sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pesquisa BandNews

Na conversa de sexta-feira na BandNews com o Rodolfo Schneider, falamos sobre a invasão ao Complexo do Alemão. Na ótica do cidadão comum. O clima é positivo. Antes de criticar a sociedade, que queria ver a barbárie da execução sumária por parte da Polícia, devemos entender que esta sociedade clama por um sentimento inevitável de vingança/proteção. E quando os ataques contra a socidade vieram no "coletivo", os bandidos acabaram por se jogar no "clima de guerra" Sociedade contra Bandidos. E assim, como nos filmes, eles chamaram para si o título de vilões. Não culpemos a Sociedade. Ela está sob estresse. E quando a mesma foi atacada nas Instituições, no coletivo, os bandidos a uniram contra eles. No mesmo coletivo foi dada a resposta. Ou seja, mesmo que não aceitável, é compreensível.

Pergunta 1
O Sr(a) soube ou viu as imagens dos bandidos fugindo do Complexo do Alemão filmados pelo helicoptero?

SIM 72%
NÃO 17%

NS/NQO 11%




Pergunta 2
(Somente para quem respondeu SIM a pergunta 1)

311 entrevistados/ base

O Sr(a) acha que os policiais deveriam ter atirado nos bandidos que estavam fugindo?

SIM 74%
NÃO 11%

NS/NQO 15%


Pergunta 3
O Sr(a) aprova a atuação das Forças Armadas(Marinha) na invasão ao Complexo do Alemão?


SIM 87%
NÃO 04%

NS/NQO 11%




Pergunta 4
O Sr(a) acredita que se a Polícia e as Forças Armadas saírem do Alemão os bandidos retornam ou eles foram expulsos de vez?


SIM, Se saírem de lá os bandidos vão voltar 75%
NÃO, Agora eles foram expulsos de vez 12%

NS/NQO 13%

Objetivo:
Levantar junto a eleitores da área
de estudo a percepção diante da "invasão do Alemão"
Local: Município do Rio de Janeiro
Período do Campo:
30 de novembro e 01 de dezembro 2010
434 entrevistas

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vence o Fluminense

Amanhã tem Eleição no Fluminense. Eu nunca peço votos de forma vazia. Mesmo porque aacredito na capacidade de escolher do eleitor, ainda mais o eleitor com a fidalguia tricolor.

Acredito, com toda clareza, que Julio Bueno é muito mais capaz para gerir o Fluminense nos próximos anos. Note o muito mais. Não é um exagero elogioso a um amigo, o qual já tive o prazer de trabalhar e participar de um Projeto que foi um Case- "A Modernização do Inmetro". Mas uma constatação quando comparamos os dois candidatos. Julio Bueno tem Currículo, tem história de quem já foi Presidente da Segunda Maior empresa do Brasil - BR Petrobras - e aliado a esta capacidade de gestão, testada e comprovada, tem uma paixão tricolor que sempre testemunhei. Sim o cara é meu amigo. Não nego, nem escondo. Mas pediria voto para ele mesmo que não o conhecesse. Por razões que sempre pautaram minha vida, e uma delas é não contrariar a lógica e torcer para o mais capaz, para o merecedor. Pela lógica, pelo mérito e pelo Fluminense. O voto de qualidade é Julio Bueno.
Peço voto para Julio Bueno com a titularidade de pai de uma "tricoloura" e neto de ex dirigente. E peço como quem, de coração aberto, sabe que o melhor para transformar o Fluminense é Julio Bueno da Transforma Flu.
Link Mas se ainda assim você tiver dúvidas, assista o debate e faça você mesmo sua escolha.

Debate candidatos Fluminense Jornal Lance!

domingo, 28 de novembro de 2010

UPP e o Planejamento das Atividades

Os bandidos precipitaram uma situação. O cronograma (inteligente diga-se de passagem) da Segurança Pública no Rio de Janeiro estava preocupado em fazer um cinturão na Zona Sul e Tijuca com intuito de viabilizar Copa do Mundo (2014). A idéia seria fazer este cinturão na Zona Sul,Tijuca e proximidades do Maracanã. Assim o primeiro evento estaria garantido. No momento seguinte, partir para o que faltasse. E aí seria a vez do Alemão. Sem dúvidas. Agora é sentar e refazer os planos. Já que a ocupação do Alemão gera a necessidade de um efetivo tão grande quanto o usado em todas as UPPs somadas.

UPP foi uma das maiores conquistas do ponto de vista conceitual desde o Projeto dos CIEPs. A vantagem é que a UPP tem a aprovação de toda a Sociedade, exceto dos que estão a margem da mesma. UPP policia e leva presença do Estado. Recupera locais onde o poder paralelo se fazia de Estado. Crime? Drogas? Sempre existirão em todas as grandes Cidades do Mundo. O que não podemos aceitar é a existência de um poder paralelo gerado pela ausência do Estado e por políticos oportunistas que conseguem extrair votos destas comunidades. Note que milícia, tráfico tem a mesma origem: ausência do Estado. Como são os Centros Sociais, boa parte feitos com dinheiro de ONGs(financiados pelo Governo) e utilizadas por políticos para garantirem suas eleições quase que chantageando a população com o discurso "se eu não for eleito, terei que tirar o Centro Social". Como se ele fosse um cara legal de fazer aquilo que o Estado não está fazendo. Repito, o Centro Social é tão nefasto quanto o tráfico e a milícia e merece uma atenção. Uma auditoria. Uma grande matéria na imprensa. Ver quem se aproveita do Estado omisso. Listar e apresentar. Pois no fundo no fundo, político que tem Centro Social não deve gostar do Projeto da UPP.
A sociedade se uniu. A imprensa fez o seu papel e os Governos idem. No quesito comunicação/gerenciamento de crise o Governo do Rio até agora ganhou uma nota 9,5. Foi perfeito. Tranquilizou a população, usou as ferramentas das redes sociais, jogou luz e deu transparência aos fatos.
As Polícias ganharam com esta crise uma oportunidade única. Aumentou o grau de confiança nas instituições(Pesquisa a ser divulgada em breve demonstra isto). Tal qual aquele ideograma chinês, que nos seminários de marketing tanto insistem em mostrar, a crise gerou uma oportunidade. Oportunidade única de limpar a imagem de instituições. De resgatar a imagem da Polícia. Ou seja, estamos diante do que pode ser o tão esperado "turning point" de uma sociedade.
Só não podemos ser precipitados de "cantar vitória" antes do tempo. No Alemão ainda não vencemos nem uma batalha, quanto mais a guerra.