhã de domingo, nesse video delicioso... como em wonderland, um presente de desaniversário!Obrigada mais uma vez!
beijos, Kadin