domingo, 3 de junho de 2007

TURISMO - Disneyland Paris


Os "Guarda-Chuvas do Amor" filme francês celebrado na Disneyland Paris.

Já que o casal Sarkozy estava em 4 jornais dominicais que li. Resolvi falar um pouco da França. Sem citar em momento algum queijo, vinho ou Aznavour, Le Pen e Zidane. E, é claro, o novo casal político/midiático, que parece substituir o casal Blair que vai saindo de cena.
A Euro Disney, que não é mais "Neuro Disney", com o nome de Disneyland Paris, melhorou um pouco. Mas é muito pouco para quem tem o hábito de visitar a Disney da Florida ou California, sempre encontrará algo para se decepcionar com o Parque francês.
Motivos para decepção são vários, pode ser pela roupa dos atendentes, sempre mal ajeitada ou no aspecto higiênico. Que se comparado com os funcionários americanos, deixa mesmo a desejar. Também falta aquele "multi culturalismo fake", de jovens estudantes do mundo inteiro trabalhando na Disney americana. Na Disneyland Paris, você encontra é o atual multiculturalismo francês. Também é motivo de decepção, ou em alguns casos pode ser frustração, é pela quantidade de "quebras" das atrações. Uma frequência que com certeza os parquinhos do interior do Brasil quebram menos. Nunca passei um dia por lá sem presenciar alguma quebra na Disneyland Paris.
Mas tem algumas vantagens, como ouvir musicas do Nino Rota como som ambiente e poder beber Pelegrino como a água "oficial". Ainda encontrar com uma homenagem a um filme especial para mim - "Guarda-chuvas do Amor" - Les parapluies de Cherbourg. Um musical com Catherine Deneuve novinha, docinha e diretamente dos anos 60. Vale conferir este filme. É de 1964 e tem a direção de Jacques Demy- o mesmo do genial Pele de Asno - Peau dÂne , e trilha do musical é de Michel Legrand.
Pois bem, a incompetência da Disneyland Paris faz sentido. Afinal, os acionistas americanos da Disney, querem que você vá mesmo aos Estados Unidos, visitar as "verdadeiras" atrações e comentem o brilhantismo e mania de grandeza yankee.
Ok, mas até que o passeio, caso você já tenha esgotado a paciência de Paris, vale a pena. Sim, caso você tenha esgotado as opções em Paris,(ok é difícil conseguir, mas quem sabe?) aí pode ser interessante se despencar de RER para lá. Afinal você visita uma "Florida fake" e ainda tem a vantagem de estar na Europa. Agora, não se sinta culpado de não ir e ficar andando, flanando por Paris e ignorar por completo a Disney francesa.

Os guarda-chuvas do Amor -
http://www.imdb.com/title/tt0058450/

Nenhum comentário: