sexta-feira, 31 de maio de 2013

Novo Maracanã


Tenho muitas histórias e memórias com o outrora "Maior do Mundo". Além do presencial, tenho seguramente mais de 500 jogos no Estádio, ele tem a minha memória afetiva. 
Pedra do Antigo Maraca, retirada em 2010.

Apenas de jogos: Lembro do meu primeiro Fla-Flu. Lembro do meu primeiro jogo de Brasileiro. Fora a imagem da primeira vista do Campo, seja pela abertura do elevador das Cadeiras/Tribuna, ou de entrar andando pela arquibancada. Lembro de ver Brasil perdendo, lembro do título da Copa América em 1989, da Classificação para Copa de 94, fora a alegria de vitórias e a tristeza de derrotas. Como é preciso para o esporte ser interessante. O esporte só vale com a dor da derrota e o júbilo da vitória. O resto é frescobol na praia.

Rotina profissional, pude organizar um Campeonato no Estádio. Ter Camarote no mundo adulto e Cadeira na infância. Ter ido em todos os locais, da Tribuna de Honra a Geral(um espaço mágico que não combina com o mundo moderno, que pena). Fora campo, sala de imprensa, vestiário, local de serviço...Ali eu conheci cada canto. Até a marquise.

De chegar no Maraca, as vezes na hora do almoço, depois de um quase matinal Arroz de Carreteiro e sair quando todos se foram, lá pelas 21h 30 min, depois da última resenha do rádio. 

De jogar bola na geral com os vendedores de mate. De chutar bola para o Taffarel.  E fazer o Gol da marca do penalti. Lembro, sem muita saudade, daquela Coca Cola nojenta que o cara colocava com uma máquina presa nas costas no seu copo ou do hot dog da Geneal. Biscoito Globo ultrapassa as fronteiras do Maracanã, ele é um patrimônio completamente carioca.

Ah, sem saudosismo, lembranças..de ir para o Estádio com o Velho Mendes (o avô postiço), de comentar jogos com o João Saldanha na sala de imprensa , (que me chamava de Brizolinha), de ver o Marcello (meu irmão postiço) zoar escrachadamente um comentarista pernóstico...

Exatamente o Maraca é um local que eu tenho minhas memórias afetivas e objetivas. Memória que envolvem mais que jogos, envolvem momentos e sobretudo pessoas.

Pessoas vão desde Avô tricolor, irmão, avô postiço, minha irmã rubro negra e apaixonada pelo futebol (estrela do comercial do Maraca), meus amigos(de todas as torcidas), meus irmãos, minha filha...

Nem vou falar dos ídolos que vi desfilar pelo Maraca. Nem das dores e delícias.

Nem mesmo do prazer de ter patrocinado que Marinho do Bangu colocasse os pés na Calçada da Fama.

Aquele estádio para mim continua incólume na minha memória. Ele ainda está ali. Igualzinho.

No lugar dele construíram um estádio maravilhoso. Não. Não é mais o "meu Maraca". Mas o novo estádio está como um dos melhores do Mundo. Falo sem arrogância mas com a experiência de jogos por todos os cantos do planeta.

O novo Maracanã está um Estádio maravilhoso.

Sim. Ele não é mais o "meu Maraca", mas está um Estádio de aplaudir de pé. 
Agora, cuidado com a cadeira depois de aplaudir de pé. 
Ela é retrátil.