sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Post de sexta

Separei 3 "youtubes": um da cena final de Thomas Crown, com Nina Simone cantando Sinner Man. E duas referências a "mãe Russia" com a cena de "Olhos Negros", um filme delicioso com Mastroianni mostrando a leveza da busca do amor. Que nunca se acha. 
E uma das mais belas canções universais, também da "Mãe Rússia" com uma puxadinha "gitana". Violino, Russia, cigano, perfeito. Culpa de ter tido uma infância ouvindo "Radio Moscou". Descolei uma versão mais pop que a que costumo a ouvir do Red Russian Army Choir.











Любовь навсегда

Encontro do PT em Brasília


O bem informado, uma cabeça pensante das boas do PT, Marco Aurélio Garcia(aquele que foi flagrado pelas camêras fazendo top top no caso do acidente aéreo em Congonhas) foi o primeiro a alertar sobre um sentimento anti PT.

Parte do partido culpa que o sentimento anti PT foi gerado pelo distanciamento do PT da classe média, trabalhadores urbanos e de algumas práticas que o partido sempre pregou.

Outra parte culpa a mídia como fomentadora deste sentimento.

Eis um debate daqueles que os dois tem razão. Somado a outros fatos.

Lembro que em 1998 acompanhei uma pesquisa Nacional em que o PT aparecia com admiração até mesmo por adversários. Como o "único partido que realmente tem ideologia". Mas em 10 anos muita coisa mudou.

O PT chegou ao poder, ou ao governo, como preferir. Com isto ele ganhou muitas canetas de orçamento. Muito dinheiro. E muita gente que não tinha muito com o partido foi se chegando, um natural gigantismo, uma "peemedebização" do PT.

Ainda vejo com simpatia diversas conquistas sociais do PT, seja por uma política focada, seja por sorte do momento que a economia mundial passou até aqui. Mas tivemos avanços sim.

O que o PT tem que estar atento, agora que ele é um partido da social democracia, é para os novos desafios. Em especial em 2010.

Tal qual no Rio tivemos uma Benedita maior que o partido no Estado, hoje temos em Lula alguém maior que o partido.

Lula é a estrela do PT.

E neste clima de personalização da política, perde o debate de construção do País. Nascem mitos. Apenas isto.

O sentimento anti PT, queridos amigos, se deve a um traço natural do brasileiro. A raiva do sucesso. Se existe um Brasil que ama o "coitadinho", existe o Brasil que odeia o sucesso. E o PT se agigantou, ficou forte e vitorioso e Lula continuou o "homem bom", o "coitadinho", o homem comum, o que não sabia de nada.  Assim ele passou pelo mensalão e outros desgastes. Enquanto o PT vitorioso carregou o ônus do desgaste, Lula foi sempre preservado. 

No Brasil o sucesso parece pecado.Dizia com razão Jobim.
E o PT, outrora pequeno e admirado, se tornou no vencedor indesejado.

Isto aliado a tudo o que foi dito do distanciamento do PT do PT autêntico, da perda de quadros de reserva moral como os dissidentes do PSOL e o desgaste de mais de 5 anos de poder gera este sentimento anti-PT.

O link da matéria do online da Folha de S. Paulo:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u465372.shtml

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Uma homenagem para o Presidente Obama


Sei que este post será acusado de machista ou sexista, mas não é.

Apesar de não ver no Obama "um negro", o mesmo mais parece uma jabuticaba, preto por fora, branco por dentro, já é uma evolução para um País racista como os "USA" ter um Presidente afro-descendente.
Para comemorar esta nova fase do mundo, onde os Estados Unidos são mais que uma potência, são a hegemonia, (ok, ok até a China se manifestar militarmente), ter um presidente negro pode gerar mais simpatia do mundo com os americanos. Representar uma nova fase. Um novo tipo de liderança, ao menos de forma simbólica.
A melhor forma de homenagear Obama, é se rendendo a beleza da mulher negra.
Viva a cor!

Eleicões americanas


Mais que a vitória de Obama, um fato chamou atenção e, curiosamente, a mídia brasileira deu pouca ou nenhuma atenção.

Em alguns locais de votação em que a urna eletrônica não dava "recibo", estas urnas eram vistas com desconfiança pelos eleitores americanos, que preferiam votar nas urnas eletrônicas que emitiam recibo.

Longe de acreditar que exista fraude programada nas eleições eletrônicas no Brasil, mas quando você tira a materialidade, você acaba com a chance de apurar com mais detalhe.

Talvez tenha até orgulho do Brasil exportar a sua tecnologia de eleições eletrônicas para países como Bolívia e Paraguai. Mas, sem bancar a teoria da conspiração, será que não é possível uma tecnologia que emita alguma forma de recibo. Seja para uma eventual recontagem ou contagem por amostra?

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Itaú e Unibanco


Nova leitura para frases antigas:

Eles que são bancos que se entendam.