sexta-feira, 9 de abril de 2010

Niterói e Haiti

De tanto rodar o Estado e por ter amigos queridos de Niterói, sempre considerei a cidade de Araribóia, mesmo com as diferenças históricas de uma cidade que foi capital do antigo Estado do Rio, mesmo com o ar delicado e provinciano da Cidade, sempre , mas sempre mesmo, vi Niterói como um bairro do Rio. Separado de onde eu estiver por uma Ponte, símbolo do "Brasil grande" da ditadura, e que para mim sempre esteve ali, debruçada na Guanabara.

Não sou de me abalar fácil. Já vi muita coisa neste mundo. Em função de trabalho já subi morro, já visitei comunidade onde a palavra carente seria elogio, recebo cada história que parece ficção de tão real . Em função de estudo passei mais de 3 semestres em IML e ,fora do Brasil, até estar numa cidade logo após bombardeio eu já estive. Ou seja um estômago mais ou menos forte para muita coisa. Mas confesso que desde ontem estou meio "amuado". Com toda força, a dor daquela gente ali, massacrada doeu de verdade em mim. Senti como se tivesse acontecido na esquina de um bairro onde já morei.

A queda de diversas casas não pode ser encarada como fatalidade da natureza tão somente. Ela é reflexo de uma sociedade que parece só prestar atenção nos invisíveis nos momentos de tragédia. E com isto, os que disputam voto, se deliciam na pobreza alheia, que , de perpetuada, lhe garante o voto. O voto do 1 real, do centro social e das políticas demagogas.

Recentemente sentimos a dor do povo do Haiti. Um povo que parecia ali sozinho. Abandonado com a inexistência do poder público. Desde ontem eu estou me sentindo um pouco haitiano. O Haiti é aqui. Logo ali, depois da Ponte Costa e Silva.

Nenhum comentário: