sexta-feira, 19 de abril de 2013

Montevidéu


Antes de tudo, algumas vírgulas sumiram...


A primeira vez que estive no Uruguai, e eu era criança, disse que ele tinha um ar de antigamente, nas vezes seguinte a mesma coisa.

Agora compreendi a nostalgia que via em Montevidéu, perdão, Montevideo, assim como gosto de escrever "Uruguay", com "Y" em que pese a inexistência do "Y" em nosso idioma de Camões e Machado de Assis. (Assim como gosto de escrever Singapura com "S" mesmo sabendo que o correto é com "C".(Licenças poéticas não fonéticas.)

Pessoas são mais calmas, eu diria tranquilas, o tempo parece passar mais devagar, todos andam com suas garrafas de mate , digo chimarrão, ou fumando um baseado nas ruas , sim aqui é permitido como em Amsterdam.

Vejo "Montevideo" com um pouco do Rio de Janeiro de minha infância, do Brasil antes do nosso momento de "novorriquismo", um pouco dos Jardins em São Paulo da minha época de criança. Um pouco de Madrid anos 80. Algo que um dia tive, ou tivemos, e não mais temos. Como a inocência perdida. Não é mera nostalgia, é delicioso.

Dizem que o Tango nasceu aqui, se é verdade pura e simples, não sei. Mas, "La Cumparsita" é uruguaia. Assim como o alfajor. Assim como, talvez, Carlos Gardel. Que pode ser francês ou uruguaio. Quem sabe argentino. 

Bem, o Uruguai tem o tango e o alfajor, o melhor da Argentina sem Maradona e Messi. Um pouco de Brasil. Tem "Santerias" , uma influência musical africana e Carnaval. Um País com a população da Zona Norte carioca tem um pouco de coisas boas dos Vizinhos "grandes", Brasil e Argentina.

Chamam um rio de oceano, de Mar, pouco importa. O "rambling" é quase tão agradável quanto andar pela Orla do Rio. Quase. Pocitos, uma delícia, me parece ser um local agradável de se viver.

Quem diz que "não tem nada para fazer em Montevidéu, está enganado. Ou não tem sensibilidade. Ou não soube procurar. Claro, não tem a quantidade de opções turísticas que o Brasil tem. Maldade qualquer comparação. O Brasil é praticamente completo em todas as possibilidades turísticas. E tem o tamanho de um Continente.

O "Uruguay", apesar do "Maracanazo", é extremamente amável e simpático. Assim como o seu Presidente. Que figuraça o Mujica, tem o nome parecido com nosso Zé do Caixão, fisicamente lembra o comedidante Mazzaraopi, mas uma visão social muito além da social democracia globalizante e sem flerte com o populismo. 

Um País que 10% da população visita o Brasil por ano. Isto mesmo. Que tem carros antigos, antigos e não apenas velhos, circulando pelas ruas. Quase que no estilo "cubano".

Uma cidade, uma capital, com um jeito lento e calmo, que parece pouco povoada, pouco adensada e isto a faz ser bem agradável.

Enfim, como uma observação, que não é minha, mas de amigos que estavam comigo, um resumo : Montevidéu é "vintage". 

E isto é maravilhoso.


Alguns carros que vi em meia hora na rua.