quinta-feira, 22 de março de 2012

Arte e o sensorial

O sentido "xperience" tão arduamente falado pelo marketing e pelo business, buscando o sentir, envolver os sentidos de formas múltiplas, vem sendo cada dia mais bem explorado pela arte e e seus desdobramentos multi mídia. Até os mais simples que já eram disponíveis desde muito tempo, agora tem uma abordagem que chega perto do popular. Nada de alta tecnologia. Tecnologia básica aplicada a arte contemporânea. Vi e gostei semana passada em Berlin. Ryoji Ikeda. Hamburger Bahnhof, onde existe o mais charmoso café de Museu do Mundo.

Site Artista
Ryoji IkedaLink

Cada coisa no seu lugar

Eu sempre aodrei os aromas de canela e cravo . E sempre detestei os cigarros de "Bali" Gudang Garan. Nos anos 90, uma certa moda no Rio de Janeiro, até caírem no mais completo obscurantismo cafona atual. Sim, houve época que Gudang chamava "gatinha" na night. Era um atrativo. Mas graças ao bom Deus, este tempo passou. E as gatinhas daquelas épocas estão em casa com filhos. Mas o Gudang Garan foi formalmente proibido pela Anvisa no Brasil. Do Gudang, o mais engraçado presenciei em 2002, ou 2004, não me lembro bem. Em Paris. Na mesa ao meu lado, num café ao ar livre, um casal faz um cigarro. Um cigarro com tabaco e haxixe. Acendem. Em alguns momentos aparece o dono do estabelecimento. Pensei "Vai repreender". Quando ele chega mais perto, ele pede desculpa ao casal e fala algo como "Tabaco e Haxixe, tudo bem. Pensei que eram aqueles malditos cigarros de cravo." E aponta para uma placa que exibia a proibição do consumo daquele fumo dito como originário da Indonésia.

domingo, 18 de março de 2012

De Curitiba para o Mundo

Foi o Millor, acho que foi ele mesmo, que criou a máxima que "ritiba" significava : "do mundo" já as duas primeiras letras eram elas mesmas.

E hoje mil escritos do Paulo Leminski, apareceram em cadernos antigos. Fiz um apanhado e aqui copio, copilo. Uma forma de ser um pouco menos injusto com Curitiba.


"...tudo dito,
nada feito,
fito e deito..."



"Nunca cometo o mesmo erro
duas vezes,
já cometo duas três
quatro cinco seis
até esse erro aprender
que só o erro tem vez."



"Abrindo um antigo caderno
foi que eu descobri:
Antigamente eu era eterno..."



"...Basta um instante
E você tem amor bastante."



"Repara bem no que não digo."



"Da noite vim para a noite vamos uma rosa de guimarães nos ramos de graciliano."

Berlim Clichet


Berlim. De bicicleta. No meio da madrugada. Final de inverno. Ruas desertas.

Rio Clichet

Manhã de rotina. Indo para o trabalho. Final de Verão.

Manhattan Clichet

Madrugada. Fuga noturna com a filha. Cachecol perdido e encontrado.