sábado, 11 de agosto de 2007

Domingo em Copacabana - Pais protestam para ver filhos


Grande parte das manifestações de rua são sem resultado ou apenas enfadonhas. Poucas empolgam de verdade como um trio elétrico. Mas esta, que vai ocorrer neste domingo de Dia dos Pais, na Praia de Copacabana- altura do Posto 3- ao menos tem um sentido interessante.

A história de deixar a guarda dos filhos sempre com as mães, como quase uma regra definida, é algo antiquado como o machismo. É de um tempo que as mulheres ficavam em casa. E ter este comportamento como padrão, no século XXI, parece que o mundo não evoluiu.


Inspirado no movimento inglês Fathers4Justice, a manifestação vai tentar chamar atenção para esta questão. E tentar facilitar que pais estejam mais presentes na vida e na criação de filhos após separação.

Realmente se abrimos mão de determinados comportamentos antiquados, este é mais um conceito que devemos rever. Ou ao menos refletir. Pai não substitui mãe e mãe não substitui pai.Mas em alguns casos as crianças se tornam orfãs de pais vivos, em casos por caprichos e mágoas de ex mulher. E garantir sempre, como se fosse uma regra jurídica, que filhos devem ficar com as mães fere mesmo a modernidade e a isonomia.

As mulheres lutaram e conseguiram seu espaço. Nada mais justo que os pais façam esta luta agora.


A manifestação acontece entre a Hilário de Gouvea e Paula Freitas, das 8 às 13 horas.


2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela sua página. E esse artigo é maravilhoso.

gutograca disse...

Obrigado, Paulo.
GG