sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Barrichello e Los Hermanos


Eu estabeleci um critério pela boa convivência. Não critico gosto musical. Mesmo porque finalmente tracei uma linha que existem 4 tipos de música e aí e encaixam todas:

-Músicas boas que você gosta.

-Músicas boas que você não gosta.

-Música ruim que você gosta.

-Música ruim que você não gosta.

Com estas 4 simples definições, todas as músicas, independente de gêneros, se encaixam.

Mas existe algo que ainda me incomoda. A estética e a atitude representada por alguns grupos de música. Como o sertanejo “country” que muito pouco tem de Brasil. E, no caso do Rio de Janeiro, a estética derrotada do Los Hermanos e similares. Me soa falso.

O Los Hermanos são uma espécie de primos do Rubinho Barrichelo. Ele poderia tranqüilamente fazer parte da banda. Em visual e atitude. Se colocar uma barba no Rubinho ele vai direto fazer parte da banda. Ele é a cara dos Los Hermanos.

Eu nem discuto o fato das músicas do Los Hermanos serem chatas ou mal cantadas. Isto é uma questão de gosto e eu respeito até quem gosta de Gizele Madoninha. O pior do Los Hermanos é o que eles representam. Na cara de cada um vem escrito “Nós somos loosers e nos orgulhamos disto”. Não falo dos figurinos, isto eu não sou nazista de reclamar das barbas sujas e mal aparadas e dos cabelos ralos e com cachinhos, ou o visual "sou amigo do seu Madruga". Isto é uma estética que estudantes de comunicação acham legal e eles se vendem para este público. O que é louvável como produto de consumo. Com um "bom mocismo" fake que me parece sempre pernóstico e de uma vaidade dissimulada.

Mas o Los Hermanos representa aqueles quem tem orgulho de serem perdedores. Orgulho da inação. Como aqueles caras que não tem coragem de se lançar para ganhar uma menina bonita e interessante e acabam por se contentar com uma Ana Júlia. E chamam de musa. E com ela fizeram seu maior sucesso popular.

Pela musa da banda, vê-se o que eles representam.

Sei que pode ser um choque de gerações, eu passei dos 30. E talvez os mais novos gostem deste estilo maltrapilho que não tem nada com o Rock. Mais parece uma sub MPB. E sem vontade de mudar, de fazer algo novo. De tentar ser jovem. Ser forte. Contestar ou aproveitar. Isto é o que se espera de uma juventude. Conteste e Lute ou se deleite. Agora culto a derrota, me poupe.

O respeito ao diferente deve ser uma tônica de nossa sociedade. Claro que não iremos espancar pessoas vestidas de Los Hermanos, mas realmente, tenho o direito de rir de um som chato, mal cantado, que na verdade é uma representação daquelas coisas deploráveis que tocaram nos anos 80 como Boca Livre, 14 Bis, Osvaldo Montenegro e outros menos detestáveis.

E que para completar é a cara do Rubinho Barrichello.


5 comentários:

Ingrid Candido disse...

Hahahaha...Caraca Guto, tu é hiláriamente hilário!!!!!!Adorei sua comparação do Los Hermanos com o Rubinho e com todas aquelas bandinhas xumbregas da década de 80....Mas tb dá um disconto né? Não são todos que tem o nosso bom gosto musical...rsrsrs..Show de bola...Bjks mil!!!!!!

Unknown disse...

Claro Ingrid eu não imponho catequese ao bom rock. Perdôo, mas os caras são chatos mesmo.
Veja o link da Veja chamando as ovas deles de "remelentos" GG

Unknown disse...

http://veja.abril.com.br/080807/p_138.shtml

Eduarda disse...

Guto Graça,
Decidamente vc naum existe KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Morte aos remelentos. Junto com o Djavan hehehehe
Bjks

Unknown disse...

Todo mundo chuta o Rubens Barrichelo. Coitado dele.