domingo, 16 de outubro de 2011

Rua da Carioca fechada, caos e cidadania


Ok. A Rua da Carioca ficou fechada em função de uma tragédia. Uma explosão de gás em um restaurante que funcionava com alvará/licença de funcionamento, provisório desde 2008. Para o caminho do primeiro mundo, onde riscos são mitigados, onde a vida tem valor ainda é um caminho. A prova que não basta um País se encher de dinheiro. Se não se encher de pensamento ético. E ética não é o moralismo classe média udenista obtusa, mas sim o se colocar no lugar do outro. Fazer a coisa certa. Enfim, precisamos nos organizar sim, sem perder o espírito brasileiro e carioca, mas o importante é não se transformar numa gigante Nação Emergente. Que fala como no bordão do programa humorístico "Tô pagando. Se tô pagando eu posso. Tudo meu".

Junto ao gargalo de logística/infraestrutura e educação, devemos colocar mais um: CIDADANIA. Sem cidadania, ficaremos no meio do caminho. Vendo a oportunidade de desenvolvimento de um País simplesmente ficando no vôo de uma galinha.


Sobre a Rua da Carioca, ela para pedestres ficou um momento delicioso de caminhar numa manhã com Sol meio tímido. Vale a sugestão. Andar pela mesma no dia de semana estava valendo como um passeio. Devolver a rua aos pedestres. Eis uma boa idéia que o antenado Prefeito Eduardo Paes deve estar pensando.