sábado, 23 de maio de 2009

Sábado de sol

Parece que sempre esperamos o sol. Até quem gosta de chuva. Hora de sair de casa e ver o Rio. Que é lindo de qualquer jeito. E com sol fica incomparável. Com Nina Simone de trilha então...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Prédio da Manchete


Quando criança eu dizia que compraria o prédio da antiga TV Manchete. O prédio, que na foto é visto do Aterro do Flamengo, é uma obra do gênio Oscar Niemeyer.

Inicialmente tentaram vender para a atual inquilina, a Universidade Salgado de Oliveira, daquele Senador cabeludo de Minas Gerais, Wellington Salgado, do PMDB. Um dos maiores financiadores do Senador Helio Costa, hoje Ministro das Comunicações, que por estar ministro, cedeu a vaga ao Senador Suplente, ou seria "Doador Suplente". Mas o valor oferecido pela inquilina, que acumula mais de 3 milhões de dívidas com a massa falida da extinta TV, foi considerada baixo.

Na segunda chance, a empresa a Credcheque apresentou proposta de 60 milhões. Mas não depositou o valor na data determinada pela Justiça. Agora, na terceira chance, a Vix Serviços e Transportes não honrou o cheque de 65 milhões prometido no leilão.

Então pode passar novamente para a segunda colocada, a Credcheque, a que não depositou o valor do arremate em 2004 e que agora tentou mais uma vez, ou então para a terceira habilitada no leilão a T.U.E.S.P.E. , provavelmente uma "sociedade de propósito específico" como diz a sigla.

Se esperarem um pouco mais, eu mando uma proposta.

Por ocasião do fim da Manchete, escrevi um artigo, "favor não mandar flores". Por respeito aos trabalhadores que até hoje esperam algum dinheiro e pelo costume judaico.

A Manchete foi uma TV carioca em Rede Nacional e que tinha a cara de uma revista. Com o perfil de um pioneiro, "Seu Adolfo" Bloch.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Leme


 O Leme é um canto de praia, uma pedra - que dá o nome ao bairro. Parece uma espécie de Copacabana que parou no tempo. E parece ser protegida por ser um canto. Andava no noticário pelos crimes e balas perdidas. Agora, pela ocupação dos morros pelo BOPE e a chamada polícia pacificadora.

Enfim, após um domingo de andanças, hoje baixei a foto e consegui atualizar o blog.
A foto de domingo que chegou na quarta. 

Disco Voador chega ao Rio no sábado


O "artista contemporâneo"  Peter Coffin   (o termo artista contemporâneo me assusta tanto quanto "músico minimalista"), bem o americano, esta é a origem dele, vai sobrevoar o Rio entre 19 h 30 min e 21h 25 min, numa espécie de "disco voador". Uma "escultura voadora" presa a um helicóptero.
O Pedido é que as pessoas que observem e registrem esta interferência do mesmo.

O argumento da obra é que o "público em geral" (novamente um daqueles termos que coloco em questionamento) dificilmente tem acesso a "arte contemporânea" é seu motivo principal para tal interferência.
O trajeto do "disco voador" será 
 Ida: Aeroporto de Jacarepaguá - Barra - São Conrado - Leblon - Ipanema - Forte da Copacabana - Leme - MAM
Volta: MAM - Leme - Forte de Copacabana - Leme (sobrevoo de 20 minutos entre os fortes do Leme e de Copacabana) - Ipanema - Lagoa (sobrevoo de 15 minutos) - Leblon - São Conrado - Barra - Aeroporto de Jacarepaguá

AGORA A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:

Justo neste momento, quando quase todo mundo tem um telefoninho celular com câmera. Quando o mundo tem o youtube para postar imagens...os OVNIs, UFOs, os populares discos voadores e as avistações praticamente desapareceram da mídia.

Estranho, pois com a tecnologia de registro mais facilitada, deveríamos ter muito mais registros.

Será que os ETs desistiram da gente?

Ou será que nós que desistimos do mito de esperar alguém de fora?

Tudo pode ser marketing?

Recebo uma mensagem:
"Guto tem um cara correndo nu, pelado, peladão, muita gente filmou, amanhã deve estar  no youtube, comenta no seu programa, mas cuidado,  deve ser alguma ação viral de marketing..."

Parei e descobri que de tanto pensar na posibilidade do diferente, descobrimos que nem tudo precisa ser marketing. Pode ser apenas um artista perfomático. Alguém em busca dos seus minutos de "fama" ou apenas alguém que perdeu uma aposta. Ou um pouco do juízo.

Mas claro que pode ser alguma ação tosca ou não, alguma ação. Afinal a publicidade já se fundiu com o entretenimento sem pedir licença faz tempo.