quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Steve Jobs

Não falo da marca apenas. Longe de ver como um monstro capitalista que nos transformou em ávidos consumidores de computadores coloridos ou "bonitinhos". Mas sim como o visionário que buscou fazer diferente. Em alguns momentos quebrou a cara. Como acontece com todos os ousados e pioneiros. Faz parte.
Mas...Perseverou e venceu graças a coragem e a inovação.

Pela coragem de ter lançado um computador que não tinha local para disquete, e isto tem uns 15 anos. Já seria um pioneirismo. Pela coragem de usar "sabores" ao invés de cores. Pela coragem de "Pensar diferente", Steve Jobs merece sim nossa reverência.

Sei que diversos covardes enriquecem e ganham louros. Mas estes não ganham um pingo da minha admiração. Para mim vale a ousadia responsável. A vontade de torcer o familiar. Buscar a inovação.

Valeu, Steve Jobs.
A mensagem que você deixa para o mundo?

Think different.

Thanks.


domingo, 2 de outubro de 2011

Aeroporto Santos Dumont

Quanto mais viajo, seja pelo Brasil seja até no interior da Turquia, tenho notado que os aeroportos cada dia que passa estão mais parecidos. De mobiliário as lojas. Fora o uso exagerado de vidros que ultrapassou a palavra tendência e parece que é lei.

Se houvesse um "Aeroporto do Coração", para mim seria o Santos Dumont. E antes de ser modernizado, ele tinha as deliciosas saídas em escadinhas, num ar retrô e com o Pão de Açucar de fundo. Parecia uma viagem no túnel do tempo de uma época que nem eu havia vivido.

Claro. A modernização e ampliação foi necessária. Mas sempre que o tempo do vôo permite, eu dou um pulinho na área antiga, onde hoje funciona apenas o desembarque. E me lembro dos primeiros vôos com cunho profissional. (Eu ainda usei o Electra.) Cada embarque ou desembarque, na maioria esmagadora de vezes para São Paulo, com lay outs e milhares de pastas faziam eu me sentir adulto. Era divertido este momento.