sábado, 25 de dezembro de 2010

Roberto Carlos em Copacabana

Entendo a revolta de parte dos moradores, a sensação de estar em "estado de sítio". Afinal, hoje ninguém entre no bairro a partir das 15 horas. Motivo, o mega show de Roberto Carlos na Praia de Copacabana.

O "estado de sítio" para o Reveillon, evento que carrega mais de 2 milhões de pessoas para um bairro já super povoado, é plenamente aceito. No começo reclamaram, mas agora é compreendido.

A grande reclamação nas ruas é que hoje é um dia de "deslocamentos". Faz sentido. Da mesma forma que faz sentido entender que quando se mora em um cartão postal, como no caso este bairro louco e decadente, tem algun ônus. E este é um deles.

Então, com aplausos ou apupos, cabe a compreensão, este bairro é uma dádiva para toda a Cidade e para todo o Brasil. E para aqueles que se sentem "invadidos", resta a música do Ultraje.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Popularizacão da Lichia


Nos anos 90 ela era cara e exótica. E eis que agora ela é encontrada nas ruas do Centro do Rio. Vendidas no lote de 2 ou 5 reais, ou com direito a prova 0,50 cada. E o Lula não tem culpa ou mérito por isto. Foi uma decorrência natural.


quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Copa do Mundo 2010

Por encomenda, escrevi um artigo sobre a Copa de 2010-Retrospectiva. Queriam a visão de um brasileiro. Em resumo, com total sinceridade, este foi o Gol mais empolgante. E o mais frustrante não foi a eliminação de um time de camisa Amarela que usava o nome de Brasil, mas o fato do time da Africa do Sul não ter avançado mais longe no torneio.
Foi uma Copa sem graça em Campo. Mas fora dele, os africanos deram um show que caberá aos brasileiros superar. Pois dentro de campo, vencer a Copa 2014 é obrigação de Ricardo Teixeira e quem estiver no cargo de treinador. O difícil vai ser superar a alegria dos africanos. O único parabéns deste Copa é para eles. Que me desculpe a vencedora do torneio, a Espanha. Mas o que ficou de marcante é que foi a primeira Copa sem a presença do Brasil. Pois, definitivamente, aquele time não era o Brasil.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Post Poético de Verão


Na minha Cidade o Mar
se funde
ou confunde
com o
Céu








Rio de Janeiro, Primeiro dia do Verão 2010/11

Vem chegando o Verão...

Hoje começa o Verão por aqui. Evidente, que o Inverno no hemisfério Norte. Evidente. Mas todo Verão me remete a Europa. Em especial os anos pares.

E não teve Verão na Europa que esta música não tivesse tocado ao acaso, em algum momento marcante. De súbito : Veneza, Roma, Madrid, Canárias, Lisboa, Marseille e até em Londres.
Acredite, me fazia feliz pra caralho. Lembrava do meu cachorro jogando bola comigo. Lembrava de domingos. E ninguém ali nem sabia. Se achava parte de tamanha felicidade. Eu fingia. Deixava que assim fosse. Mas minha felicidade era a minha lembrança. Era o meu cão. A felicidade era só minha. Era deliciosa. Era sozinha. Era egocêntrica. Era eu mesmo. Era saudade.