sábado, 2 de maio de 2009

Augusto Boal

Acabei de ler no on line a morte do dramaturgo Augusto Boal. Quando ele era vereador no Rio, tivemos algumas reuniões em função de um projeto que faria a parceria de um shopping com oficinas de teatro para jovens em situação de risco. Ele, com aquele pensamento inquieto, parecia ser muito mais jovem que sua idade ou sua biografia. E diga-se de passagem, que biografia. Diferente dos midiáticos, mas perfeitamente genial.

De Boal, uma frase,  que vai na contra mão do pensamento vigente, mas que tem o meu aplauso.

"Todo mérito para um comerciante que faz do seu ato de comerciar uma arte e toda vergonha para um artista que faz da sua arte um ato de comércio"

Augusto Boal

CCBB - Os gêmeos


Levei minha filha na exposição dos Gêmeos no CCBB. Interessante. Apenas pequena para a dimensão, métrica mesmo, dos trabalhos dos irmãos Pandolfo. Na saída, na livraria, parecia que todos os escritores dos meus 15 anos estavam juntos: Fante, Kerouac,William Burroughs e,  é claro, Bukowski. No estilo hai kai mal feito:

Vi a minha estante por um instante.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ayrton Senna 15 anos


Talvez a morte de Senna tenha sido o dia que um País inteiro chorou. A morte de Senna foi para os brasileiros o que a morte de Kennedy foi para os americanos. A comoção. Um piloto de fórmula 1 e quando morreu vimos que era bem mais que um piloto. Era um exemplo de brasileiro - (ok, ele votava no Maluf, a gente perdoa esta). Trabalhador. Focado. Dedicado. E o patriotismo dele não era forçado. Enfim, um cara que até hoje não apareceu ninguém parecido para encarnar este espírito de um brasileiro que fazia e acontecia no exterior.

Esta primeira volta mostra. Este cara era de outro planeta nas pistas. E fora dela era um exemplo. 

Viva Senna.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ipanema 115 anos


Eu nasci em Ipanema. Lá o nome de família está gravado em bronze. Ali eu fui batizado na Igreja católica. As primeiras fotos, primeiros registros. As primeiras lembranças que não lembro. 

Apesar de achar que meu mundo se chama Copacabana, sempre achei Ipanema um bairro demasiado sofisticado para meu jeito de ser. Ou pretensamente sofisticado.

Hoje Ipanema é meu caminhar. Minha mesa da sala. Minha memória de infância que renego, mas não nego. Talvez não lembre. 

terça-feira, 28 de abril de 2009

Carioquismos forçados

Entendo que uma marca busque a interatividade com o local. Pode ser tentando exaltar uma brasilidade, um regionalismo ou até mesmo um jeito carioca de ser. Existem casos que a empatia é natural, em outros fica como aquelas tentativas de cantores americanos cantando em espanhol ou em português, uma forçação de barra absurda.

Caminhando na praia, observei num quiosque "vestido" de sorvete Nestlé.
Esta do sorvete Yopa, digo Sorvetes Nestlé, se superou. Ou foi coisa de um redator desatento com o duplo sentido, ou foi coisa de alguém querendo "zoar" a marca ou o carioca.

Não é levar para a maldade, mas...
 "Carioca como você"

A mim não come não. 

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Finalizando o Campeonato Carioca

Segunda que vem poderemos ter vários TRIs.

O Cuca pode ser  técnico TRI -VICE CAMPEÃO.
(Acredito que anos consecutivos será o primeiro técnico desde 1912.)

ou

O Botafogo pode ser TRI-VICE CAMPEÃO.
(Igualando o especialista em Vices em anos consecutivos, o Vasco.)

Com Flamengo sendo TRI-CAMPEÃO.

E se der Flamengo, coisas que só acontecem ao Botafogo : Perder um título para um time que tem como técnico o Cuca!


Destaques do Campeonato.

-A tabela sem graça. Foram apenas 4 jogos com algum interesse.
-O fiasco do Fred e do Flu.

O melhor atacante da final 

-Emerson, zagueiro do Botafogo. 2 Gols contra.


Melhor jogador. Na verdade, o Único jogador do campeonato.

-Maicosuel do Botafogo.


Troféu Roberto Horcades , dedicado ao maior Mico.

-Juan do Flamengo ao sofrer o drible humilhante de Maicosuel na primeira perna da Final. Merecia receber um Lexotan via anal para acalmar o rapaz. O que foi aquele ataque de pelanca?

Campeão Moral.

-Bangu.
Pela arrancada no segundo turno. E por este blog ser banguense e parcial nesta premiação. Aprendi isto quando criança ao ler o "Penalty" do Otelo. Onde no placar moral o Flamengo nunca perdia.



Sobre a final, com o desfalque do Maicosuel, Botafogo poderia deixar de ser o favorito, mas quem está no banco do Flamengo? Cuca. Ou seja, decisão em aberto. Na final o favorito é sempre o time que joga contra o time do Cuca. 


Momento saudade


Descobri que sou velho ou antiquado.
Sou do tempo que silicone era coisa de travesti. E , sinceramente, por mim ainda seria assim.

Me peguei tentando lembrar de "musas" da minha infância.

Uma tem seu lugar para lá de especial. Apesar de sumida (ou seria consumida?) pelo tempo. Márcia Porto. Era na Ele e Ela, na Playboy, no Programa do Jô Soares- (que os mais novos acreditem, ele era engraçado, assim como o Chico Anysio também era. Juro que eles tinham alguma graça!).

Enfim, como Marcia Porto ficou na minha infância, ela está igualzinha. . E prometo não procurar "que fim levou" a moça. Melhor assim.