quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Barra da Tijuca - Pertinho do Rio de Janeiro


A Barra da Tijuca até que se esforça. Mas ela não consegue fazer parte do Rio. Cidades independentes e vizinhas, como Recife-Olinda ou Vitória-Vila Velha, parecem ser mais próximas que a Zona Sul e a Barra da Tijuca.

Não se trata de um preconceito com os emergentes. Se nos anos 90 eles causavam algum incômodo com suas festas para cachorros e tapetes persas cortados nos carros, hoje, no esquecimento, eles foram apenas celebridades instantâneas coletivas. Não incomodam mais. E vivem ostracismo dos ex Big Brothers.

A culpa não é da geografia ou do Plano Lúcio Costa. Por mais que pensem que os prédios da Barra não tenham a cara do Rio, decididamente não é isto. Tudo bem que a ausência de esquinas tira uma das características do Rio, seja Zona Sul ou Zona Norte. A esquina, o boteco, a banca de jornal. Apesar que alguns botecos hoje vão se transformando em pés limpos para happy hour da galera. Mas o popular botequim, aqueles plantados nas esquinas, seja do subúrbio, seja de Copacabana, parece que na Barra inexiste.

A Barra também não é distante do Rio pelo cheiro de peixe frito nos quiosques da praia. Você sai para correr ou caminhar e sente o aroma de peixe frito.

Então o que faz a Barra ser algo diferente do Rio como Niterói? O que faz são as pessoas. Na Barra as pessoas se arrumam para ir ao Restaurante.

Na Barra existe a maior quantidade de mulheres suecas trangênicas, leia-se louras de farmácia.

A água da Barra deve alisar cabelos, como tem mulher de cabelo liso por lá.

Na Barra se tem a maior quantidade per capita de silicone.

Na Barra se encontra o maior número de mulheres com botox.

Mas a Barra tem seu mérito. Ela descriminalizou a ida a churrascaria com uma namorada. A Barra fez um traço de união entre zona norte e zona sul. Onde não tem nenhum inconveniente o filho de um banqueiro –de banco- ser vizinho de um dono de ferro velho. A Barra pode ser estranha, mas ela é democrática. Por isto, que apesar de tudo, a gente sorri. Pois que lugar do mundo pode ser tão agradável com verde, com mar limpo e vias outrora expressas. A Barra é excelente. E o melhor: é Pertinho do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: