segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ronaldo R9 - Marca mundial

Ronaldo é uma marca mundial. Goste ou não do cara. Mas segundo pesquisa publicada na Coluna do Renato Maurício Prado no O Globo deste domingo, e realizada pelo DataRio- num "bus" desta semana- a Cidade que ele nasceu não tem a mesmo carinho/imagem que talvez R9 tenha no Mundo.

A pesquisa fez uma comparação direta entre ele e Romário. Claro, pelo o que representa fora dos campos, Romário parece ser uma espécie de "Macunaíma", ao passo que Ronaldo representa o "bom mocismo". Podemos implicar com o "bom mocismo" do Ronaldo. Alegar que falta sinceridade. Reclamar da leniência da imprensa com ele. Com o excesso de carinho sempre dado ao "eterno menino", mas a verdade que o cara fez muito com a camisa amarela. E merece sim destaque. E muito.

Não sei se Ronaldo foi "Fenômeno", mas teve momentos fenomenais. Como poucos. Sobretudo de superação. Calou muita gente, inclusive eu, em 2002. E fazer dois gols numa final de Copa do Mundo não é para qualquer um. R9 foi um pouco além do fora de série. Se tivesse na Coletiva do título de 2002 comunicado sua "aposentadoria" alegando as dores, contusões, violência etc e tal, ele estaria hoje tão rico quanto e numa esfera de "Mito do Esporte". Num local inatingível aos mortais.

Imaginem em 2002, na final da Copa ele falar:
"Perdi a Copa passada. Me sentia responsável. Agora vim, vi e venci. Posso encerrar minha carreira com a certeza do dever realizado. Agradeço a todos vocês."
Subiria musiquinha do Senna e todo mundo estaria emocionado com ele até hoje. Muitas lágrimas e pedidos para ele não parar.
Poderia engordar, fumar, sair com travesti que estaria blindado. E ninguém se recordaria da amarelada e da não resistência da pressão em 98. Ele seria "o cara".

Mas não foi assim a história. Ele não parou. E mesmo tendo feitos gols e acima da média dos jogadores em atividade no Brasil, ele não estava na média do que ele mesmo havia sido. Parecia agonizar em campo. E nós aqui acompanhamos isto. Micos em campo e fora dele. Já o mundo tem a memória do garoto de Bento Ribeiro, que fez dois gols numa partida final de Copa. E não é pouca coisa. Quer mais mérito? Em 2002 ele era o único carioca na Copa. E voltou como o artilheiro. E com 8 Gols. Desde que me entendo por gente, estava congelado em 6 Gols.

Ok, ele não era o único. Um jogador da Seleção Japonesa também havia nascido no Rio de Janeiro. Mas isto ninguém precisa saber.

Ou seja por mais que impliquemos com o peso ou com o cigarro do R9, temos obrigação de agradecer ao mesmo. Foi fenomenal nos momentos que tinha que ser. E alguns outros, merece nosso perdão pelo o que fez. Sobretudo em não ter parado no dia seguinte ao da partida contra a Alemanha em 2002.

Pergunta 1

Com apresentação de cartela com foto dos dois com camisa da Seleção Brasileira.


Na sua opinião quem foi melhor Romário ou Ronaldo ?



Romário 68%


Ronaldo 23%


NS/NQO 09%




Entre os homens


Romário 78%


Ronaldo 19%


NS/NQO 3%




Mulheres


Romário 56%


Ronaldo 27%


NS/NQO 17%








Pergunta 2

Qual frase o Sr(a) acredita que resume melhor a trajetória dos dois jogadores?



“Foram 2 craques, mas Romário foi decisivo em 94,

jogou mais no Brasil, fez o dobro dos Gols foi

superior , um pouco melhor

dentro e fora dos gramados”…………………………23%


Foram 2 craques, mas Ronaldo(R9) foi decisivo em 2002

escolhido o melhor do mundo diversas vezes,

maior artilheiro da história das Copas,

foi superior, um pouco melhor

dentro e fora dos gramados”………………..08%



“Não tem como comparar, Ronaldo foi muito melhor….12%



Não tem como comparar, Romário foi muito melhor…..44%



Não tem como comparar, os dois foram iguais para mim”…………..06%



NS/NQO……………………………………07%



RMP foi genial na definição do papo. "Os dois viveram de fazer gols. Um fez o o dobro de gols do outro."

Um comentário:

Anônimo disse...

Puxa saco do Ronaldo.Romário foi 100% melhor.Pesquisa comprada para colocar o gordo bem na foto.