sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Trilha de sexta Mulatu Astatke

Sem os rótulos de "world music" e sim "música boa" e pronto. Direto da Etiópia. Som da minha sexta. 

Centro do Rio - visão noturna

O Rio é incomparável. Esta foto, da janela da sala de reunião, simples, despretensiosa como o Rio, mostra a beleza que a gente nem sempre repara.  A foto foi tirada pelo André Oberg, do blog
Como é que tá lá? (gíria que já virou bordão de publicitário carioca). O tema do blog? Já viu publicitário falar algo que não seja publicidade? Vale a visita como apanhado de referência. O blog é atualizado com mais frequência que boa parte dos "on lines" de notícia.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Municipal do Rio


Uma verdade tem que ser falada. A reforma está deixando o Theatro Municipal, que apesar de "municipal" é gerido pelo Estado, lindão.

A gente até esquece a história. Na época da cosntrução do "Theatro" foi feito um Concurso para a escolha do Projeto - como a da Escolha do MIS agora de Copacabana. Só que escolheram o segundo mais votado, que era de autoria do "sobrinho" do Prefeito Pereira Passos. Se foi um rasgo de nepotismo ou uma escolha sensata, deixo para os pesquisadores. Mas o Theatro Municipal forma na Cinelândia um conjunto único com a Câmara de Vereadores, Museu Nacional de Belas Artes, Biblioteca Nacional. Pena que num local como o Rio, com praias e montanhas, é difícil para um arquiteto se fazer notado.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Rio, a Lenda da Ibis

Uma foto despretensiosa do Pão de Açucar as 08h 30 min.

Reza a lenda que os egípcios nos visitaram. Como também os fenícios. O Rio causa desejo desde muito tempo nos viajantes. Por volta de 11 horas no Verão podemos avistar uma sombra na cavidade da pedra, com cerca de 100 m de altura, formando a silhueta de um pássaro, a Íbis. Com um pouco de boa vontade podemos ver agora também na foto do post. Na mitologia egípcia há uma imagem da humanidade como um gigante deitado tendo aos pés, acorrentada, a Íbis, um pássaro sagrado do Egito. 

O relevo carioca, visto do mar,(vale sempre um passeio de barco no Rio) apresenta a silhueta montanhosa de um gigante deitado - onde o queixo é a Pedra da Gávea, o tronco é o Maciço da Tijuca e o pé é o Pão de Açúcar - nasceu a versão de que egípcios teriam estado no Rio de Janeiro a uns 3.500 anos atrás e se inspirado no gigante deitado das montanhas cariocas para conceber a sua imagem mitológica.


Se o pássaro que aparece na foto foi obra dos egípcios ou da erosão.Se inspirou os egípcios ou apenas uma lenda urbana carioca, aí você é livre para escolher a versão.