segunda-feira, 4 de julho de 2011

1982 - Quando nosso muro caiu



A nota de ontem no Ancelmo gerou telefonemas e e-mails. De gente interessada em dar depoimentos e contar causos sobre aquela eleição, que foi a mais importante da história da democracia brasileira. E eu explico. Se o Chile na década de 70 propiciou a chegada de um socialista pelas eleições, os cariocas levaram um socialista - considerado o maior inimigo do regime militar vigente- ao poder também pelo voto. A vocação do Rio de Janeiro de vanguarda. Quase que a celebração da República Independente do Rio de Janeiro.

O documentário não tem a pretensão de ser um programa político. Nem de agradar um ou outro, mas sim dar importância a um ano que se teve o início da redemocratização no Brasil, uma Seleção Brasileira de futebol mágica e os passos da popularização dos jovens cronistas daquela época, que usavam o Rock para se manifestar.

Celebrar este Rio de Janeiro de vanguarda, gauche e de contra cultura. Porém sem ufanismos, mas apresentando os fatos. Com o Rio em evidência mundial temos que compreender a nossa essência para entender a real vocação contida no nosso DNA.


3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns. Quero ir na pré-estréia.
Abs,
RR

Anônimo disse...

Aliás este documentário é a cara do blog
Rio de Janeiro • Carioquismos • Comportamento • Música • Política • Futebol
lol
RR

Anônimo disse...

Contra ou a favor?Eis a questão.